digite os termos de busca e aperte ENTER

Poa Jazz Festival terá programação de aquecimento no Instituto Ling

Harold Lopez-Nussa – Crédito TK Agency -3

 

Atividade está marcada para acontecer de 4 a 6 de novembro no Centro de Eventos do BarraShoppingSul

 

Um dos eventos mais importantes da cena instrumental do Estado, o Poa Jazz Festival terá, pela primeira vez, uma programação especial de aquecimento. O preview contará com cinco shows internacionais, nacionais e locais, recebidos pelo Instituto Ling de agosto a outubro deste ano, antes da realização do grande evento, marcado para 4, 5 e 6 de novembro no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.

Cego de nascença, o instrumentista nunca pôde ver o mundo a sua volta de forma convencional, mas em compensação sua audição foi superdesenvolvida, a ponto de começar a tirar as primeiras músicas de ouvido aos quatro anos. Inevitavelmente comparado a Ray Charles, o músico autodidata tem um repertório que transita por diversos estilos, do jazz à MPB.

Depois dele, o Instituto Ling receberá duas atrações do exterior que fazem sua estreia na capital gaúcha. A primeira será o quarteto do pianista cubano Harold Lopez-Nussa, no dia 17 de setembro, que mostrará por aqui sua mistura de jazz moderno com a música afro-cubana. A segunda será o grupo Sonico, no dia 29 de setembro. O conjunto, formado inicialmente em Bruxelas, na Bélgica, com integrantes de diferentes partes do globo, resgata o trabalho do compositor argentino Eduardo Rovira, um dos criadores do chamado “tango novo”, unindo as raízes populares do país latino-americano com a música clássica.

Os últimos dois shows da programação de aquecimento serão com artistas da cena instrumental gaúcha. No dia 8 de outubro, quem sobe ao palco do centro cultural é o contrabaixista Rodrigo Maia e seu sexteto, formado por outros cinco grandes nomes locais: Luiz Henrique New no piano, Bernardo Zubaran na harmônica, Mano Gomes na bateria, Bruno Coelho na percussão e Antônio Flores na guitarra. O encerramento será no dia 22 de outubro com a pianista, cantora e compositora Mari Kerber e seu trio, que conta com a contrabaixista Júlia Pezzi e o baterista Rhuan de Moura. Juntos, ​​eles apresentarão uma experiência musical que une standards do jazz com arranjos autorais de blues.

Os ingressos para cada apresentação do preview do Poa Jazz Festival custam R$ 30 no valor inteiro e R$ 15 para quem tem direito a meia-entrada. Os tickets já podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440). 

Sobre o Poa Jazz Festival 2022
O festival, que teve sua primeira edição em outubro de 2014, volta neste ano ao seu formato original, com três noites de música no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, após dois anos de pandemia que levaram o evento a ser interrompido em 2020 e realizado em formato híbrido e com público reduzido em uma edição especial em novembro de 2021 no Instituto Ling. A programação do evento em 2022 será divulgada em breve, reunindo importantes músicos e grupos de jazz em atividade, como nas edições anteriores. Em sua trajetória, o megavento trouxe a Porto Alegre atrações como John Surman, Ralph Towner, Rudresh Mahanthappa, Paquito D’Rivera, Mauricio Einhorn, Gilson Peranzzetta, Pau Brasil, Raiz de Pedra, Trio Corrente, Paulo Bellinati, Marco Pereira e Delvon Lamarr Organ Trio. Por sua importante atuação no país, foi reconhecido, em 2017 e em 2019, como o Melhor Festival de Música do Brasil, no Prêmio Profissionais da Música.

Neste ano, o Poa Jazz Festival também voltará a realizar o projeto paralelo Homenagem ao Jazz, que dedica apresentações gratuitas a grandes nomes da MPB. Em edições anteriores, a iniciativa recebeu Milton Nascimento, João Bosco, João Donato e Hermeto Pascoal. Em 2022, um novo nome, que será revelado em breve, subirá ao palco montado no Parque Farroupilha (Redenção), para um show especial, aberto ao público, no mês de outubro.

Saiba mais sobre as atrações do Preview Poa Jazz Festival

Luiz Otávio
O músico também é reconhecido pelo seu trabalho com outros instrumentos, atuando atualmente como backing vocal, pianista e no cavaquinho dos shows da cantora Mart’nália. Em seu currículo, soma ainda performances ao lado do grupo instrumental Azymuth, do saxofonista moçambicano Ivan Mazuze e de nomes como João Bosco e Gilberto Gil. Fez parte da banda do programa Adnight, na TV Globo, e participou duas vezes do Festival de Músicos con Capacidades Especiales, em 2011 e 2013, realizado na cidade de Córdoba, na Argentina. Tem diversos trabalhos autorais lançados: o primeiro instrumental foi Casa de Amigo, de 2017. Em 2021, lançou Gotas de Sangue, disco em que canta músicas de Tom Jobim, Roberto Carlos e Ângela Ro Ro, entre outros. E em 2022, lançou Brindam o Passado, ao lado da cantora Eliana Pittman e, recentemente, o EP Brazilian Posh, composto por cinco músicas.

Harold Lopez-Nussa Quarteto
O artista é um dos mais importantes pianistas cubanos da atualidade e uma das atrações recorrentes em grandes festivais de jazz pelo mundo, como o Montreux Jazz Festival. Filho de um baterista e de uma professora de piano, o músico reflete a riqueza da música cubana em suas composições, combinando o clássico, o folclore e elementos da música popular com a improvisação do jazz. Sua formação passa pelo estudo de piano clássico na Escola de Música Manuel Saumell, no Conservatório Amadeo Roldán e no Instituto Superior de Artes. Já atuou ao lado de grandes nomes, como David Sánchez, Christian Scott e Stefon Harris, e realizou turnês com a cantora Omara Portuondo. No Instituto Ling, subirá ao palco acompanhado pelo seu quarteto, formado por Gregoire Maret (harmônica), Luques Curtis (contrabaixo) e seu irmão Ruy Adrián Lopez-Nussa (bateria). 

Sonico
Em seus sete anos de existência, o Sonico se transformou em um dos grupos de tango moderno mais destacados e solicitados, atuando nas mais importantes salas de concerto e festivais na Europa e da América Latina. Em agosto de 2018, lançou seu primeiro disco, Eduardo Rovira: La otra vanguardia, em turnê com enorme repercussão de público e crítica. O disco foi eleito no Top 10 da Billboard Magazine, na categoria Tango. Em 2019, o conjunto também lançou Eduardo Rovira: inédito e inconcluso, o que levou a Revista Rolling Stone a eleger o Sonico como um dos sete grupos imprescindíveis para a reconstrução do tango moderno. Nesta temporada de 2022, o grupo celebra também o centenário de Astor Piazzolla, com o lançamento do álbum Piazzolla-Rovira: The edge of tango. Reunindo músicos de diferentes países, o Sonico tem sua formação os argentinos Camilo Cordoba (guitarra) e Ariel Eberstein (contrabaixo), o bandoneonista francês Lysandre Donoso, o pianista belga Ivo de Greef e o violinista americano Stephen Meyer.

Rodrigo Maia Sexteto
Músico autodidata de Dom Pedrito, Rodrigo Maia começou sua carreira musical aos oito anos de idade. Em 1999, mudou-se para Pelotas, onde iniciou os estudos de música, atuando com artistas da música local. Desde 2003, participou de gravações de diversos trabalhos como os CDs Cantos de La Pátria Grande, com artistas uruguaios; O Campo, da dupla tradicionalista César Oliveira & Rogério Mello, o CD e DVD Luiz Carlos Borges 50 anos – Ao Vivo, o disco Mestiço, de Moreno Morais, e o álbum Shana Muller Ao Vivo. O músico trabalha agora na finalização de seu álbum solo, Espelho, que contará com participações de diversos músicos importantes do cenário musical instrumental do Brasil e do gaitista argentino Franco Lucciani. 

Mari Kerber Trio
A primeira aparição do trio foi no projeto Sofar Sounds, que conta com artistas independentes do mundo inteiro. Logo depois, o grupo participou do CamaleãoFest:Autoestima contra o Câncer, unindo música e diversão no palco. O conjunto é liderado por Mari Kerber, graduada em Música Popular pela UFRGS, onde obteve título de láurea acadêmica. A artista também soma parcerias com Ale Ravanello, com quem lançou o álbum de blues So Many Stories to Tell. Já participou como solista de importantes eventos como Concerto Zaffari de Blues e Jazz e do Festival Internacional SESC de Música de Pelotas, ambos ao lado da Orquestra Unisinos Anchieta, e do Concerto de Jazz da Ospa. Entre os destaques da sua carreira ainda estão a participação no curso de jazz ministrado pela universidade Berklee College of Music, no qual recebeu bolsa de estudos, e a participação no line-up do Mississipi Delta Blues Festival, um dos maiores festivais de blues da América Latina.

O preview da sétima edição do Poa Jazz Festival tem realização de Ministério do Turismo, Branco Produções e Fly Áudio, e co-realização do Instituto Ling, com patrocínio de Crown Embalagens e apoio de Bistek Supermercados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *