Empresa completa 30 anos e revitaliza seu posicionamento no mercado
A Nicola Design nasceu oficialmente em 1993 – como importadora -, embora seja resultado de um sonho iniciado nos anos 80, quando Nelson Nicola trabalhava na indústria da moda e apaixonou-se por formas, texturas e cores. O encantamento levou Nelson a pensar em um modelo de negócio que acabou se concretizando na década seguinte, quando veio a abertura e acesso do mercado brasileiro a grandes marcas internacionais. Era o início do projeto que completa 30 anos e se apresenta repaginado ao mercado.
Instalada desde março de 2022, em um pavilhão de 460m² localizado no recentemente revitalizado bairro 4º Distrito, em Porto Alegre, a Nicola Design ganhou notoriedade e vem se transformando em referência do design de interiores no sul do Brasil.
Há cerca de três anos, Ângela Nicola, irmã de Nelson, se aliou ao projeto e juntos promoveram e consolidaram a transformação. Do formato de importadora a showroom, e agora loja, a Nicola Design oferece aos clientes centenas de itens catalogados em 34 marcas do mais moderno design nacional e internacional.
Na loja – preparada para encantar o consumidor final e arquitetos – os clientes têm acesso a uma completa curadoria em design, além da opção de escolher peças icônicas, como as da Escola Bauhaus e seus seguidores, além de outras importantes marcas. Para manter os clientes sempre conectados com as inovações dos principais mercados europeus, os irmãos Nicola buscam as tendências nas feiras internacionais. Recentemente Ângela participou do Il Salone Milano 2023 e trouxe novidades que já estão disponíveis aos gaúchos. Tudo está reunido em um espaço industrial onde a arte e a arquitetura se mesclaram, sob o olhar do arquiteto Francisco Pinto. “Acreditamos que as intervenções têm que provocar sensorialmente mais que a simples estética: devem levar o usuário a vivenciar uma experiência inusitada e inspiradora. Entendemos que o projeto da Nicola foi exitoso neste sentido”, afirma Pinto.
E essa experiência é vivida na Nicola Design, onde os clientes podem também se fascinar, por exemplo, com uma poltrona Spun que roda como pião ou a cadeira Nemo, no formato de um rosto, ou ainda peças como mantas e almofadas produzidas através do artesanato sustentável da Pia Laus, ou mesmo o minimalista sofá Linie, desenhado pelo arquiteto Daniel Wilges. Sem contar a luminária Tizio em edição especial e limitada criada pelo alemão Richard Sapper.
De acordo com Nelson a empresa oferece a personalização de projetos com a apresentação de soluções para os mercados residencial e corporativo. São produtos onde tecnologia e sustentabilidade se sobrepõem propiciando conforto, beleza, funcionalidade, performance e atemporalidade com desenhos originais e inovadores.
ESPAÇO PARA DEBATER A ARQUITETURA E DESIGN
O contato frequente com artistas e profissionais da área – através de eventos, exposições culturais e artísticas no empreendimento – estimula a pesquisa de novas marcas, soluções e conceitos. Dentro desta ideia, Ângela e Nelson criaram o Nicola Talk, um projeto onde profissionais convidados poderão trocar ideias e debater sobre o que está movendo o mundo do design. O primeiro será promovido no dia 7 de junho (quarta-feira) e contará com a presença de Tannara Hannich, da Pia Laus, e Elândia Thiago, CEO da OEG Design, além da professora da ESPM, Madeleine Müller, que debaterão sobre Como Crescer com Sustentabilidade. “Temos certeza de que os convidados sairão daqui com insights fantásticos que resultarão do debate destas três feras”, antecipa Ângela Nicola.