Trata-se do PERTENCE EXPERIENCE, um serviço piloto com foco no desenvolvimento da autonomia e independência de pessoas com deficiência com o requinte de um eco resort
Prestes a completar 12 anos de história, o Pertence, clube social porto-alegrense, acaba de lançar um novo serviço, desta vez em parceria com o Vila Ventura Eco Resort. Trata-se do PERTENCE EXPERIENCE, um treinamento de imersão dedicado à experiência de morar sozinho para pessoas com deficiência, com foco no desenvolvimento da autonomia e a tomada de decisão na vida adulta, com o requinte de um eco resort.
O novo serviço busca fornecer uma estadia acessível e adaptada para pessoas com deficiência, garantindo conforto, comodidade e segurança. O hotel Vila Ventura, conhecido por sua excelência em hospitalidade e serviços personalizados, agora se torna um destino ainda mais inclusivo e receptivo a todos os visitantes.
A primeira experiência acontece no dia 15 de julho, um sábado, com vagas já esgotadas. Serão 21 jovens vivendo 24 horas de atividades da vida diária de um jeito que só o Pertence sabe proporcionar em um meio de hospedagem localizado em Viamão, poucos minutos do centro de Porto Alegre. Informações e reservas para a edição de agosto já podem ser obtidos através do fone (51) 991769191.
“Olhamos para o futuro fazendo o que é preciso agora”, explica o presidente do Pertence, Victor Freiberg. Conforme ele, o clube percebeu com o passar do tempo que a grande preocupação dos pais não é com o hoje, mas sim com o futuro dos jovens. Os pais se perguntam, como vai ser? Como meu filho vai se virar sozinho? Então o Pertence trouxe o futuro para o presente”.
“Evoluímos o modelo de negócio”, complementa Sara Singer, idealizadora do Pertence, que em agosto completa 80 anos. Lá no início, o projeto era pensado em um residencial, mas ao longo dos anos mudamos a estratégia para um lado de experiência, pois tem tudo a ver com a missão do Clube, que é criar experiências memoráveis e proporcionar o sentimento de pertencer às pessoas com deficiência.
“Esta primeira etapa será bem dinâmica, com treinamentos efetivos que durarão 24 horas. Na sequência, iremos aumentar a quantidade de dias e de tempo”, explica Freiberg. A ideia é oferecer um final de semana em agosto, depois uma semana em setembro, quem sabe, até um mês nas férias de verão.
Atualmente, o serviço é exclusivo para membros do Clube que estavam ansiosos por este projeto. Muitos deles despertaram para o desejo de morar sozinho e contribuíram com ideias para a realização do Pertence Experience. As próximas edições serão abertas para pessoas que não são membros do clube.
Moradia Independente
Além de incentivar a tomada de decisão, o Pertence Experience é uma oportunidade para jovens adultos com deficiência vivenciar o dia-dia de quem mora sozinho. As vivências proporcionadas pelo projeto, acabam influenciando no dia-dia dos participantes. Durante a estadia, poderão aprender a viver sozinhos com autonomia e independência, aliados à vantagem de estarem afastados, mas perto de suas casas.
O espaço oferece, também, clima de sítio/fazenda, com muita natureza e programas ao ar livre. Sem contar a estrutura de segurança, recepção, portaria, gastronomia, atividades de lazer e interação com pessoas sem deficiência hospedadas no hotel.
Inclusão no setor hoteleiro
Ao comentar sobre a parceria, Victor Freiberg expressou sua satisfação e entusiasmo: “Estamos muito orgulhosos em nos unir ao hotel Vila Ventura para lançar esse novo serviço para PCDs, um hotel que já respira inclusão de forma natural. Acreditamos firmemente na importância da inclusão e acessibilidade, e essa parceria nos permite levar esses valores adiante, oferecendo uma experiência única para os hóspedes com deficiência no Rio Grande do Sul”.
O hotel Vila Ventura, localizado em Viamão, próximo à capital Porto Alegre, é reconhecido por sua bela localização, instalações de alta qualidade e atendimento excepcional. A união com o Pertence fortalece ainda mais seu compromisso em se tornar um destino de referência em acessibilidade e inclusão no setor hoteleiro.
Levando em consideração que as decisões de famílias atípicas giram em torno da Pessoa com Deficiência, porque eles escolhem lugares que acolhem e atendem às necessidades do PCD, o Pertence também buscará ampliar o rol de hotéis parceiros, garantindo treinamentos para colaboradores e equipe técnica de outros hotéis.
“Queremos mostrar para os meios de hospedagem que a inclusão é um caminho sem volta e que esse serviço é necessário e pode atrair milhares de novos clientes e turistas”, reforça Freiberg.
A parceria entre o Pertence e o hotel Vila Ventura também representa um passo significativo para melhorar a acessibilidade no turismo e oferecer experiências enriquecedoras para pessoas com deficiência. A iniciativa visa não apenas atender às necessidades práticas dos hóspedes, mas também proporcionar momentos de lazer, relaxamento e felicidade, criando memórias inesquecíveis.
“Com essa colaboração pioneira, o Pertence e o hotel Vila Ventura estão liderando o caminho para um futuro mais inclusivo e acessível, onde todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, possam desfrutar plenamente das maravilhas do turismo e da hospitalidade”, finaliza Sara.