digite os termos de busca e aperte ENTER

Apadrinhamento Afetivo da Fundação Pão dos Pobres abre inscrições para 2026

Apadrinhamento afetivo 2026 com as inscrições abertas crédito Zé Carlos de Andrade

Uma oportunidade de transformar vidas por meio da presença, da escuta e do afeto

Estão abertas as inscrições para o Programa de Apadrinhamento Afetivo da Fundação O Pão dos Pobres em 2026. Os interessados podem se inscrever de forma online, por meio do formulário disponível em https://forms.gle/SastYRJ3ZTkvTFUx6. A iniciativa tem como principal objetivo proporcionar a crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente a oportunidade de vivenciar experiências afetivas fora do ambiente institucional, por meio da convivência com padrinhos e madrinhas voluntários.

Atualmente, dezenas de meninos e meninas, com idades entre 10 e 18 anos incompletos, aguardam por um “dindo” ou “dinda” afetivos. O programa não possui caráter financeiro — o foco está na construção de vínculos emocionais e sociais, baseados em tempo de qualidade, atenção e carinho. A proposta reforça o papel da comunidade na formação e no desenvolvimento desses jovens, promovendo conexões capazes de impactar positivamente suas trajetórias de vida.

Para participar, é necessário ter 21 anos ou mais, residir em Porto Alegre ou na Região Metropolitana e ter disponibilidade mínima de dois finais de semana por mês para conviver com o afilhado.

O processo de seleção inicia com o preenchimento do formulário de inscrição, seguido da entrega de documentação e da participação em oficinas de sensibilização, que preparam os candidatos para a experiência. Na sequência, os interessados passam por entrevistas com uma equipe multidisciplinar, responsável por avaliar o perfil e orientar sobre o compromisso assumido. Todo o processo é estruturado para garantir que o vínculo construído seja saudável, responsável e significativo para ambas as partes.

Outras informações podem ser acessadas nas redes sociais oficiais e no site www.paodospobres.org.br.

Sobre a Fundação O Pão dos Pobres

Criada em 1895, a Fundação O Pão dos Pobres é uma das mais antigas Organizações da Sociedade Civil do país. Inicialmente voltada ao acolhimento de famílias atingidas pela Revolução Federalista, atualmente atende cerca de 1.170 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. A instituição atua por meio de três frentes principais. Acolhimento Institucional, Aprendizagem Profissional e Serviço de Convivência e Educação Integral. Mensalmente, são servidas aproximadamente 57 mil refeições, além da oferta de 15 cursos profissionalizantes em parceria com empresas. A manutenção das atividades ocorre por meio de recursos do Funcriança, cotas de aprendizagem, convênios públicos, doações e contribuições via PIX (CNPJ 92.666.015/0001-01). Para apoiar ou obter mais informações, também é possível entrar em contato pelo WhatsApp da Captação de Recursos (51) 98971-9615.