
Fachada da Mostra Glass, crédito fotos de Yuri Panichi
A Mostra Glass está de portas abertas ao público até dia 15 de dezembro em Novo Hamburgo/RS. A sua sexta edição, é o primeiro evento de arquitetura e design no Estado a abrir suas portas após a tragédia climática e traz mais do que nunca a sustentabilidade como tema. No icônico espaço no centro da cidade, em um terreno arborizado de 16 mil m² e uma área construída de 2 mil m², o evento tem como objetivo promover experiências inovadoras, lançamentos e novidades do setor além de espaços que trazem a importância da sustentabilidade, alinhados a inovação no setor de arquitetura e do design.
Nesta edição, são 27 espaços entre eles a Cabana Arauco Bistrô operado pela Gastromundi e o espaço Casa e Jardim que é uma casa totalmente funcional que durante o período da Mostra está recebendo convidados para uma experiência de pernoite, com operação do serviço de hotelaria do Jangal das Araucárias, da rede Swan.
Responsáveis pela curadoria de sustentabilidade da Mostra, os Arquitetos Voluntários desenvolveram a gestão inteligente de resíduos que está sendo contabilizada desde o início das obras do evento e continuará durante a visitação e a desmontagem. Para esse controle, reuso e descarte consciente a plataforma “Meu Resíduo” contabiliza através da pesagem, os dados podem ser vistos pelo link.
Uma das novidades do evento é o aplicativo da Mostra Glass (www.vela.plus/linkbio/mostraglass) onde é possível adquirir ingressos além de auxiliar a visitação, através da leitura do QR Code. Será possível ver as informações dos profissionais participantes, fornecedores, produtos e adicioná-los a lista de favoritos.
O Estância Decor RS selecionou alguns dos projetos da Mostra para compartilhar.
Casa e Jardim – Daniel Kroth @danielkroth
O projeto Casa e Jardim, criado pelo arquiteto Daniel Kroth, ocupa 248 m² e traz a brasilidade com suas riquezas naturais e culturais. Inspirado pelas paisagens, materiais e artesanato gaúcho, o projeto mescla rusticidade e sofisticação, com destaque para pedras naturais extraídas da serra gaúcha, madeira de pinho e araucária, e o couro, remetendo à tradição regional.
A paleta de cores foi definida com tons escuros, valorizando a exuberância do paisagismo, que incorpora plantas nativas. Com painéis modulares e uma construção praticamente do zero, a integração entre espaços abertos e fechados, amplas esquadrias e soluções sustentáveis, como a preservação de elementos existentes e iluminação dimerizável, criam uma atmosfera de aconchego e sofisticação. Um dos destaques é a banheira de uma tonelada que foi esculpida na própria pedra e levada para a Mostra.
A casa é toda funcional, o que deixa a experiência única e inclui móveis e obras de arte que trazem elementos da brasilidade e do regionalismo. Cada detalhe foi pensado para valorizar a essência e a beleza do território gaúcho, tornando a arquitetura um tributo à natureza e à cultura local. A artista Danieli Corbari criou um quadro de barbantes que foram feitos com resíduos da obra. O quadro em degrade de cores, combinam com a decoração do ambiente.
Os convidados especiais da Mostra vão poder usufruir de uma diária com pernoite no espaço Casa e Jardim, com operação do serviço de hotelaria do Jangal das Araucárias, da rede Swan. O conceito do espaço juntamente com a hospitalidade, proporcionam excelência e bem-estar, resgatando a autenticidade de estar próximo da natureza e vivenciando experiências únicas do morar e da gastronomia exclusivas da Mostra Glass.

fotos do Yuri Panichi
Al Mare – Débora Frantz Krummenauer @d.f.arquitetura
O projeto “Al Mare”, assinado pela arquiteta Débora Frantz Krummenauer, é um espaço gourmet que une sofisticação e funcionalidade em 510 m², inspirado no mar e nas suas formas orgânicas. Destinado a um público criativo que valoriza peças de design únicas e materiais naturais, o ambiente proporciona uma experiência sensorial completa, com elementos que remetem à fluidez das ondas e à leveza da natureza.
A paleta de cores, em tons de verde, areia e branco, e os materiais nobres, como mármore, pedras naturais e madeiras, criam uma atmosfera de autenticidade e exclusividade. O destaque do projeto é o banco modular “Espinha de Peixe”, que pode ser utilizado em outros ambientes após a Mostra. Além disso, o espaço conta com soluções tecnológicas, como automação e iluminação indireta, e prioriza a sustentabilidade, com modulação dos revestimentos para facilitar o reuso.
“Al Mare” é definido por sua atemporalidade, sofisticação e acolhimento, oferecendo uma conexão única com o oceano.

fotos do Yuri Panichi
Casa Mayresse – Cadu Mayresse @mayressearquitetura
O projeto “Casa Mayresse”, assinado por Cadu Mayresse, ocupa 523m² e combina minimalismo e sofisticação. Voltado para um casal de empresários, o ambiente propõe uma conexão entre conforto, tecnologia e natureza. O conceito explora tons sóbrios e elementos amadeirados, inspirados pela arquitetura nórdica.Entre os destaques estão a automação completa, sala de cinema com acústica especial, e uma bancada gourmet de design escultural. A estrutura metálica da varanda circunda toda a casa, enquanto materiais sustentáveis, como esquadrias e pisos, são reaproveitados em outros projetos da família. A paleta de cores segue a assinatura da Mayresse Arquitetura, refletindo elegância e aconchego.
A natureza se faz presente no paisagismo, com uma imponente floreira de concreto aparente na entrada, enquanto no interior, móveis claros e pedras naturais trazem equilíbrio a todo o ambiente.

fotos do Yuri Panichi
Our Drinks – Bruna Marcon @brunamarcon.arq
O projeto “Our Drinks”, assinado por Bruna Marcon Arquitetura, ocupa 320m² e oferece um ambiente vibrante e tropical, ideal para relaxar e desfrutar de bons momentos ao lado da piscina. O espaço foi pensado para a convivência, combinando a brasilidade com a sustentabilidade.
Com cores vibrantes e formas orgânicas, o projeto tem a água como elemento central, refletindo a um convite ao recomeço, inspirado na recuperação após as chuvas que atingiram o estado. Tons de vermelho, azul, verde e terracota, aplicados nos revestimentos e móveis, celebram a diversidade e a vida. As pastilhas da piscina, plantas tropicais e paredes originais foram mantidas, reforçando a sustentabilidade do projeto.
A iluminação indireta e pontual cria uma atmosfera acolhedora, destacando os móveis e o deck cimentício. O pergolado é uma estrutura pré-pronta, que, assim como os revestimentos, foi pensado para o reaproveitamento futuro. “Our Drinks” é um espaço que une cor, originalidade e reconstrução.

fotos do Yuri Panichi
Espaço Gourmet Raízes – Cristina da Luz @cristinadaluzinteriores
O “Espaço Gourmet Raízes”, assinado pela designer de interiores Cristina da Luz, ocupa 149m² e reflete a essência da cultura gaúcha, com foco na tradição do churrasco e na paisagem verde, típica dos pampas gaúchos. O ambiente foi pensado para o convívio familiar, oferecendo funcionalidade e conforto. A inspiração vem dos elementos naturais evocando a sustentabilidade, com reuso de materiais e integração ao entorno, como a mesa principal e a de centro, com suas estruturas feitas em tronco de uma árvore centenária.
Com uma paleta terrosa que envolve tons de marrom, verde musgo e areia, o ambiente proporciona aconchego e sofisticação. Entre os destaques, estão a ilha central com um painel de rocha natural paginado, uma obra de arte da natureza, e a adega com sistema de portas automáticas deslizantes acionadas com controle remoto ou automação, e mobiliário rústico de madeira oriundas de raízes esquecidas na natureza, elementos estes que estimulam a interação. Plantas nativas e uma parede verde também estão presentes na ambientação, trazendo vitalidade ao espaço.
O projeto ainda conta com uma área de jogos e bar, incluindo uma mesa de bilhar da Montri que se transforma em uma mesa de jantar, para promover momentos de descontração.

fotos do Yuri Panichi
PATROCINADORES
Patrocinador: Docol Tinta oficial: Killing Segurança: STV
Gastronomia: Gastromundi
Hotelaria: Swan
Fornecedor Oficial: Arauco, Tecmold, Mekal, Roca Cerâmica, Gabster, Fórmica
Mídia Partner: Casa e Jardim
SERVIÇO
O que: Mostra Glass 2024
Quando: 30 de outubro a 15 de dezembro de 2024.
Horários visitação: Segunda-feira a sábado, das 14h às 20h30
Domingos e feriados, das 14h às 20h
Onde: Rua Almirante Barroso, 241 – Centro – Novo Hamburgo/RS
Valor Ingresso: Integral – R$ 80,00 (oitenta reais)
Meia Entrada (Estudantes e Idosos) – R$ 40,00 (quarenta reais)
Link compra de ingressos: www.vela.plus/linkbio/mostraglass Clique aqui para mais informações.