Arquiteto homenageado pela Dell Anno vai receber o livro de presenças da mostra itinerante, com mensagens de 500 admiradores de diversas cidades do Brasil
Foi com muita emoção que a Exposição Singular, iniciativa da marca brasileira de móveis planejados Dell Anno, chegou a seu último destino, a cidade do Porto, em Portugal, onde vive o homenageado Álvaro Siza, nesta terça-feira (27). Mesmo sem a presença do arquiteto português, que acaba de completar 90 anos com uma intensa agenda de atividades, cerca de uma centena de pessoas esteve na Dell Anno Porto para prestigiá-lo. Entre elas, estavam o cineasta Augusto Custódio, que dirigiu o documentário ‘Siza’; o diretor de Marketing da Dell Anno, Edson Busin; e a responsável pela loja, Amanda Baumruck.
A mostra itinerante, que fica em cartaz na unidade até o final de julho, traz fotos da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, única obra de Siza no Brasil. As imagens foram produzidas exclusivamente para a Dell Anno, e frases do arquiteto complementam a experiência sensorial. Como, por exemplo: “O que nós designamos por poético, no fundo vem disso. Essa capacidade de relacionar tudo. A base do que vem a ser o trabalho do arquiteto está na sua capacidade e possibilidade de ver, e o treino do ver. Não é o olhar, é ver”.
Foi justamente em Porto Alegre que começou a jornada “de Porto a Porto” da Exposição Singular, que se encerra agora, após passar por diversas cidades brasileiras com presença da marca. Ao longo dessa trajetória, o livro de presenças da mostra recebeu cerca de 500 mensagens, de arquitetos, decoradores e admiradores da obra de Siza. Esse registro foi o presente da Dell Anno por seus 90 anos, celebrados no último dia 25. Representando Siza, Custódio recebeu o livro das mãos de Busin.
“É uma honra ter em nosso país um projeto de Siza, e ter registrado imagens do mobiliário Dell Anno no espetacular prédio da Fundação Iberê Camargo. O resultado é a Exposição Singular, que cruzou o Brasil, de Porto Alegre a Manaus, e o oceano, até chegar aqui, no Porto, cidade de Siza. Reforçando assim também a estreita relação entre Brasil e Portugal. Dividimos a mesma língua, costumes e a admiração pela arte e a arquitetura dos grandes mestres, o que se traduz nesta mostra”, pontuou o executivo.
Campanha Singular
A campanha Singular da Dell Anno estabeleceu um paralelo com a obra sublime de Siza, ao mesmo tempo em que homenageava seu legado de simplicidade e sofisticação, que lhe rende reconhecimento a nível mundial e o torna grande influência arquitetônica da atualidade. Referência internacional em arquitetura contemporânea, o prédio da Fundação Iberê Camargo está sob a base de uma escarpa que abriga resquícios de Mata Atlântica originária, e possui obras do artista que dá nome à instituição. A pedra fundamental contém um pincel mergulhado em cimento, que simbolicamente sustenta a obra de Siza, instrumento do qual Iberê expressou a sua arte. A Exposição Singular traz um pouco das linhas retas, curvas simétricas/assimétricas e encaixes projetados sobre estrutura de concreto branco, uma mistura adquirida com pedras.
As imagens da mostra traduzem o interesse de Siza pela escultura, marca registrada nos seus projetos, que assumem essa qualidade nas formas e na luz que projeta e molda. Nesse diálogo se estabelece a sintonia da Dell Anno com os valores do trabalho do arquiteto, bem como no uso recorrente de pedras, que conecta com a própria região de origem da marca, em Bento Gonçalves (RS/Brasil), onde o solo de pedra basáltica é abundante e amplamente utilizado na arquitetura.
Indo além na homenagem, a Dell Anno traduziu em produto essa referência, apresentando a coleção Mimesis, que incorpora as superfícies Dekton, um produto carbon neutral desenvolvido pelo Grupo Cosentino. Évora Mimesis, de tonalidade branca, e Porto Mimesis, de tonalidade cinza, são as superfícies apresentadas pela campanha Singular, onde a pedra torna-se solução para o mobiliário. Os produtos estão conectados com a assinatura mais característica do trabalho de Álvaro Siza, que explora amplamente o uso desse material na conexão da arquitetura com a natureza.
Serviço:
Exposição Singular Porto
Visitação: até 31 de julho, de segundas a sextas-feiras, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 13h
Onde: Dell Anno Porto (R. João de Barros 86, Porto, Portugal)
Ficha Técnica
Exposição SINGULAR
Prédio: Fundação Iberê Camargo – Porto Alegre
Arquitetura: Álvaro Siza
Criação: Rodrigo Silva e equipe de Marketing Dell Anno
Galerista responsável: Thiago Araújo
Fotografias: Roberto Majola para Dell Anno
Vernissage/Design Talk: Beth Venzon
Assessoria de imprensa: Moglia – Comunicação Corporativa
Hotsite: www.dellanno.com.br/exposicaosingular
Sobre Álvaro Siza
Álvaro Siza é um dos grandes nomes mundiais da arquitetura e urbanismo modernos e um dos mais importantes profissionais de Portugal. Próximo de completar 90 anos, tem sua assinatura em obras de todo o mundo, tendo entregue o seu primeiro projeto arquitetónico em 1954, antes mesmo da conclusão dos estudos na Escola de Belas Artes da Universidade do Porto, desenvolvendo quatro casas em Matosinhos, a sua cidade-natal. No seu currículo, teve a oportunidade de trabalhar com o arquiteto Fernando Távora.
Arquiteto e professor apaixonado, coleciona passagens por instituições como Harvard, Universidade dos Andes, Politécnica de Lausanne e Universidade do Porto, onde leciona desde 1966 até hoje. Em 1992 alcançou o prémio máxima da arquitetura – o Prêmio Pritzker. No Brasil, a sua grande obra é o prédio da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, projeto que foi vencedor do Troféu Leão de Ouro da 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e ganhou o Mies Crown Hall Americas Prize (2014).
Sobre a Dell Anno
A Dell Anno é uma das mais reconhecidas marcas de móveis do Brasil, referência de estilo, sofisticação e bom gosto. Os seus móveis são produzidos há 37 anos pela Unicasa Móveis, num dos maiores e mais modernos parques industriais da América Latina – são mais de 50 mil m² situados na Serra Gaúcha, principal polo da indústria de mobiliário do país. A empresa é, atualmente, a única neste segmento listada na Bolsa de Valores de São Paulo, processo iniciado em 2012, que implica o máximo compromisso com o profissionalismo e transparência.
No seu DNA, a Dell Anno carrega a cultura da alta tecnologia, agregando diferenciais de fábrica e maquinário alemão de ponta, como uma linha de pintura robotizada de lacas e uma linha de produção flexível, com possibilidade de oferecer variações milimétricas nas medidas de peças e assim adequar os projetos a diferentes particularidades. Os produtos são pensados por uma equipa própria de arquitetura e design, sempre em sintonia com os principais movimentos de comportamento e design ao redor do mundo.
A Dell Anno é voltada a um público exigente. O seu posicionamento está estrategicamente identificado com a união entre a moda, arquitetura e arte, traduzida no Home Styling, o conceito de “vestir a casa”. Posicionamento que culminou, ao longo de sua trajetória, em parcerias com renomados estilistas assinando superfícies exclusivas, como Reinaldo Lourenço, Animale, Pedro Lourenço, Glória Coelho e Isabela Capeto.
Sendo uma marca diferente, ultrapassa as questões de forma e funcionalidade para “fazer com que a moradia seja a extensão do estilo de vida das pessoas”, afirma Edson Busin, diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento da Dell Anno.
Sobre o Grupo Cosentino
O Grupo Cosentino é uma empresa familiar espanhola global que produz e distribui superfícies inovadoras de alto valor para o mundo da arquitetura e design. Como empresa líder, junto com os seus clientes e parceiros, imagina e antecipa soluções que proporcionem design, valor e inspirem a vida das pessoas. Este objetivo é possível graças a marcas pioneiras e líderes nos seus respectivos segmentos como Silestone®, Dekton® ou Sensa by Cosentino, superfícies inovadoras que permitem a criação de ambientes e designs únicos para o lar e espaços públicos.
O Grupo Cosentino distribui os seus produtos e marcas em mais de 110 países a partir de sua sede em Almería (Espanha). Atualmente, a multinacional está presente em 40 países, e opera através dos seus Cosentino Centers e Cities próprios em 30 deles. A multinacional possui oito fábricas de produção (sete em Almeria/Espanha e uma no Brasil), um Centro Logístico Inteligente em Espanha e mais de 140 instalações comerciais e de distribuição em todo o mundo. Em Portugal dispõe de dois centros de exposição, armazenamento e logística, situados em Lisboa e no Porto, e um showroom Cosentino City situado em Lisboa.