Depois de passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Recife, a exposição itinerante 17 ODS para Um Mundo Melhor, chegou a Porto Alegre -RS, nesta sexta-feira, 04 de março. Ela ficará, para visitação gratuita do público até o dia 08 de abril na lateral da Usina do Gasômetro, um dos cartões postais da cidade. A equipe do Estância Decor RS, esteve na abertura e conferiu de perto cada um dos globos que representa uma determinada temática (objetivo) e ainda a performance da live painting que teve transmissão ao vivo pelo perfil @17odsparaummundomelhor no Instagram.
A mostra reúne 18 esculturas em formato de globo terrestre, com 1,8m de altura cada, utilizados como suporte tridimensional para a criação artística. Cada uma das obras de arte expressa um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas globais que integram a Agenda 2030 – pacto global firmado por 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.
Em Porto Alegre, a 18ª será ilustrada por Lilian Maus. A pintora, que é professora do Instituto de Artes da UFRGS e tem parte de seu trabalho voltado à Educação Ambiental, representará em seu globo a ODS número 12 – Consumo e Produção Responsáveis.
A 17 ODS Para Um Mundo Melhor aterrissa na capital dos gaúchos com o apoio do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura. O patrocínio é do grupo Colgate-Palmolive com apoio local da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, da Secretaria Municipal de Cultura, da Ativa Multicanal e GAM3 Parks.
Com concepção e realização da TopTrends, empresa de marketing cultural que assina grandes eventos como a CowParade no Brasil, que conquistou os porto-alegrenses com suas 82 vaquinhas em 2010, a mostra tem como propósito convidar a população das cidades brasileiras a refletir sobre papel de cada na construção de um planeta sustentável e muito mais inclusivo. “Trazer esse projeto para Porto Alegre é um orgulho. A região Sul tem uma cultura forte de ações e iniciativas de sustentabilidade, e temos a expectativa de transformar a Orla do Guaíba num palco de conscientização e educação para um tema tão importante”, ressalta Catherine Duvignau, CEO da Toptrends.
A Agenda 2030 compreende que a cultura possui um papel fundamental para promover as mudanças sociais necessárias para a construção de um futuro melhor para o planeta. A Colgate-Palmolive, patrocinadora do evento, tem o compromisso global de até 2025 ter 100% de todo o portfólio feito de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.
A arte como agente transformador
A Cultura e a Educação possuem um papel fundamental para promover as mudanças necessárias para as próximas gerações, incluindo pautas que vão da erradicação da pobreza a igualdade de gênero; ao trabalho decente e crescimento econômico, sem esquecer da saúde e bem-estar e da energia limpa e acessível.
A curadoria da 17 ODS Para Um Mundo Melhor selecionou artistas de diversas vertentes e estilos, representando toda a pluralidade e diversidade da arte brasileira – Alexandre Truff, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Fernanda Eva, Pomb, os arquitetos Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN assinam as criações. Os artistas Menelaw Sete e Maria Xilo também participaram da mostra, em Salvador (BA) e Recife (PE), respectivamente.
Em Porto Alegre, Lilian Maus – que recentemente publicou o livro “Mar de Brincar”, com ilustrações em aquarelas voltadas ao público infantil, disseminando a fauna e flora do Rio Grande do Sul e distribuído em escolas públicas – fará uma alusão à Semana de Arte Moderna de 1922, que comemora seu centenário neste ano. “Farei uma homenagem a quatro mulheres artistas plásticas que participaram na época: Anita Malfatti, Regina Grazi, Tarsila do Amaral e Zina Aita, misturando elementos que remetem ao tema da exposição, chamando atenção para a reutilização de materiais”.