Valores humanistas, sustentabilidade, emoções e bem-estar foram temas explorados entre os palestrantes
O II Congresso Internacional de Inteligência Emocional, idealizado pelas empresas gaúchas, BG Desenvolvimento Comportamental e Com Propósito, foi marcado na quinta-feira, dia 20 de outubro de 2022, pela ampliação de novos conhecimentos e atitudes. Numa profunda reflexão sobre os novos dilemas organizacionais.
Durante todo o dia, palestrantes brasileiros e internacionais, defenderam ideias e exploraram contextos sociais em torno da inteligência emocional e práticas estabelecidas pelas organizações e pelos seres humanos. Com estudos e exemplos, os participantes e convidados do II Congresso Internacional da Inteligência Emocional, tiveram oportunidades de ampliar teorias e novos conceitos, que estão sendo praticados.
Helena Águeda Marujo, professora e doutorada da Universidade de Lisboa, foi um dos destaques do evento. Ela trouxe para o grupo, a importância da compaixão organizacional como estratégia na gestão de pessoas. Destacando ainda, a dimensão dos valores humanos como instrumento para atingir objetivos. Trabalhando isso junto a lideranças e das equipes. “Precisamos entender as emoções como recursos que estão dentro e fora das organizações. Esse é o caminho para o sucesso “, enfatiza a professora.
Outro destaque do encontro foi a pauta que tratou da sustentabilidade e da nova economia. Nesse sentido a palestrante Cássia Messias, Founder Mind Growth e Membro do Board da ZenKlub trouxe para o debate, a saúde emocional do ambiente de trabalho. Segunda ela apresentou, dados e pesquisas recentes mostram que a saúde mental é um dos pontos que mais precisam ser considerados hoje dentro das empresas, especialmente depois da pandemia. Que resultou em profundas marcas, problemas e dilemas. Tanto na vida das pessoas como na das organizações. “É preciso dialogar muito e cada vez mais sobre as novas formas e iniciativas para alcançar resultados”, explicou a palestrante.
Balanço final
A II edição do Congresso Internacional de Inteligência Emocional, teve um balanço positivo em número de participantes, mas sobretudo pelo impacto dos conteúdos apresentados com alto engajamento e interatividade nas salas e entre os participantes. Além disso, a engenharia de inovação do layout e formato de apresentação na plataforma tecnologia Spatial Chat, permitiram que os recursos de vídeos e áudios tornassem a jornada de conhecimento digital leve e relevante.
Durante os intervalos das apresentações, muita cultura com dança contemporânea, apresentando coreografias que buscavam traduzir o tema central do evento – Do Caos ao Equilíbrio: Como percorrer essa trajetória.
Brenda Giuriolo, palestrante e idealizadora da II edição do Congresso Internacional de Inteligência Emocional, destacou a interatividade e inovação de temas pertinentes ao eixo social e individual como ponto fundamental desta edição. “Trouxemos, para esse evento, uma curadoria de conteúdos enriquecedores e além das fronteiras físicas. Estamos muito felizes por todo esse resultado conquistado”, avalia Brenda.
Para Helena Brochado, que também foi palestrante e idealizadora do congresso, a profundidade de dados e assuntos abordados serviram de reflexão para líderes e organizações. Segundo ela, há uma divisão de responsabilidades neste momento pós pandêmico, exigindo novos posicionamentos profissionais. “Modelos de gestão, lideranças e ações estratégicas, passam a ser pautadas pelo entendimento do real propósito das empresas e pela capacidade de identificar as emoções de pessoas também no ambiente organizacional”, conclui.