digite os termos de busca e aperte ENTER

Elenco CASACOR/SC 2022 interpreta em 28 espaços o tema “Infinito Particular”

Um dos destaques da Casa Cor SC 2022, está a Sala Allora de Gabriel Bordin – foto Lio Simas

 

Escola Silveira de Souza é endereço da décima edição da mostra catarinense, de 18 de setembro até 30 de outubro

 

Uma edição histórica. A CASACOR chega à 10ª edição na gestão dos franqueados Francis Bernardo e Luiz Bernardo em Santa Catarina. Também ocorre num patrimônio histórico de Florianópolis, a Escola Silveira de Souza, edificação tombada que abriga os 28 espaços assinados pelo elenco deste ano.

 

“Infinito Particular” inspirou a criação de arquitetas/os, designers de interiores e paisagistas. Ressignificação do viver, retomada dos encontros, superação, literatura, MPB, tropicalidade, celebração, expansão. Há muitos enredos, movimentos, pontos de vista e vida subjetivos expressados nos ambientes. 

 

A mostra catarinense ocorre de 18 de setembro a 30 de outubro e marca a nova fase da Escola Silveira de Souza. Após o evento, as melhorias deixadas como legado desta edição configuram o novo centro cultural de Florianópolis. A iniciativa é da Fundação Franklin Cascaes, órgão da Prefeitura Municipal de Florianópolis. 

 

Abaixo confira a proposta de cada ambiente.

 

Descritivos Amientes CASACOR/SC

 

  1. Espaço MOVAE / Alpes Arquitetura

 

Uma edificação erguida entre jaqueiras centenárias com muitas histórias para contar! Elas, e a cidade onde se localizam, foram nossa inspiração para um cantinho reconfortante, receptivo, que nos abraça e com o qual nos identificamos.

MOVAE é um espaço de contemplação, relaxamento, acolhimento e integração do ser vivo com a edificação, de forma humanizada e inclusiva, pronto para criar novas histórias com os pés de Jaca e a linda edificação histórica!

 

  1. “Jardim Bem-Te-Vi” / Ana Trevisan I Espaços Vivos

 

O jardim na fachada frontal foi inspirado no canto dos pássaros que sobrevoam o ambiente urbano, em especial o Bem-te-vi. O projeto de recuperação ecológico removeu espécies exóticas e invasoras e inseriu flora nativa com diversas espécies, como as pitangueiras, Jabuticabeiras e vedelias.

Jardim Bem-te-vi é um convite ao espaço contemplativo. As pedras pousam sobre a grama e despertam o desejo de sentar e ouvir os sons da cidade. O espaço foi  abraçado pela vegetação, tons de verde e rubro em sinuosas linhas pigmentam o jardim, adornado por vasos rústicos feitos à mão, comedouros para atrair a visita de pássaros e espelhos da água.

 

  1. “Meu Particular Infinito”/ Anna Maya 

 

No espaço de 60 m2, as formas circulares – marca que é referência nos projetos da arquiteta – pontuam diferentes soluções. Estão nas paredes, no teto, nos móveis soltos e sob medida, nos elementos decorativos, no tapete e ainda nos detalhes, a exemplo das obras de arte. A arquiteta aproveitou a oportunidade para reforçar o seu DNA, a sua identidade, fazendo uma conexão com a temática do evento. 

 

A profissional expõe a essência do seu marketing afetivo, do seu particular infinito, ao mostrar uma visão pessoal, peculiar sobre a arquitetura de interiores. Em cada canto do estar está a assinatura inconfundível de Anna Maya, que sempre busca apresentar algo novo, sem fazer questão de seguir tendências ou repetir o que o mercado dita, criando projetos únicos.

 

  1. Living dos Encontros / Cris Passing e Anderson Schüssler PS

 

Veteranos em CASACOR, Cris com 15 e Anderson com 13 edições, estreiam juntos a união em um novo escritório onde trazem seu DNA no Living. Focados em materiais naturais e atemporais, o projeto preservou o piso e forro de madeira, que valorizam o Quartzito Winterwood paginado e o mix de texturas naturais. 

 

A verticalidade do ambiente foi explorada com os painéis piso/teto. Design selecionado para móveis, formas orgânicas, tons neutros e pastéis com um toque terroso, arte personalizada e efeitos de luz e sombra, complementam o cenário e transmitem uma sensação de conforto e sofisticação.

 

  1. Entre Tramas e História / Cristina Iglesias

 

O Oriente e o Ocidente se unem em suas tramas, história e conceito. Criando uma tapeçaria com cores, formas e desenhos, que vão para a contemporaneidade.

 

  1. Casa 15 / Daniel Ghizi e Carolina Zettermann de Almeida – Escritório Daniel Ghizi Arquitetura

 

Celebrando o aniversário de 15 anos da empresa e a chegada oficial do escritório em Florianópolis, a Daniel Ghizi Arquitetura traz nesta edição a obra chamada “Casa 15”, a qual sintetiza e explora características do seu amplo portfólio de residências. Inserido entre duas grandes árvores, o monobloco, de estrutura metálica e fechamentos em vidro, relaciona-se leve e respeitosamente com o prédio tombado pelo patrimônio histórico. 

 

Entre as edificações, um espelho d’água reflete e enaltece ambas as obras. O interior, contemporâneo na sua essência, quebra a rigidez externa com o uso das formas orgânicas e uma composição de texturas e materiais naturais. É uma arquitetura leve e fluida. A Casa 15 é um convite ao bem-estar atual.

 

  1. Sala De Banho Paradiso Deca / Delpizzo Arquitetura

 

A busca pela desconexão em um mundo tão acelerado e dinâmico que proporcione um mergulho em nosso interior é a base para a criação deste ambiente. A inspiração para as cores, texturas e materiais vêm intrinsecamente conectada com o conceito de propiciar relaxamento e criar a atmosfera ideal que nos permita submergir em nosso infinito particular.

O desafio de criar uma Sala de Banho com metragem tão generosa e com pé direito abundante nos levou ao panorama das grandes mansões, e  ingressamos com afinco nesta tarefa.

Esta imersão dentro de nós mesmos se faz cada vez mais importante e até mesmo necessária, sendo o ambiente perfeito para este refúgio da vida frenética. Entre, sinta e mergulhe fundo nesta sensação.

 

  1. Living CO-Existir / Estela Cislaghi Arquitetura e Design

 

Desta vez a arquiteta materializa o projeto de um living bar como forma de homenagear a retomada dos reencontros em casa. A ideia é propor um espaço com funções distintas, mas que se conectam nos dias de hoje. Por isso, reforça a profissional, o espaço de 45 m2 vai misturar soluções e ambientações que, durante o dia possibilitem momentos de descompressão e, à noite, motivem a diversão. Destaque para a sala de estar com muita luz natural, totalmente voltada para o jardim, potencializando o contato direto com a paisagem verde. Tanto na parte externa, quanto no interior, as plantas entram em cena para oxigenar e tornar o ambiente ainda mais convidativo.

 

  1. Petra Bistrô by ArcelorMittal / Felipe Müller Arquitetura e Crippa e Assis Arquitetura

 

Com a premissa de poucos e bons elementos, os arquitetos valorizam a simplicidade e o natural. O Petra Bistrô vem como um espaço de acolhimento afetivo, para abraçar, levar conforto por meio dos sentidos, e também tocar a alma de quem visitar o espaço. As cores neutras e especialmente os elementos naturais brutos, como a pedra, o ferro, o concreto, o mármore e a madeira dividem a cena com mobiliários mais leves e sofisticados. O Bistrô vai direto ao ponto e traz apenas elementos necessários ao uso, mas sem perder a elegância e imponência.

 

  1. Praça da Ilha / Fernanda Sacks

 

A atmosfera do ambiente é reforçada por suas curvas e materiais, entre tons escuros e terrosos, associados a elementos naturais.Os traços orgânicos vistos de cima remetem à simbologia conceitual, expressando a continuidade fluida do limite que nunca se atinge: o infinito, materializando a ilha. O efeito do aço exposto à maresia, destaca o coração da Escola Silveira de Souza: a placa de sua fundação, de 1913.

 

  1. Refúgio Undici REVEEV / Fernando Dal Bosco

Fernando Dal Bosco mistura tendências, cores e design em sua sexta participação na mostra. O convite para assinar o espaço da Reveev Camas e Colchões na mostra CASACOR SC 2022, despertou no designer uma conexão com seu interior e o fez buscar inspiração em sua própria trajetória para compor este novo projeto. Inspirado na Europa para desenvolver esta suíte com living, que engloba escritório e biblioteca e foi batizada de Refúgio Undici, do italiano refúgio onze.

 

  1. “Eu sou daqui, eu não sou de Marte” / GF Arquitetos – Beto Gebara e Marila Filártiga e                     Terraço Paisagismo – Rodrigo Gheller

Alinhado ao tema Infinito Particular da Mostra CASACORSC 2022, os arquitetos Beto Gebara, Marila Filártiga e Rodrigo Gheller apresentam o ambiente “Eu sou daqui, eu não sou de Marte”. A ideia está centrada na valorização da casa brasileira e da vegetação tropical. O espaço traz nos seus detalhes referências da arquitetura nacional e, dessa forma, busca criar uma identificação com o ambiente, interno e externo, além de despertar boas lembranças conforme vão identificando cada referência.

 

  1. “Lumino Galeria e Banheiros Funcionais” / GiustiMercadante Arquitetura

A Lumino Galeria e Banheiros Funcionais busca pausar o agito diário e criar um momento de paz e introspecção, proporcionado principalmente pelo elemento luz. Nos banheiros temos um lado com peso e sofisticação de uma pedra, e outro claro e suave com uma claraboia artificial e um jardim vertical. O corredor tem uma galeria de arte e um estar que completam a experiência. Os ambientes marcam a abertura do escritório GiustiMercadante Arquitetura, das arquitetas Thais Giusti e Bel Mercadante.

 

  1. Juliana Loffi Arquitetura & Design / Casa Vou de Rosa

Nesta edição, a arquiteta Juliana Loffi, que enfrentou o câncer por duas vezes, teve a ideia de buscar na sua própria história a fonte de inspiração. Por isso a materialização de uma arquitetura conceito e cheia de significados. O projeto tomou forma a partir da construção de uma casa modular, adequada ao modo de viver contemporâneo, possibilitando uma arquitetura nômade. “Nosso papel é estar atento ao que os seres humanos necessitam para ser feliz.  Aqui mostramos uma possibilidade de arquitetura eclética, acessível e individual”, destaca a profissional que lança o modelo de casa nômade e uma linha autoral de mobiliário.

 

  1. Seperti Mimpi / Leandro Sumar

Nesta edição, o arquiteto Leandro Sumar apresenta o espaço Seperti Mimpi, nos trazendo uma reflexão sobre colocar tudo aquilo que é essencial em primeiro lugar. Conforto, transparência, design, arte e o estilo de vida para um bom projeto. Viver tudo isso ressignifica muitas percepções, novas percepções de vida, é como um sonho. “Não vivo do surf, mas o surf me faz sentir vivo.”

 

  1. Chez Odara / Marcelo Salum Arquitetura

Nesta edição, o arquiteto Marcelo Salum estará com um espaço de 49,32m², chamado Chez Odara, elaborado para celebrar os encontros entre amigos. O living, em formato circular, cria um cenário com combinações especiais de texturas, revestimentos, tecidos monocromáticos, móveis e traz fotografias de Vania Toledo, para homenagear os grandes nomes da Música Popular Brasileira. Todo o espaço foi pensado para valorizar os encontros, além de gerar uma harmonia entre mobiliário, espaço e design.

 

  1. Fé / Mariana De Souza

Em sua estreia na CASACOR/SC, a arquiteta Mariana de Souza, trouxe a representatividade do café em suas diversas fases como, plantio, semente e grão. Ao chegar ao espaço os visitantes terão uma experiência única em um local rústico e rural de simplicidade e natureza, presentes em elementos como madeira, palha e barro. O maior desafio do projeto foi conectar a construção histórica com um espaço construído especialmente para mostra e que se torna o ponto central de encontro para os visitante da mostra.

 

  1. Suíte Abraço / Mariana Maisonnave Arquitetura e Interiores

Mariana Maisonnave defende a arquitetura humanizada capaz de transmutar e despertar um estado de espírito de tranquilidade e aconchego. Criou um espaço que envolve o corpo com generosidade a partir da composição de texturas, tons, sons e do aroma. A suíte “Abraço” evidencia as qualidades e características do traço da arquiteta e, ao mesmo tempo, revela a coerência da sua trajetória narrativa em CASACOR. “Respiro” foi tema em 2021, “Abraço” traz o acolhimento como força sensorial no projeto de 2022.

 

  1. Hall + Varanda Burburinho / Marisa Lebarbenchon Interiores

A concepção do projeto surgiu com a intenção de criar uma atmosfera descontraída na varanda. As variadas cores e nuances utilizadas em cada ambientação projetada, propagam muita energia pelo ambiente. Criamos espaços Instagramáveis, com uma mistura inspiradora de obras de arte de artistas locais relacionados ao tema Infinito particular. A casa é repleta de memórias, por isso mantivemos o piso e o teto. Porém inserimos alguns materiais inovadores, como o revestimento em mármore Cestaria no Hall de entrada. O mobiliário solto também se destaca com suas formas orgânicas. Nosso objetivo é que os visitantes da mostra sintam acolhimento.

 

  1. Living” / Michael Zanghelini

Em sua quarta participação na Mostra CASACOR/ Santa Catarina, o arquiteto Michael Zanghelini apresenta um “Living” para despertar energias, alinhar vibrações e viver espontaneamente. O projeto evidencia o traço marcante do escritório, habilidoso na combinação de materiais naturais e de ricas texturas como pedras, cristais e madeira. A composição banhada pela iluminação sutil cria efeitos sensoriais e estabelece uma atmosfera aconchegante. Um ambiente para (re)descobrir e manifestar outros modos de viver.

 

  1. Loft Devaneios de um jovem advogado / Natalia Xavier

A arquiteta Natália Xavier apresenta o Loft Devaneios, inspirado num jovem advogado e seus sonhos e utopias. Trazendo leveza ao espaço criado, desmistificando o olhar mais sisudo que a profissão atraia antigamente, quando um advogado tinha uma imagem muito séria e era visto como uma autoridade constante. A palavra aqui é relaxar! Com esta visão ela quer tornar as obrigações do dia a dia de uma profissão estressante, em um espaço de refúgio para o profissional, que gosta de receber e curtir os amigos, música, vinho, arte, gosta de sofisticação e é muito vaidoso. Sai o terno, entra o momento relax.

 

  1. Casa em Percurso / Octaedro Arquitetura – Emanueli Schneiders e Leonardo Gazzoni

 

A Casa em percurso é a aproximação do indivíduo aos seus lugares de pertencimento, encontro e acolhimento. Na importante relação entre o interno/externo, o ambiente propõe um caminho poético, sensível e transformador, no sentido de revelar a beleza no curso das coisas em seu constante movimento. Abrem-se as portas, portanto, ao mesmo momento para o que é memória, afeto, raiz, bem como para o que há de ser visto sob uma nova perspectiva, mais humana, empática e fiel ao seu tempo e seu espaço.

 

  1. Aromatmosfera / Porto Maestri – Carol Porto e Isadora Maestri

Em sua quarta participação em CASACOR SC, o escritório Porto Maestri traz apresenta um projeto comercial de uma loja de aromas.O espaço além de funcional trará uma experiência para os visitantes que vai além do visual, sendo uma experiência de aromas de diversas formas. Contudo o projeto conta com expositores nada óbvios, trazendo uma arquitetura bem descontraída numa pegada de linhas arredondadas, remetendo à reconexão com o simples, com a natureza, com experiências sensoriais diferentes. O estilo boho chic está nos detalhes como luminárias, palha, plantas secas, tons neutros e aconchegantes em rose, argila e terrosos.

 

  1. Empório Do Vinho Voar / RCK Integradas

Respeitar memórias antigas e criar novas. Encontramos na madeira o elo entre tempos e o aconchego necessário para uma boa casa de vinhos. A arquitetura com um toque retrô contrasta com o design moderno do mobiliário, questionando o observador quanto à idade do ambiente.  Memórias afetivas e uma arquitetura inclusiva foram premissas do local, sendo destaque as mesas esculpidas em madeira cumaru, os mosaicos em mármore feitos a mão e as telas que dão nome ao espaço, produzidas em coautoria com 47 crianças em risco social.

 

  1. Uma pausa de mil compassos / Studio Allure Arquitetura

O ambiente de contemplação e relaxamento assinado pelos arquitetos Fábio Vitorino e Laís Forte reúne de maneira integrada, em 80m2, um jardim externo/varanda e uma suíte master com estar, dormitório, closet e sala de banho. O uso de cores sóbrias foi minuciosamente pensado para imprimir o acolhimento e a sofisticação necessários a um refúgio de paz e descanso. Ao chegar na varanda do jardim – com o seu desenho orgânico tomado por plantas, lareira, lago e peixinhos – o visitante prontamente se sente atraído a explorar o espaço, que sugere uma necessária pausa e reconexão consigo e com o mundo.

 

  1. Sala Allora / Studio Gabriel Bordin

O arquiteto e urbanista Gabriel Bordin apresenta a Sala Allora com uma importante reflexão sobre os ciclos de vida em eterna transformação e movimento. Também relaciona as formas de habitar entre dois continentes, a partir de uma composição fluida e layout flexível. A atualização constante do que é essencial, do que faz sentido, de tempos em tempos, é a liberdade que o profissional propõe espacialmente. Se o viver é estar em mutação, o ambiente não poderia ser diferente, fixo num ordenamento único. Arquitetura é manifesto do tempo no espaço, revigorado por quem o habita.

  1. “Bar Enjoy The Ride” – Tiago Bortolança

Quantas histórias são trocadas numa mesa de bar?

O arquiteto Tiago Bortolança estreia nesta edição CASACOR/SC com o Bar Enjoy the Ride! Após o período de isolamento vivido, o profissional acredita que é tempo de colocar histórias e encontros em dia e, também, “em noite”. O espaço multissensorial traz as recentes tendências em projetos de bares e casas noturnas. Um lugar para se divertir, se encontrar, viver bons momentos e atualizar as conversas pendentes.

 

  1. Passeio Do Mar by GND / VK Arquitetos

O Passeio do Mar é um convite para respirar fundo e sentir a leveza que o ambiente proporciona. Envolto por madeira, nuances claras, texturas naturais, acabamentos sofisticados e pontos de cores quentes o espaço abraça quem transita por ele. Projetado com a inovadora tecnologia de construção modular da VISIA, a integração é a proposta desta generosa área social que representa a unidade 208 do futuro lançamento da GND Incorporadora, que tem foco na sustentabilidade e no bem-estar dos moradores.

 

SERVIÇO:

Serviço CASACOR SC 2022

 

Quando: De 18 de setembro até 30 de outubro de 2022

Onde: Escola Básica Silveira de Souza. R. Alves de Brito, 334 – Centro, Florianópolis – SC, 88015-440

Horários: De terça a sábado, das 13h às 20h00 (visitação até às 22h), Domingos e feriados das 13h às 19h00 (visitação até 22h)

Bilheteria online: https://casacorsantacatarina.byinti.com 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *