O Cook Off realizado anualmente em Houston, Texas, nos EUA, é um concurso de churrasco americano em que equipes do mundo todo competem para preparar os melhores pratos de carne
Pela quarta vez uma equipe brasileira foi formada para participar de um dos campeonatos mais tradicionais de churrasco do mundo, realizado anualmente no Texas, nos Estados Unidos. Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, quatro profissionais certificados pela Pitmasters Brasil, entidade pioneira em certificação de profissionais do segmento, disputaram com 299 equipes internacionais o título do mundial de BBQ do Houston Live Stock Show and Rodeo, no NRG Stadiumem Houston, no Texas.
Para competir no evento, era necessário que nossos representantes se especializassem na técnica de churrasco americano defumado (american barbecue, em inglês), também chamado de BBQ, apresentando no Cook OFF pratos em 5 categorias: prato do chef, frango, costelinha suína, brisket bovino e sobremesa. Os preparos foram analisados por um grupo de juízes, que avaliaram quesitos como apresentação, sabor, aparência, cheiro e textura.
No placar geral, o Brasil se posicionou em 44º lugar, bem diferente do resultado alcançado na primeira participação, em 2019, quando ficou em 167º lugar. Considerando apenas as oito equipes internacionais, ou seja, de fora dos Estados Unidos, o Brasil ficou em 3º lugar no mundial. O grupo verde-amarelo, selecionado pelo coordenador do time, Rodrigo Bueno (Caxias do Sul/RS), foi formado por mais três mestres-churrasqueiros: Luã Tavares (Rio de Janeiro/RJ), Edvaldo Caribé (Belém do Pará/PA) e Julia Carvalho (Presidente Prudente/SP).
A costelinha suína brasileira ficou na 43ª posição no placar geral, deixando 257 equipes para trás. Segundo o pitmaster Rodrigo Bueno, líder da seleção brasileira, apenas equipes convidadas podiam concorrer no evento, o que valoriza ainda mais a participação. Por ser um evento beneficente, organizado por uma organização sem fins lucrativos que arrecada fundos para bolsas de estudo, programas educacionais e outras iniciativas que beneficiam a juventude e a agricultura na região de Houston, não há premiação em dinheiro para os vencedores.
“Uma grande honra sermos convidados para participar deste evento representando o nosso país. O Brasil é um dos maiores exportadores de carne senão o maior, e através das competições podemos mostrar ao mundo que dominamos a cadeia produtiva do início ao fim, da fazenda à mesa”, pontuou Bueno.
Um pouco mais sobre o evento
É um dos maiores eventos de rodeio do mundo e atrai competidores e espectadores de todo o país. Reúne diversas competições, incluindo montaria em touros, laço de bezerro, corrida de barris, montaria em cavalos e outras. Também inclui shows de música ao vivo com artistas famosos, feiras de comidas e bebidas, exposições de animais, e a competição Cook Off, uma grande celebração da cultura do churrasco e da culinária texana.
Sobre Churrasco Americano
A técnica de defumação do churrasco americano é um dos métodos de cocção mais complexos no preparo de carnes. O Smoked BBQ, ou simplesmente BBQ, chama atenção e vira espetáculo devido ao uso de carretas defumadoras, que produzem carnes extremamente macias e saborosas por meio da longa cocção (que pode durar até 14 horas) em baixa temperatura com uso de fumaça de lenhas de árvores frutíferas.
Sobre Rodrigo Bueno
O título de Campeão Brasileiro de American BBQ conquistado em 2017 não só alçou Bueno entre as autoridades do churrasco brasileiro, como rendeu a ele a possibilidade de representar o país em competições internacionais, como nos Estados Unidos e na Austrália. Capitão da seleção brasileira de churrasco americano, Bueno é juiz certificado e membro da KANSAS CITY BARBEQUE SOCIETY (KCBS), entidade que realiza o campeonato mundial de American BBQ nos EUA. Desde 2019, ministra cursos presenciais e virtuais de churrasco americano. Mais informações através do link https://bbqbueno.com.br/curso-american-bbq-v2-0/