digite os termos de busca e aperte ENTER

Motta Arquitetura lança Espaço Inclusivo na CASACOR RS 2025

Espaço Inclusivo assinado pela Motta Arquitetura inspirado no Pedro, um menino autista de 6 anos apaixonado por balonismo, crédito Jaque Pegoraro

 

Escritório apresenta projeto com design acessível e foco na neurodiversidade

 

A CASACOR Rio Grande do Sul 2025, que inicia no dia 14 de maio em Porto Alegre, será palco da estreia do Espaço Inclusivo, ambiente assinado pela Motta Arquitetura, que apresenta um olhar profundamente sensível e funcional sobre o morar. O projeto, concebido especialmente para Pedro, um menino autista de 6 anos apaixonado por balonismo, é uma tradução poética de afeto, segurança e estímulo ao desenvolvimento sensorial e emocional.

 

cama um dos destaques do dormitório

Com o objetivo de proporcionar uma experiência acolhedora e ao mesmo tempo lúdica, o ambiente apresenta soluções criativas e terapêuticas: painel sensorial, piscina de bolinhas, mesa de estudos, balão gigante cenográfico e até uma pintura de céu, transportando Pedro para um universo que é só dele. A iluminação é majoritariamente indireta, pensada para respeitar a sensibilidade sensorial, enquanto as paletas em tons claros e sóbrios reforçam a sensação de calma e bem-estar.

Detalhes lúdicos do espaço

Mais do que um ambiente, o Espaço Inclusivo propõe uma reflexão sobre design acessível, neurodiversidade e a potência da arquitetura como ferramenta de cuidado. “A presença desse projeto na CASACOR reforça o compromisso da arquitetura com temáticas contemporâneas e necessárias, expandindo o conceito de beleza para incluir também funcionalidade, afeto e inclusão”, salienta Clemara Motta, fundadora da Motta Arquitetura.

 

Clemara Motta, fundadora da Motta Arquitetura.

 

Dentro do Espaço Inclusivo, também haverá uma Mostra de Artes “Flutuautismo”, com curadoria de Grazi Gadia e apoio de Eyecontact, onde o universo do personagem autista que inspirou Clemara ganha cor e asas. A exposição conta com obras de 11 artistas autistas do Brasil e de Portugal, alunos da curadora: Arthur de Olinda, Davi Ribeiro, Dudu Memoriza, Gabi Hayon, Gabi Hong, Giovanna Sgarbi, Isa Gomes, Jessye Blue, Letice Santiago, Lyz Pink e Mary Gomes. “Cada obra é um voo que interpreta os sonhos de Pedrinho e dos próprios artistas”, afirma Gadia.

 

O Espaço, que conta ainda com o apoio do Instituto Colo de Mãe, poderá ser conferido até o dia 13 de julho, no antigo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Os ingressos, a partir de R$76,00, já podem ser adquiridos pelo site da CasaCor RS (https://appcasacor.com.br/events/rio-grande-do-sul-2025).