digite os termos de busca e aperte ENTER

Arquiteto Diogo Viana traz a beleza do artesanato pernambucano em seu ambiente na CASACOR PE

MCA Estúdio/CASACOR-Galeria dos Artesãos é assinada pelo arquiteto Diogo Viana

Com revestimento especial que abraça o projeto, a “Galeria dos Artesãos” é um espaço de contemplação e homenagens à arte popular pernambucana

Um verdadeiro resgate ao centro histórico de Recife: essa é a proposta da CASACOR Pernambuco desse ano. A 25ª edição da mostra acontece no coração da cidade, nas instalações do icônico Edifício Chanteclair, fechado desde 1990. A construção do século XX é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Os 26 ambientes apresentados pela exposição mostram a beleza da arquitetura e do design de interiores, além das tendências de decoração. Dentre eles está a “Galeria dos Artesãos”, assinada pelo arquiteto Diogo Viana. “Os 70 m² do ambiente é uma homenagem em que a arte popular e o artesanato pernambucano, sobretudo do Vale do Catimbau, são evidenciados, inseridos em um lounge e na exposição comercial”, conta o profissional.

Tons terrosos abraçam o projeto que convida a contemplação da cultura brasileira. Porém, o destaque está no imenso pé direito de 20 m que deixa à vista os registros da história do edifício Chanteclair. Assim, lâminas de pavimentos, gravuras e marcas de tintas são valorizadas, transportando o visitante em uma viagem no tempo. Esse, inclusive, foi um dos desafios do arquiteto que precisou conciliar a altura do espaço e a harmonia do conceito criado com o tema da CASACOR, “Infinito Particular”.

A Ceusa, inspirada no universo da moda e da arquitetura, também marca presença, garantindo ainda mais beleza para essa galeria. O produto Brasilidade Mix, assinado pela estilista Isabela Capeto, reveste o piso geral e a parede principal. Inspirado nas recordações de uma viagem para a região do Cariri, no Ceará, e nos antigos azulejos hidráulicos, esse porcelanato garante uma atmosfera contemporânea e ao mesmo tempo repleta de nostalgia.

Uma peça em grande formato e cores quentes, além de formas geométricas que sempre estão em alta nas passarelas e, claro, nos closets. A identidade, a estampa autêntica e o conceito do produto foram fatores importantes na hora das escolhas dos elementos.

Outros destaques do ambiente estão nas obras de arte e na exposição de fotografias retratando o ateliê de um artesão pernambucano, criado pelo fotógrafo Gustavo Bettini. “É um espaço contemplativo, expositivo e comercial do que é produzido em Pernambuco. Os clientes poderão comprar as peças com a cuidadosa curadoria que fiz”, explica Diogo Viana.

 

Sobre a Dexco 

Na Dexco, acreditamos que ambientes existem para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas – Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa, Durafloor e Castelatto – oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia. Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 22 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Dexco Colômbia. Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *