digite os termos de busca e aperte ENTER

CASACOR Rio Grande do Sul 2023 dá protagonismo ao aconchego do lar  

CASACOR RS 2023 – PATRICIA_PASINI – Cristiano Bauce

 

31ª edição estadual da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas ocupa coração do charmoso bairro Bela Vista

 

Da união da singularidade de cada indivíduo com o desejo coletivo de sentir-se verdadeiramente em casa surgem os ambientes especialmente projetados para a 31ª edição da CASACOR Rio Grande do Sul. Inspirados no tema Corpo & Morada, mais de 70profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo elaboraram espaços que irão inspirar os visitantes. A mostra, reconhecida como a maior e mais completa do setor nas Américas, realiza sua edição em Porto Alegre – Rua Carlos Trein Filho, 735, bairro Bela Vista – De 25 de agosto a 22 de outubro. Em 2023, a CASACOR RS, sob direção de Karína Capaverde, reúne profissionais renomados e novos nomes do mercado gaúcho para a idealização de 38 ambientes residenciais e comerciais que trazem ao público soluções mais reais e próximas do dia a dia.

A diretora de arquitetura, Vera Capaverde, e a curadora técnica, Aclaene de Mello, tiveram como ponto de partida o conceito de uma clássica residência familiar, antiga propriedade da Bing na capital gaúcha. Com a criação de um complexo de 7 mil m², o local é capaz de proporcionar aconchego e tranquilidade mesmo em uma grande metrópole.

A temática anual, Corpo & Morada, será o guia para a realização da CASACOR em 16 estados brasileiros, além de Peru e Bolívia. Ela remete à íntima relação entre a moradia corporal e a habitacional, ambos espaços em que sentir-se pertencente é fundamental – e que merecem, portanto, carinho, atenção e cuidado. A partir dela, é possível perceber o caráter subjetivo da morada, de suas texturas e estruturas, e o poder da arquitetura na promoção de mais qualidade de vida.

 

Para a diretora da CASACOR Rio Grande do Sul, Karína Capaverde, as expectativas para esta edição são as melhores. “Temos ótimas perspectivas para 2023. Estar de volta ao

charmoso bairro Bela Vista é um grande prazer e realizar o evento em uma antiga residência, que foi lar da família Bing, é um privilégio. Apresentar ambientes com proporções reais é uma das grandes novidades para o público”, diz Karína, que dá alguns detalhes do evento. “Neste ano, os visitantes poderão desfrutar da experiência CASACOR em uma área com gastronomia e compras, com acesso totalmente gratuito. Temos certeza que essa super  edição encantará a todos”, projeta a diretora. Com 23 anos de experiência nas áreas de marketing e administração, Karína coordena a edição gaúcha da mostra há 15 anos.

 

DESTAQUES

Dentre os destaques desta edição está o paisagismo exuberante da propriedade. Fernando Thunm cria um espaço multifuncional cuidadosamente concebido em torno da piscina da residência. Ali, a reconexão consigo mesmo por meio da natureza é imediata e inevitável. O amplo jardim que compõe a área ligada ao lounge de entrada também recebe um cuidado especial sob o olhar da equipe do Studio1 Arquitetura. Outro ponto de atenção é o conjunto de varandas no circuito, que valorizam as áreas externas e demonstram a importância de uma integração eficiente entre os espaços. As áreas de estar também ficam em evidência na mostra. Isso porque elas estão configuradas em propostas diversas, proporcionando experiências para todos os gostos. Seja no estar íntimo de Ivan Andrade, no estar social assinado por Graziella Yllana e Rodolfo Hecher (Hecher Yllana Arquitetura) ou no grandioso estar com varanda de Luiz Sentinger, o trabalho do elenco materializa verdadeiros refúgios que unem praticidade e beleza. Também contemplam o espírito de acolhimento o Living Equilibrium, elaborado por Ana Hnszel e Marcelo Polido (Polido Arquitetura), e o living da família de Rosane Dulinski, ambos espaços amplos e convidativos.

Na 31ª edição de CASACOR RS, os visitantes também terão a oportunidade de explorar ambientes comerciais com projetos tão únicos quanto os residenciais. O ambiente onde se encontram as peças de Gustavo Eyewear, exclusivas e pintadas à mão, trazem linhas curvas para torná-lo ainda mais fluido, característica reforçada por sua construção monocromática. Ainda, a loja de aromas da Mels Brushes e a unidade da Livraria Paisagem presente no circuito de visitação, que inserem na mostra duas clássicas maneiras de se sentir bem. 

 

GASTRONOMIA

E as experiências sensoriais não param por aí: em 2023, a gastronomia encantadora da mostra poderá ser vivenciada por todos. Aberta ao público, a SPIRO Café será, com o nome prediz, um espaço de “respiro” em meio à correria da vida na capital. Pensado para incentivar a gentileza urbana, o ambiente projetado por Lisiara Simon, da Trino Arquitetura,

irá conectar a tríade Pessoas, Mobiliário e Natureza. Com isso, ele permitirá aos visitantes que desfrutem, até o final do evento, de um local inspirado pela sustentabilidade e voltado para a construção de memórias. O prazer de desfrutar de alimentos e bebidas de qualidade será complementado pela Spaccio RAR, que levará à CASACOR RS todo o sabor e tradição de seus queijos, vinhos e azeites de oliva cuidadosamente produzidos nos Campos de Cima da Serra gaúcha.

 

O BAIRRO

O entorno da Rua Carlos Trein Filho será um complemento à proposta da CASACOR RS 2023: o bairro Bela Vista, essencialmente residencial, é um dos mais desejados de Porto Alegre por oferecer infraestrutura completa, arborização convidativa e muita segurança.

Loteado na década de 1970, recebeu casas amplas e confortáveis que traçaram seu DNA familiar. Já nos anos 1990, a instituição do atual Plano Diretor do município impulsionou a construção de altos edifícios no local; a verticalização, porém, não eliminou as charmosas áreas verdes do bairro. Morar no Bela Vista possibilita estar próximo de diversas praças, instituições de ensino renomadas, restaurantes de qualidade para todos os gostos e qualquer hora do dia…tudo com um trânsito leve e em localização privilegiada – shoppings, hospitais e os principais centros empresariais da cidade também estão a curtos trajetos dali. Com isso, criou-se o contexto perfeito para a valorização imobiliária, responsável pelo alto padrão de seus condomínios. Não à toa, o local é considerado um dos mais assertivos para quem busca investir no setor.

 

PATROCÍNIOS

Aguardada anualmente por profissionais e entusiastas da área, a projeção é de que ao menos 35 mil pessoas visitem os espaços ao longo dos mais de 50 dias de exposição em solo gaúcho. A mostra conta com o patrocínio de Deca, Tintas Coral, Carro Oficial Audi, Banco Oficial BRB, Apoio de Cerâmica Portinari e Patrocínio Estrutural da Melnick — após a realização do evento, o espaço receberá um empreendimento residencial de alto padrão da construtora e incorporadora.

 

SERVIÇO:

CASACOR Rio Grande do Sul

De 25 de agosto a 22 de outubro

Rua Carlos Trein Filho, 705 – bairro Bela Vista – Porto Alegre/RS

Horários de funcionamento:

  • Terça-feira a sexta-feira: das 13h às 20h30 (visitação até 22h)
  • Sábados: das 12h às 20h30 (visitação até 22h)
  • Domingos e feriados: das 12h às 20h (visitação até 21h30)

 

INGRESSOS:

Bilheteria virtual: appcasacor.com.br/events/rio-grande-do-sul-2023

De 25/07 a 08/08 – 20% DE DESCONTO usando o cupom PREVENDA20RS

De 09 a 22/08 – 10% DE DESCONTO usando o cupom PREVENDA10RS

*Meia entrada conforme legislação local; para acesso, é obrigatória a apresentação de

documento que comprove a meia entrada.

*Os descontos não são cumulativos.

Mais informações: casacor.abril.com.br/mostras/rio-grande-do-sul

 

SOBRE A CASACOR: Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Em 2023, o evento reúne renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas em 18 praças nacionais em 16 estados – São Paulo (São Paulo e Ribeirão Preto), Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Brasília, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Tocantins, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú), Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Paraíba e Goiás –além de mais duas internacionais, no Peru e na Bolívia.