digite os termos de busca e aperte ENTER

Nutrição em tempos de Covid–19

Créditos Divulgação

Em tempos de coronavírus, a nutrição é uma importante aliada no seu sistema imunológico. Estar bem orientado em relação a como e ao que comer, faz toda a diferença.Os esclarecimentos são da nutricionista clínica,Viviane Braz, que é especialista em nutrição esportiva e em gastronomia funcional.

Em primeiro lugar, é muito importante que você saiba que não existe nenhum alimento ou grupo de alimentos, ou “shots”, ou mesmo soros, que te imunizem do coronavírus, ou de qualquer outro vírus existente. Dito isso, vamos ao que nos interessa.

As pessoas estão em alerta total com a quarentena e os cuidados com a higienização das mãos, são essenciais inclusive, no que tange, ao manuseio dos alimentos.

Como estão em casa, as dificuldades aumentam em relação à ansiedade e acabam por comer mais do que o recomendado. Um erro comum, é optar por alimentos ricos em carboidratos, açúcar e gordura; além das bebidas alcoólicas. Os alimentos descritos, podem ocasionar a baixa da sua imunidade e, assim, você fica mais exposto aos vírus, inclusive, ao Covid-19.

Sem milagres ou fórmulas mágicas, é importante que se mantenha uma rotina alimentar, assim como um boa noite de sono. Procurar manter-se ativo, mesmo que em casa é uma ótima opção. Na hora das refeições, opte por refeições ricas em legumes, caso, as saladas não sejam tão disponíveis, por serem mais perecíveis. As frutas têm papel fundamental nessa luta a favor da manutenção da nossa boa saúde, ter variedade nas cores, faz com que os minerais e vitaminas, sejam ofertados em grande escala, assim nos fortalecendo.

A recomendação é optar por folhosos escuros que são fontes de ferro, vitamina C e antioxidantes, como, espinafre, couve, brócolis, rúcula, agrião.

Outros alimentos para incluir na sua dieta: abobrinha, berinjela, cenoura, tomate, banana, laranja, limão, maçã, repolho, pimentões (vermelho, laranja, amarelo e verde), frutas e legumes da época, que tenham um tempo de geladeira maior, ou seja, “durem mais”.

Assim, você tem que sair menos de casa, evitando o contágio conforme, recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e suas preparações ficam com todo o colorido que a sua saúde precisa. Não esquecer da sua hidratação. Além da água, outra opção são os sucos, as receitas com fibras, ou seja, sem coar são boas escolhas.

Para quem gosta ou tem dificuldade de comer os legumes separados, as sopas de legumes são excelentes opções, para ajudar também, a manter o aporte de nutrientes ou mesmo, em forma de cremes.

O importante de lembrar para a manutenção de sua saúde e de sua família, é que não se deve excluir alimentos da sua dieta diária, mas evitar os excessos de bebidas açucaradas, como, sucos industrializados e refrigerantes. Evite frituras, bebidas alcoólicas. Equilibre as doses de doces em demasia, pães e bolos em todos os lanches. Tenha variedade! aquela máxima de descascar mais e desembalar menos, cai como uma luva nesse momento.

Mais informações da nutricionista, siga nas redes sociais @vivianebraznutricaoclinica

Viviane Braz , Nutricionista Clínica e Esportiva,crédito-Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *