digite os termos de busca e aperte ENTER

Maico Zimmer confere requintes de arte a restaurante de Gramado

Detalhes interno do projeto, crédito divulgação

 

O gramadense Maico Zimmer trilha uma merecida carreira de sucesso de designer de interiores e de fachadas há anos, entregando obras de marcante beleza, como as mais recentes: Toro Gramado, Casa da Montanha, Parador Cambará do Sul, Serra Grill, Estância Morada Valente e, há anos, o belíssimo Restaurante George III, sempre lembrado pela sua altivez.

Atualmente, o foco de Zimmer está em concluir a obra de revitalização projetada por ele para o renomado Restaurante Chama de Fogo, de Gramado. Com traços fortes da tradição gaúcha e do churrasco, o prédio está fechado e passa por uma grande transformação sob o olhar criativo de Zimmer, sempre sob a batuta dos proprietários. “O importante é compreender o que o cliente deseja e eu acredito que nesse caso eu consegui entender e trazer ao mundo aquilo que o cliente buscava para essa grande reforma do restaurante”, afirma.

O designer conta que deixou fluir o seu gosto por mesclar o estilo clássico com elementos rústicos ao desenvolver a nova fachada e interior do Restaurante Chama de Fogo. “A fachada com corten (ferro com aparência de enferrujado) deu uma pegada rústica ao projeto muito contemporâneo. Gosto de elementos que nos remetem às raízes, aos materiais essenciais como a madeira, o ferro e a pedra. Há um efeito mágico quando fazemos alusão ao que é essencial e, nesse projeto, o fogo é o mais presente, quase que o estamos reverenciando. É um projeto em que o chique e o rústico se completam, dando espaço para a vida campeira, representada de uma forma sutil”, revela o artista dos projetos.

 

Maico Zimmer, crédito divulgação

O restaurante contava com 400 metros quadrados e, a partir da reforma, terá 800 metros quadrados, com capacidade para 200 pessoas acomodadas de forma extremamente confortável. O que as pessoas podem esperar é surpreendente: um bar com madeira maciça com detalhes em couro, mobílias em estilo country mesclado com móveis contemporâneos, uso de tons bordô que remetem ao fogo e a cor marrom no tom preferido do cliente. A tradicional estátua do Laçador, um dos principais símbolos do homem gaúcho e que está exposta na capital gaúcha, foi reproduzida a mão pelo artista Alejandro Arnutti, dedicado à arte focada nas tradições gaúchas, e promete ser um dos elementos mais impactantes do ambiente interior.

 

A casa conta com dois bares, um no andar inferior, junto à recepção, e o outro no segundo andar. Esse último foi totalmente reaproveitado por ser um local apreciado pelo público tradicional do restaurante. Antes da reforma, ele ficava logo na entrada do restaurante e o objetivo foi manter o seu conceito, apenas com uma nova definição de aproveitamento e operacionalização.

 

O restaurante apresenta um deck coberto bastante espaçoso, com ares de imponência. Essa estrutura em aço foi pensada para ser confortável e para ser utilizada por pessoas que desejam fumar charutos ou mesmo deixar seus animais de estimação em espaço criado especialmente para eles.  A escadaria conta com um lustre formado por pequenas luminárias em formato de chama que acompanha o cliente conforme ele sobe ao andar superior. É um detalhe singular. Outro elemento decorativo da escadaria é uma peça esculpida de 5,5 metros de altura em madeira maciça em forma de chama.

 

O teto é lembra labaredas de fogo, com corten (ferro com aparência de enferrujado), luzes e tons terrosos numa composição única. O restaurante também conta com uma sala exclusiva, para reuniões privativas, eventos de pequeno porte.

 

Restaurante George III – da Inglaterra para Gramado

 

Zimmer surpreendeu com o seu projeto executado há alguns anos, com inspiração na decoração do Palácio de Buckingham transportada para o Restaurante George III. O designer tem essa facilidade de transitar entre os vários estilos, dependendo do desejo do cliente, o que faz dele um dos mais versáteis desenhistas de projetos temáticos, o que combina amplamente com a cidade natal, Gramado, um dos destinos mais desejados do turista brasileiro, justamente pela pluralidade de atrações. Maico leva para os seus clientes o que aprende em seus cursos. Para projetar a nova decoração do Hotel Quinta das Videiras (Casa do Porto), localizado na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, ele fez uma especialização no Hotel Ritz, em Paris. “Passei dias inteiros visitando as acomodações e as áreas técnicas do hotel. Sempre com o foco em técnicas de decoração”, conta ele, destacando que o objetivo foi uma vivência in loco dos bastidores. Ele teve a oportunidade de conhecer as famosas suítes Impériale, Coco Chanel, Windsor, entre outras. São muitas e com decorações distintas.