digite os termos de busca e aperte ENTER

Sarau do Rio realiza primeira edição do ano no dia 15 de janeiro  

The Beatles uma das atrações do evento, crédito de Guilherme de Moura

 

Com entrada franca, evento multicultural à beira do Rio dos Sinos terá show do The Beatles no Acordeon

 

A primeira edição de 2023 do Sarau do Rio já tem dia e hora para acontecer. Será no dia 15 de janeiro, a partir das 15h30min, no Museu do Rio (Rua da Praia), à beira do Rio dos Sinos, em São Leopoldo. Com entrada franca, ao ar livre e em meio à natureza, o projeto multicultural possui uma programação diversificada, com apresentações musicais, mostras de arte, oficinas infantis e literárias, expositores de economia criativa e solidária e gastronomia.

 

“Para o primeiro Sarau de 2023 a expectativa é receber o público habitual, mas dessa vez iniciando um pouco mais tarde (normalmente o sarau inicia às 13h). Pensamos em contemplar as famílias que chegam da praia ou outras atividades e querem curtir um fim de tarde com bebida gelada e gastronomia num espaço de apresentações culturais para todas as idades. Será uma edição para abrir o ano com energia renovada, novidades e muita alegria em receber as pessoas que buscam cultura, lazer e natureza”, afirma Klau Brentano, uma das organizadoras do evento e Presidente da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC). Estão confirmados Jonnas Nunes, Alemão Douglas & Banda, Daii Nunes e Barn Club entre as atrações musicais que irão se apresentar no palco principal. O projeto The Beatles no Acordeon, que interpreta temas conhecidos dos fab four, encerra a noite. Criado pelo tecladista da banda Vera Loca, Diego Dias, o grupo vem ganhando visibilidade nacional.  Diogo e Cassiano Farina (violão e contrabaixo, respectivamente) e Robledo Rock (bateria) completam o quarteto.

 

 Já o Papo Literário será com Ana Lúcia Garske, jornalista e autora do livro As Cinco Badaladas do Sinos (Catarse 2021) que traz um recorte da primeira onda da pandemia da Covid-19 no Hospital Centenário. Escreveu, ainda, a biografia Enquanto eu Respirar (Oikos 2022), um relato humano e inspirador sobre a vida de José Nestor Moraes, um dos pioneiros do movimento por inclusão e direitos às pessoas com deficiência em São Leopoldo na década de 1970. 

 

O artista visual Rogério Tosca dará uma oficina de Criação coletiva de pintura e muralismo e o Ateliê Klau Brentano ministrará a Oficina de Brinquedos com Materiais de Descarte, o que iria para o lixo se transformará em diversão e cuidado com o meio ambiente. A atração teatral fica por conta do Teatro Hoje tem Espetáculo – Grupo Circo Jardim. Os Bolheiros de São Léo, que divertem e encantam através das bolhas de sabão, também estarão ao longo do dia. Nesta edição, são esperados mais de 20 expositores da Feira Criativa, que ficarão no pátio do Museu do Rio e ao longo da Rua da Praia.

 

DENTRO DO MUSEU DO RIO

Já dentro do Museu do Rio, os visitantes poderão conferir uma exposição de artes visuais assinada pelo Maurício Hilgert, de Novo Hamburgo. O artista explora as formas de expressão e criatividade através de trabalhos que vão desde o design até as artes plásticas.  Ganhou prêmios de design gráfico, como a menção honrosa em design de superfície do prêmio Bornancini em 2016. 

 

Além das obras, a arquitetura e a história do museu poderão ser apreciadas. O local abriga objetos diversos, muitos doados pela própria comunidade Leopoldense e da região, com o objetivo de manter viva a memória da Bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, um dos mais importantes do Rio Grande do Sul.  A edificação onde hoje funciona o Museu do Rio dos Sinos é datada de meados do século XIX, aproximadamente no ano de 1863 e abrigava o Cais do Porto de São Leopoldo.    

 

GASTRONOMIA E PET FRIENDLY

A gastronomia do Sarau do Rio fica por conta de Food Trucks, com deliciosos menus e bebidas. E o evento é pet friendly, ou seja, para a família toda, literalmente. Os outros saraus estão previstos: 12/03/23 e 21/05/23.

 

 CARBONO NEUTRO

O Sarau do Rio, em todas as suas edições, possui um papel importante na redução de gases do efeito estufa. Como é sabido, toda e qualquer atividade humana gera carbono, que impacta no aumento da temperatura da Terra trazendo consequências graves como chuvas torrenciais, escassez hídrica, tempestades, ondas de calor, entre outros fenômenos. Em conjunto com o Observatório de Mudanças Climáticas, órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Leopoldo (SEMMAM), o evento adotou a política do Carbono Neutro, que quantifica os impactos do evento. Através do inventário de emissões são contabilizados o uso de energia, plásticos, papéis, combustíveis, entre outros consumos gerados pelo deslocamento do público, da produção e dos comerciantes.  O impacto gerado pelo evento é compensado através de plantio de árvores no município.

 

“Estamos vivendo uma crise climática de proporções planetárias. Há uma perspectiva de que, se nada for feito, em nove anos chegaremos a 1,5 grau, e a reversão de uma situação como esta levaria vários anos. Ou seja, é preciso uma aliança global que leve à adoção de medidas para não passarmos da crise à catástrofe. Ao provocamos a reflexão do público frequentador do Sarau do Rio, a partir do inventário de emissões da atividade, estamos cumprindo um propósitos do evento que é a adoção de atitudes ambientalmente conscientes”, afirma o Secretário Municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo, Anderson Etter. Para a realização deste inventário, o Observatório de mudanças climáticas (OMC) conta com a parceria da UNISINOS, através do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), Núcleo de caracterização de materiais (NucMat), na elaboração de metodologia específica para o projeto baseadas no protocolo global para registro de emissões em escala comunitária (GPC) e das orientações fornecidas pelo Painel intergovernamental para mudanças climáticas (IPCC).  “O Sarau do Rio/ Carbono Neutro é um excelente espaço para conscientizar sob a amálgama da cultura e do meio ambiente, peças chaves para a qualidade de vida em nossas cidades”, afirma Éverson Gardel de Melo, coordenador do Observatório de Mudanças Climáticas.

 

O evento é uma promoção da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), através do financiamento do Pró-Cultura/ RS da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAM) da Prefeitura de São Leopoldo e da Klau Brentano Atelier de Artes, produção da Simples Assim e patrocínio da Higra e Sulgás.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO*

 

15h30  – Início do Sarau

15h30 – Oficina com Rogério Tosca**

16h – Show Jonnas Nunes

16h45 – Hoje tem Espetáculo

17h – Papo literário com Ana Garske**

17h30 – Show  Daii Nunes

18h15 – Show Alemão Douglas

19h – Show Barn Club

20h – Show The Beatles no Acordeon

 

**  Ação acontece dentro do Museu do Rio

*** Apresentação acontece no espaço da Feira Criativa

 

*Programação sujeita a alterações. Em caso de chuva, o evento será mantido. Só haverá cancelamento no caso de chuva forte com riscos de alagamento no local

 

SERVIÇO:

O que: Sarau do Rio

Data: 15 de janeiro

Horário: a partir das 15h30min

Local: Museu do Rio (Rua da Praia – São Leopoldo)

Classificação: livre

Entrada gratuita

 

SOBRE ALEC,

Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, tem como objetivo fomentar o esporte e a cultura em todo o estado do Rio Grande do Sul, através da realização de eventos e gerenciamento de equipes e projetos educativos vinculados ao Esporte, à Cultura e ao Lazer. Desde a sua fundação no ano de 2010, a Associação já realizou, em parceria com diversas entidades e empresas gaúchas, inúmeros eventos esportivos e culturais, agregando grande valor a cada ação realizada, instantaneamente repassado aos patrocinadores de seus eventos e projetos.