Première do Festival de Gramado acontece na quinta-feira (08) com exibição de 10 curta-metragens produzidos por alunos do projeto municipal.
Antecedendo as emoções do Festival de Gramado, a noite de quinta-feira (08) será especial para os alunos que participam do Programa Municipal Escola de Cinema com a exibição de suas produções na tela do Palácio dos Festivais. Antes da sessão, todos os realizadores percorrem o Tapete Vermelho, na Rua Coberta, e ao final da exibição os melhores projetos serão reconhecidos com um Kikito de madeira.
Em sua 13ª edição, o Educavídeo, como é conhecido, apresenta dez curta-metragens produzidos durante o projeto que oferece capacitação audiovisual a alunos da rede municipal e demais interessados residentes em Gramado. O ator Nelson Diniz será o padrinho deste ano, posto que já foi ocupado por Marcélia Cartaxo, Nando Cunha, Letícia Colin e Dedé.
O ingresso para acessar o Palácio dos Festivais nesta sessão especial deve ser trocado por doação de alimentos, com validade de até 60 dias, e prioridade para feijão, massa, biscoito, leite e óleo (nestes últimos embalagens de 1 litro). Os pontos de troca, conforme disponibilidade, são: Secretaria Municipal de Educação de Gramado, Universidade Aberta do Brasil Polo Véra Grin, EMEF Nossa Senhora de Fátima, EMEF Senador Salgado Filho, EMEF Gentil Bonato, EMEF Presidente Vargas, EMEF Maximiliano Hahn, EMEF Moisés Bezzi e EMEF Pedro Zucolotto.
Curtas-metragens Educavídeo 2024
- Sob o Olhar Invisível, de Anna Laura Bervanger Fetter e Joelyson Richell de Oliveira Silva
- Através da Lente, de Letticia Heimann Lapa da Silva e Lucas Gabriel Backaus
- Amor à primeira peça, de Ketlin de Almeida da Silva e Isabely da Silva Nunes
- Comunicação zero, de Gustavo Brixner Cruz
- Happy Hour, de Aleciane Almeida Lopes
- Vitrais, de Fernanda da Silva Dahmer
- Em um piscar de olhos, de Maria Cecília Merck
- Eco do Silêncio, de Wesley Gomes Sormani
- O Jogo Acabou, de Mariane dos Santos Kammer
- Quando a primavera chegar, de Adriane Santos Arruda