digite os termos de busca e aperte ENTER

Mural de Kobra no 4°Distrito será Homenagem a Paixão Côrtes

MOCKUP ATUALIZADO KOBRA/DIVULGAÇÃO

Presente da ABF Developments para Porto Alegre, painel busca unir tradição e inovação

 

Há 64 anos, Paixão Côrtes foi inspiração para a criação da estátua do Laçador. Monumento à figura do gaúcho, o Laçador se tornou símbolo oficial de Porto Alegre em 1992 e é patrimônio histórico da capital, recepcionando quem chega à cidade. Em 2023, a figura do tradicionalista será homenageada novamente, desta vez através da arte contemporânea e vibrante de Eduardo Kobra. A obra do artista mundialmente renomado, que deve ser entregue oficialmente até o fim do mês, pretende demarcar a importância da história na construção do futuro, unindo tradição e inovação.

O espaço em que o mural será estampado também é representativo. O paredão, de 16 metros de largura e 10 metros de altura, faz parte do galpão que abrigava a sede da antiga Companhia Fábrica de Vidros Sul-Brasileira, segunda do segmento no país, que foi inaugurada no final do século XIX. Criada para suprir a crescente demanda de recipientes de vidro e substituir as importações feitas pelo país, a empresa produzia uma grande variedade de artigos – como frascos para remédios e perfumes, garrafas para cerveja e vinho, licoreiras, tinteiros e globos para lampiões. O pesquisador e gestor do Distrito Criativo de Porto Alegre Jorge Piqué explica que a Companhia atuou no 4º Distrito por ao menos 30 anos, entre 1928 e 1959.

Agora, o local está sendo renovado pela construtora ABF Developments e se tornará um complexo multiuso com diversas operações. A estrutura tem o propósito de criar um ambiente de entretenimento que una música, arte e gastronomia, sendo um dos principais pontos de lazer de Porto Alegre já em 2023. Aumentando ainda mais a integração da região, que foi revitalizada e se tornou um núcleo de inovação, economia criativa e cultura, o empreendimento também receberá o Quattro – 4D Premium Lofts, um empreendimento que contempla 41 lofts exclusivos e foi pensado para conquistar o público disruptivo, criativo e independente que aproveita o potencial do 4º Distrito.

A decisão de convidar Kobra para ilustrar a imagem de um dos gaúchos mais representativos de nossas tradições, de acordo com o CEO da ABF Developments, Eduardo Fonseca, surgiu da vontade de honrar a história do estado, ao mesmo tempo em que contribui para sua renovação.

Homenageamos as tradições gaúchas, muito fortes e marcantes, através da figura do Paixão Cortes, a inspiração para o Laçador, símbolo oficial de Porto Alegre, na arte de um dos painelistas mais famosos do mundo, Eduardo Kobra, entregando mais que um presente para a cidade: um novo ponto turístico no 4D, um painel com alma e pulsante que honra a história do estado, ao mesmo tempo em que contribui para sua renovação”, afirma o CEO.

Gaúcho nascido em Santana do Livramento em 1927, João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes dedicou sua vida à pesquisa, construção e difusão da cultura de nosso estado. Junto de Luiz Carlos Barbosa Lessa e Glauco Saraiva, ele foi um dos idealizadores do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul. Sua trajetória se confunde com lugares e acontecimentos igualmente representativos: viveu em Uruguaiana e em Porto Alegre, onde estudou no IPA, no Colégio Júlio de Castilhos e graduou-se em Agronomia pela UFRGS; iniciou os costumes da Chama Crioula, do Desfile dos Cavalarianos e da Ronda Crioula (depois transformada em Semana Farroupilha); e fez parte da criação do primeiro CTG da história, chamado 35, em 1948.

Seu legado de valorização e popularização do folclore gauchesco, que agora recebe mais uma comprovação, é motivo de orgulho para a família. “Entendemos a homenagem como um reconhecimento pelos 70 anos de vida pública e pela dedicação do meu pai ao trabalho.  Renovar as memórias é fundamental, e o mural tem o potencial de fazer com que mais e mais pessoas tenham curiosidade em saber quem foi Paixão Côrtes. Com isso, se realiza o desejo dele de servir de veículo das tradições, fazendo com que a cultura seja mantida e valorizada também nas novas gerações”, conta seu filho Carlos. Para ele, o fato de a obra ser feita por um artista tão competente e mundialmente admirado como Kobra, bem como a inclusão da estátua do Laçador, criada por Antônio Caringi (para a qual a figura de Paixão Côrtes serviu de modelo) como plano de fundo da arte, também são motivos de satisfação.