Inaugurado em 2020, o PZ Ecomall também foi o primeiro no município a receber o Selo Turismo Qualificado – Sustentabilidade. Com 12 operações gastronômicas e com um público anual de 500 mil pessoas, o espaço aposta também nas medidas sustentáveis no dia a dia para incentivar as melhores práticas e influenciar positivamente o mercado
A cada dia, a necessidade da mudança de hábitos em prol da sustentabilidade e da redução dos impactos da crise climática se fazem indispensáveis na sociedade. Mas engana-se quem pensa que estas medidas são muito distantes de alguns segmentos ou exclusivas de grandes empresas. Às vésperas de completar três anos de funcionamento, o PZ Ecomall, primeiro espaço gastronômico sustentável do sul do Brasil, acaba de conquistar o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na versão 4.1, tornando-se o primeiro mall sustentável com esta certificação O+M – Operação e Manutenção.
Localizado em um dos municípios mais conhecidos e disputados do litoral catarinense, Balneário Camboriú, o PZ Ecomall foi pensado não apenas para ser mais uma opção gastronômica na cidade, mas sim construir um legado e influenciar os frequentadores com pequenos hábitos sustentáveis de poder transformador. “Há três anos, quando iniciamos as nossas atividades, a ideia de apostar em um mall de gastronomia sustentável, em um local dominado pela presença de grandes edifícios, parecia loucura para algumas pessoas. Hoje, cada vez mais, temos a certeza de que o nosso modelo de negócio é essencial para as cidades. Além desta conquista do LEED O+M, o PZ Ecomall foi a primeira obra a receber o Selo Turismo Qualificado – Sustentabilidade oferecido pelo município de Balneário Camboriú, sede do empreendimento”, destaca Filipe Pitz, CEO da PZ Empreendimentos.
Números que impactam
O selo internacional LEED para Operação e Manutenção (O+M) é concedido para edifícios já em uso e que buscam o alto desempenho em sustentabilidade. Algo que o PZ Ecomall adotou desde a inauguração e tem colecionado números inspiradores, que podem ser percebidos pelas mais de 500 mil pessoas que passam, em média, anualmente pelo local.
Com uma arquitetura bioclimática, o projeto do PZ Ecomall possibilita uma maior incidência de luz natural, reduzindo assim o consumo de energia elétrica, e perfeitamente integrada com a criação de espaços verdes em meio à cidade, já que foi responsável pelo replantio de mais de 10 árvores no entorno e internamente no espaço. A adoção da compostagem, da coleta seletiva e o reuso da água da chuva para limpeza e uso na descarga dos banheiros são outras medidas adotadas no espaço gastronômico e que já resultaram na economia de 750 mil litros de água, entre 2021 e 2023; e 60 toneladas de resíduo orgânico foram transformadas em adubo, no mesmo período.
“O PZ Ecomall foi nosso piloto e consolidou-se como uma referência em gastronomia e sustentabilidade em Santa Catarina. Isso nos levou a replicar o modelo em nossos empreendimentos residenciais: Parque Camboriú, em Camboriú(SC), e Parque Sinop, em Sinop(MT), que também contarão com um mall gastronômico sustentável”, completa Pitz.