digite os termos de busca e aperte ENTER

Oficinas gastronômicas garantem experiências que envolvem olfato e paladar

Oficinas gastronômicas, crédito divulgação Festuris

 

Quem passa pelo pavilhão Hortênsias, do Serra Park, durante o Festuris Gramado, sente diversos aromas no ar. Salmão defumado, roda de carreta e degustação de bebidas, como vinhos uruguaios, estiveram na programação da Arena Gastronômica desta sexta-feira, dia 8 de novembro, durante o primeiro dia da Feira de Negócios.

 

Uma das oficinas que mais atraiu interessados e curiosos foi com os chefs Marcilio Galeano e Lucas Caslu, do Mato Grosso do Sul. O prato chamava atenção justamente pela proteína oferecida: uma ceviche de jacaré.

 

“Queríamos impressionar, sem inventar muita coisa, mas queríamos impactar. Então trouxemos o jacaré, no estande estamos servindo piranha. Viemos falar de comida pantaneira, do Cerrado, da nossa região que tem muita influência paraguaia, colombiana, japonesa”, revela Lucas.

 

A escolha da carne de jacaré vem a partir de ser uma opção trabalhada de forma frequente na região do MS. “No Estado, na região de Miranda, no Pantanal, tem o maior frigorífico de jacaré do mundo. É criado lá e abatido lá. Ele não fica muito grande, em torno de 2 quilos, porque não garante mais carne. E a carne de jacaré a gente brinca que é um frango que nada, a textura fica entre um frango e peixe, não tem um sabor tão forte. Estamos servindo de forma crua, mas pode ser feita como churrasco, assado de forma lenta”, explica.

 

Durante o encontro, que durou cerca de 45 minutos, houve dois sorteios: de língua de jacaré e linguiça do animal. Os chefs ainda deram dicas de como os ganhadores deveriam trabalhar os insumos que iam levar para casa.

 

Este é o terceiro ano que o chef Caslu participa do Festuris. “Cada vez a gente traz uma novidade. O povo gaúcho é muito curioso, adora gastronomia, é muito educado. Acho que nunca recebemos uma queixa. Quando a gente fazia o macarrão de comitiva, tinha a questão de quebrar o macarrão, tinha muito italianos, dizíamos para fechar os olhos e não ver”, brinca o profissional.

 

Após o preparo da guarnição, o público presente teve a oportunidade de experimentar.

 

O Espaço Food & Drinks ainda conta com estandes de alimentos do Rio Grande do Sul, que podem ser degustados, assim como uma Ilha Gastronômica. Cachaça, vinhos regionais, espumantes e até mesmo licores estão entre as opções. Ainda há os famosos queijos e doces de leite.