digite os termos de busca e aperte ENTER

Samba e dança caribenha encantam visitantes na Festuris

Balé Folclórico da República Dominicana, crédito divulgação Festuris

 

Animação, samba e muitos aplausos. Assim se iniciou a segunda tarde da Feira de Negócios do Festuris Gramado. Por volta das 12h30, artistas do Balé Folclórico da República Dominicana dançaram e envolveram expositores, trade turístico e visitantes, na entrada do Serra Park, neste sábado, 9. O país Convidado de Honra desta edição já havia brilhado no início da programação do primeiro dia, na sexta-feira, dia 8, e também no Palácio dos Festivais durante a recepção dos convidados que participaram da abertura oficial do Festuris.

 

No último dia da Feira, uma junção inesperada animou ainda mais quem entreva no Serra Park pelo saguão principal. Uma escola de samba de Joaçaba, cidade da região meio-oeste de Santa Catarina, trouxe muito samba e até mesmo porta-bandeiras. Era o Carnaval no Festuris.

 

Paulo Krause é secretário de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos de Joaçaba e acompanhou a abertura do segundo dia. “Estamos trazendo todo o potencial da nossa região meio-oeste catarinense. Em especial, o Carnaval de Joaçaba, considerado o terceiro melhor desfile de escola de samba do Brasil, atrás apenas de Rio e São Paulo”, conta.

 

Mesmo sendo um município de interior colonizado por italianos e alemães, o Carnaval é algo intrínseco na cultura da população. “Temos uma qualidade superior, muito top, e estamos trazendo para o Festuris, que é mais um destino, para que o mundo inteiro possa conhecer”, complementa. O Carnaval costuma acontecer na cidade no sábado e na segunda-feira, no período da data comemorativa. São três escolas de samba que competem e que são julgadas por jurados cariocas.

 

Joaçaba tem 30 mil habitantes, mas se transforma para a festa. São entre 15 mil e 20 mil pessoas que passam a cada noite na avenida principal, onde ocorre o evento. “Somos considerados o Carnaval mais seguro do Brasil, nos últimos cinco anos não houve nenhuma ocorrência policial, é um evento para a família”, celebra.

 

A junção entre nacional e internacional que o Festuris proporcionou foi considerada uma oportunidade ímpar. “Foi um desafio, eles estavam se apresentando e pensamos, por que não se unir? O nosso mestre de bateria ouviu o ritmo deles e falou, vamos fazer juntos. E saiu esse espetáculo que todo mundo curtiu”, explica.

 

Essa foi a primeira vez que a cidade participa do Festuris, junto ao estande da localidade onde consta no Estado catarinense. “A feira é espetacular, temos vários contatos, fizemos uma ativação que reuniu muita gente. Para nós está sendo uma visibilidade gigantesca, queremos retomar o nosso Carnaval com a grande potência que já tem”, finaliza.