digite os termos de busca e aperte ENTER

Público qualificado e fomento aos negócios marcam a 24ª Movelsul Brasil

Negócios na Movelsul Brasil, um dos pontos fortes da feira crédito divulgação

 

Visitantes de 47 países estiveram na principal feira de móveis da América Latina, realizada de 17 a 20 de fevereiro, em Bento Gonçalves (RS)

 

Público qualificado, em busca de novidades e focado em fazer negócios. Essa é a principal percepção dos 247 expositores que participaram da 24ª Movelsul Brasil – principal feira de móveis da América Latina, realizada de 17 a 20 de fevereiro em Bento Gonçalves (RS). Marcas de móveis, estofados, colchões, decoração e serviços apresentaram seus lançamentos a 19.868 visitantes de 47 países. Conforme apuração do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), entidade realizadora da Movelsul, a projeção de negócios chega a R$ 457 milhões – considerando transações durante e após a feira. As próximas edições, novamente em periodicidade bienal, já têm data marcada: de 17 a 20 de agosto de 2026 e de 07 a 10 de agosto de 2028 – visando otimizar o calendário de eventos e reaquecer o setor no segundo semestre.

 

Na avaliação da presidente do Sindmóveis, Cíntia Weirich, os resultados são altamente satisfatórios. “Tivemos o desafio de retomar o formato original, Movelsul separada da Fimma, mas chegamos ao fim com a certeza de que a Movelsul Brasil mantém e consolida sua relevância no mercado. Foram quatro dias com visitantes qualificados. Lojistas, varejistas, arquitetos, importadores e diversos outros profissionais negociando diretamente com as empresas”, comenta. “A grande novidade foi o Movelsul Conecta. Um Pavilhão totalmente novo que marcou o retorno das principais fábricas de móveis planejados, mobiliário corporativo, decoração e soluções para o varejo”, acrescenta.

 

A maior diversidade de expositores foi percebida pelo público – especialmente por lojistas, arquitetos e especificadores corporativos. “Gostei muito do que vi aqui. Uma nova proposta de feira, que trouxe bastante móveis planejados e modulados que eu estava procurando. Fiz alguns negócios com parceiros já existentes e pude ter perspectivas de novas parcerias”, diz Leonardo Neri Alves, lojista do interior de São Paulo. O lojista Victor Bortoletto, também de São Paulo, salienta o diferencial das rodadas de negócios. “Elas chegam a criar um clima mais legal com as pessoas e a empresa. A gente começou já fazendo alguns pedidos para algumas indústrias que já conhecíamos, já tínhamos contato por representante, só que trazer os produtos aqui, a gente estar dentro da feira, ter esse contato direto com eles, tem outra perspectiva. Então acredito que provavelmente vamos organizar e abrir oportunidades”, resume.

 

Co-fundadora da Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura, a arquiteta Priscilla Bencke visitou a Movelsul Brasil pela primeira vez e se surpreendeu com o tamanho do evento. “Me impressiona o porte da feira, a quantidade de empresas. O espaço Conecta chamou muito a minha atenção, me lembrou o formato de feiras europeias, que focam no relacionamento, algo que eu acredito muito. Achei as rodadas de negócios sensacionais, porque é diferente de você conversar com o fornecedor no estande dele. Você está numa mesa, focada, sem distrações. Achei interessante esse interesse de que tanto visitantes quanto expositores realmente consolidem negócios – vejo muito esforço da feira para que isso aconteça”, relata.

 

Um dos destaques para o fomento de parcerias no varejo interno foi a Área de Negócios Shopee, onde especialistas ofereceram mentoria aos fabricantes e revendedores de móveis do Brasil. “As vendas on-line são uma realidade e muitas empresas buscam esses canais para diversificar os pontos de contato com os consumidores. Ter a parceria da Shopee, um dos principais marketplaces do Brasil, com certeza engrandece a Movelsul”, analisa a presidente do Sindmóveis, Cíntia Weirich.

 

VITRINE GLOBAL

A presença de visitantes estrangeiros, um dos diferenciais da Movelsul Brasil, pôde ser percebida nas conversas em diferentes idiomas pelos corredores e estandes. “Muito feliz por estar aqui, por conhecer as fábricas relacionadas a MDP, MDF, tudo que tem a ver com esse tipo de material, que é muito interessante para nós. Muita variedade, preços muito atrativos, variedade em design, exatamente o que estamos buscando. É uma grande oportunidade de aprender muito com todos vocês aqui no Brasil”, comenta Zoel Roldan Lopez, da Colômbia.

 

O diretor Internacional do Sindmóveis, Cleberton Ferri, sinaliza que o fomento às exportações é um dos pilares que a entidade considera estratégicos para a competitividade das indústrias. “Entendemos que o setor moveleiro brasileiro se beneficia da internacionalização. Por isso, levamos essa diretriz à Movelsul”, explica. Além de realizar ações para atração de importadores, a entidade ofereceu o Lounge Internacional Movelsul – espaço onde os visitantes estrangeiros puderam descansar, negociar e realizar networking. Jantares de relacionamento e visitas a fábricas locais complementaram as experiências no principal polo moveleiro do Brasil.

 

A paraguaia Nilda Fleitas salienta a grandeza da feira e as imersões em indústrias. “Queremos oferecer aos nossos clientes diversidade, qualidade e bom preço. É o que estou encontrando. Muitas opções e muito boa qualidade. Estivemos em umas fábricas também. Desde o início, pudemos experimentar o que está sendo apresentado aqui”, relata.

 

Os 10 países estrangeiros que mais visitaram a Movelsul Brasil 2025 foram: Argentina, Uruguai, Chile, Equador, Paraguai, Estados Unidos, República Dominicana, Colômbia, Sri Lanka e Peru.

 

PROJETOS QUE MARCARAM A 24ª MOVELSUL BRASIL

A mostra do 26º Prêmio Salão Design – mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário, realizada desde 1988 pelo Sindmóveis, foi maior, com 87 produtos finalistas e premiados. Já a mostra Design da Imigração apresentou 45 itens históricos produzidos por imigrantes italianos e alemães entre o final do século 19 e o início do século 20. Essas peças integram o acervo do casal de arquitetos Tina e Calito Azevedo Moura. Uma Tiny House (mini casa) sustentável com 45m² de área construída também chamou a atenção dos visitantes. Para completar, duas arenas de conteúdo reuniram palestras com profissionais renomados e cases de expositores e parceiros.

 

Realização da Movelsul Brasil: Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves

Patrocínio da Movelsul Brasil: Banrisul, Sayerlack, Sebrae, Sicredi e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves

Patrocínio do Movelsul Conecta: Sayerlack, Cinex, Obispa e Atria

Patrocínio da mostra Design da Imigração: Fundação Todeschini

Patrocínio do Prêmio Salão Design: Duratex e Interprint (Master), Akeo (Standard) e Renna (Especial)