digite os termos de busca e aperte ENTER

Saiba por que a aveia se tornou uma importante aliada junto dos hipertensos

Aveia aliada da Hipertensão Arterial crédito Pixabay

 

Naturale defende alimentação funcional em Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial

 

No dia 26 de abril é celebrado Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. E objetiva chamar atenção pública nacional, pela crescente evolução da doença e seus efeitos devastadores. Além disso, promover a conscientização da sociedade à inclusão de hábitos e atitudes, mais saudáveis em sua rotina de vida.

A Naturale localizada em Lagoa Vermelha (RS), possui em seu DNA a alimentação funcional. Ela tem defendido o consumo da aveia como uma nutrição rica e importante aliada em benefício da saúde.

No mercado os produtos que promovem o bem-estar e contribuam efetivamente na promoção da saudabilidade, ganham cada vez mais espaço na mesa e preferência do público.

 

Retrato da Hipertensão

 

Silenciosa, perigosa e sem cura, a pressão alta, popularmente conhecida, atinge 27,9% da população adulta brasileira. Em números absolutos, representam mais de 30 milhões de pessoas levando em muitos casos a morte. Os dados são evidenciados pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

No mundo os dados são ainda mais preocupantes. O relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) publicado em 2023, sobre a hipertensão arterial, aponta que um em cada três adultos é afetado pela doença no mundo. De acordo com o documento, quatro em cada cinco pessoas com hipertensão arterial não recebem tratamento adequado e, se os países conseguirem expandir estratégias que possibilitem o controle adequado da pressão, 76 milhões de mortes poderão ser evitadas até 2050.

A hipertensão costuma ser mais fatal quando atinge órgãos essenciais para o funcionamento do corpo humano e cérebro. Outro aspecto importante é que a pressão alta é tida como principal fator de risco para doenças cardiovasculares, doenças renais crônicas e morte prematura. Além disso, estando diretamente associada a casos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

 

A relação entre a aveia e a pressão arterial

 

Especialistas recomendam incorporar a aveia na dieta para a reduzir a pressão arterial. A aveia contém um tipo de fibra solúvel, rica em magnésio chamada de beta-glucana que age na redução dos níveis de do colesterol LDL (colesterol ruim) enquanto, aumenta o colesterol HDL (colesterol bom). Além disso, sua ingestão diária contribui, igualmente, na perda de peso, na melhora da digestão e reforça a imunidade entre outros benefícios.

A aveia, como outros grãos integrais, contém fibra solúvel e age positivamente no controle da pressão arterial. Quando consumida, ela forma uma substância gelatinosa no intestino, o que ajuda a reduzir a absorção de colesterol, baixando a pressão arterial.

Estudos apontam que uma dieta rica em aveia e grãos, pode levar uma redução significativa, tanto na pressão arterial sistólica, quanto diastólica.

Da aveia são produzidos vários derivados, como granolas, muslis, barras de cereais, barras nuts, entre outros, destaca Natália Dolzan diretora de Marketing da Naturale.” Queremos, intensificar a presença da marca no mercado com o nosso mix de produtos, além de aprimorar novos conhecimentos das tendências alimentares, que estabelecem sinergia com a aveia, principal matéria-prima da indústria”, explica ela.

O legal de tudo isso, é que a American Heart Association, recomenda consumir pelo menos três porções de grãos integrais, como a aveia, por dia, para uma saúde cardiovascular ideal. Portanto, use da criatividade para incorporar a versatilidade da aveia em suas refeições. Ela é prática. E o seu coração irá agradecer!

 

Mais informações em www.cereaisnaturale.com.br ou pelo Instagram @cereaisnaturale