digite os termos de busca e aperte ENTER

Volta às origens: El Topador retorna para sua Terra Natal no almoço de encerramento da 8ª Edição do Festival Binacional de Enogastronomia   

El Topador, crédito divulgação

 

O Assado Fronteiriço ocorre neste sábado (5/8), na praça que divide os dois países, e buscará mostrar as raízes e a diversidade da culinária tradicional da fronteira 

 

Pela primeira vez desde o início de sua carreira, o mestre parrillero Antônio Costaguta, conhecido carinhosamente como El Topador, retornará à sua terra natal para um almoço especial. É ele quem comandará, ao lado do chef uruguaio Hugo Soca, o evento de encerramento da 8ª Edição do Festival Binacional de Enogastronomia. 

Nascido e criado em Santana do Livramento, El Topador traz da família um pouco desta origem do “Gaucho”, unindo o amor e a cultura das duas pátrias. Fez desta tradição do mundo rural e campeiro a sua essência, trazendo a temática campeira gaúcha dos galpões do interior do Rio Grande do Sul para a cidade grande, de forma simples e rústica, embora moderna e contemporânea. Se especializou na cultura do assado e do fogo, se tornando um dos grandes expoentes do Estado e do Brasil quando o assunto é valorização da cadeia produtiva da carne, promovendo e disseminando um consumo consciente da pecuária produzida nos vastos campos verdes do nosso Bioma Pampa.  

 

Formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM, tem sobretudo um olhar romântico e bucólico da vida do gaúcho e do nativismo. Andou por países como Uruguai e Argentina. Aprendeu nesses lugares técnicas que revelam sua essência: é Mestre Parrillero com mais de 15 anos de assados, diplomado pela Escuela Argentina de Parrilleros, em Buenos Aires e Bodega y Restaurante Garzón MasterClass Los Siete Fuegos com Francis Mallmann.  

 

El Topador é hoje resultado desses anos todos entendendo e se aprofundando na arte do fogo, do manuseio da carne e do churrasco, construindo memórias, entendendo o ritual, mantendo a chama da tradição acesa. Mora em Porto Alegre desde 2008. Profissionalmente, tem seu trabalho reconhecido desde 2015, quando lançou a multiplataforma El Topador no RS, em seguida disseminado em diversos estados, tendo protagonizado eventos memoráveis para as duas principais Associações de Raça Bovina do Brasil: a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Associação Brasileira de Angus (ABA). Eventos durante a Expointer, e Festivais Fartura de Gastronomia em Tiradentes-MG, Conceição do Mato Dentro-MG, Porto Alegre-RS, São Paulo-SP e Fortaleza-CE também estão em seu currículo, assim como passagens pela Casa Destemperados, Evento Prazeres da Mesa em Gramado, Festival de Pomerode, e assados diversos nos estados do RS, SC, PR, SP, RJ, MG, CE e AL, entre outros. 

 

Hoje, é considerado um ícone na gastronomia do fogo, famoso por suas técnicas e sua forma única de unir tradições locais com influências contemporâneas. E a expectativa é grande, pois, embora sua fama já o tenha levado a diversas partes do mundo, nunca havia retornado ao lugar que o viu nascer.  

 

“Voltar para casa será uma experiência indescritível. É aqui que minhas primeiras paixões gastronômicas nasceram e é uma honra poder retribuir ao lugar que tanto contribuiu para minha trajetória”, afirmou o mestre parrillero. 

 

O evento acontece neste sábado, dia 5 de agosto, a partir das 12 horas, na Praça Internacional entre Sant’Ana do Livramento e Rivera. Neste ambiente estarão armadas as “parrillas” e estruturas de 17 estações gastronômicas, sob o comando de chefes brasileiros e uruguaios.  

Será possível encontrar opções para todos os gostos. Desde massas, comida árabe e opções vegetarianas, até as mais diversas formas de preparar a carne – com destaque para a Estação El Topador com Costela 13 ossos e Cordeiro Assado. Não faltarão, claro, os vinhos produzidos em ambos os lados da faixa de fronteira – já internacionalmente reconhecidos por sua qualidade. Os ingressos já estão no 2º lote e podem ser adquiridos pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/assado-fronteirico/1977115) por R$ 160 por pessoa.  

 

SERVIÇO 

1º Assado fronteiriço, que encerra a 8ª edição do Festival Binacional de Enogastronomia 

Sábado, dia 5 de agosto de 2023  

Das 12:00 às 17:00 

Parque Internacional – Avenida Tamandaré Centro – Santana do Livramento, RS 

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/assado-fronteirico/1977115