Jornalista desembarca no MS nos próximos dias para dar sequência a um projeto de construção de Rota Gastronômica Pantaneira
O Pantanal foi eleito recentemente um dos 50 melhores destinos do mundo para se visitar em 2023 pela revista norte-americana Time. A publicação destaca que a maior área alagada tropical do planeta é “um labirinto de rios, pastagens e ilhas onde as pessoas e a vida selvagem prosperam”. É justamente lá que a jornalista gaúcha Tati Feldens desembarca nos próximos dias para dar sequência a um projeto de construção de Rota Gastronômica Pantaneira junto com o chef Paulo Machado, profundo conhecedor da gastronomia local, Moacir Sobral, professor de Gastronomia da UFRJ, em parceria com o SEBRAE|MS e a Fundação de Turismo do Estado.
Eles não só enxergaram o potencial do turismo gastronômico aliado ao bioma, como criaram um itinerário para turistas que querem conhecer a região pantaneira do estado e provar os seus sabores. A 1ª edição foi lançada em dezembro do ano passado, destacando os sabores típicos de 10 empreendimentos localizados em importantes regiões do Pantanal, como Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá. O roteiro oferece uma imersão na culinária sul-mato-grossense, com pratos caipiras, regionais e influenciados pela proximidade com a fronteira do Paraguai e Bolívia.
A 2ª edição, prevista para iniciar dia 25 de março, percorrerá pequenos e grandes negócios que vivem da água, em especial barco-hotéis, pousadas e restaurantes de beira de rio nos municípios de Porto Murtinho e Corumbá. O lançamento do roteiro está previsto para agosto de 2023. A primeira edição pode ser conferida na íntegra no YouTube oficial do projeto https://www.youtube.com/@rotagastronomicapantaneira . O roteiro desenvolvido pelo trio também vai virar série da TV Morena, afilhada da Globo no Mato Grosso do Sul.