
Hansmann Fotografia -Espaço Universos
O estabelecimento traz conceito e referências europeias para a capital
Arte, gastronomia e arquitetura fazem parte da proposta da Universos, um novo conceito de livraria, espaço de vinhos e cafeteria que abrirá as portas no dia 03 de setembro, no bairro Três Figueiras. O espaço foi criado por Rosi DÁgostin para inspirar conversas, conhecimento, encontros e descobertas.
Instalada em uma residência da década de 1970, com projeto é assinado pela arquiteta Ana Freitas, do escritório ADI Arquitetura, a Universos surge como um espaço multifuncional inédito com cerca de 500 m². “O projeto foi distribuído em três pavimentos, contemplando livraria, adega para vinhos, cafeteria – com área interna e externa coberta -, áreas administrativas, de serviços e estacionamento”, explica a arquiteta. Apesar de revitalizada, a casa seguiu um projeto que preservou boa parte da planta original com o propósito de manter viva a história do local, reformulando apenas a sua finalidade.
Um exemplo disso é a sala de estar que manteve pisos e lareira originais, removendo apenas algumas paredes para dar mais fluidez ao espaço. Da mesma forma, a escadaria original revestida em madeira maciça, bem como os azulejos característicos da época em que a casa foi construída.

Hansmann Fotografia -Espaço Universos
Conceito arquitetônico
“Partimos da premissa de um local onde múltiplas atividades possam coexistir”, comenta Ana Freitas. Para transmitir esse conceito através da arquitetura, era preciso pensar em espaços amplos e um mobiliário que proporcionasse conforto ao visitante, convidando-o a apreciar não apenas os produtos, mas também o espaço como uma experiência completa.
Essas sensações são traduzidas através da composição dos tons escolhidos para a decoração, desde a disposição dos livros nas diferentes estantes que forram as paredes até a iluminação – ora focal, ora difusa. “Essa última se destaca pelos planos de tela tensionada utilizados nos ambientes da livraria, lavabo e café, que remetem à luz solar e promovem a sensação de bem-estar”, complementa.
Como surgiu
O novo espaço localizado do bairro Três Figueiras é fruto das vivências e inspirações de Rosi DÁgostin. Apesar das viagens pelo mundo terem a inspirado para a criação da Universos, o projeto carrega muito das memórias afetivas. “Eu adorava um café que funcionava na garagem de um casal francês perto da escola. Me sentia em casa ali. Aquele acolhimento me marcou profundamente e me fez pensar: e se eu criasse algo assim?”, relembra Rosi. Próximo ao café, havia também uma pequena livraria, e a fusão desses dois ambientes ficou gravada em sua memória. Com o tempo se somou a lembrança do aprendizado com a mãe e o irmão do prazer em apreciar um vinho. Anos depois, a ideia começou a tomar forma durante uma visita à livraria Gibert, em Paris. Para a Universos, Rosi decidiu dar destaque aos livros, colocando-os no centro do espaço e reafirmando sua relevância em tempos em que precisam dividir espaço com o digital.
Disposição dos ambientes
O novo estabelecimento recebe o público pelo andar térreo, onde estantes de livros dividem espaço com áreas convidativas para leitura e convivência. A partir dali, uma escadaria leva ao pavimento inferior, onde a livraria continua e se integra a ambientes de contemplação e ao jardim.
Na área externa, o visitante encontra um lounge coberto por uma estrutura sinuosa e escultural, inspirada nas criações do arquiteto paulista Artacho Jurado. Com curvas e aberturas que criam movimento. A cobertura metálica garante amplitude, leveza e integração visual entre os espaços, conduzindo naturalmente ao café. Situado em ambiente interno, o café mantém conexão com o verde do jardim, criando um clima acolhedor.
O projeto também ressignificou elementos originais da casa. A antiga piscina foi coberta e deu lugar a uma adega, com capacidade para vinhos e espumantes, preservando no mesmo ambiente uma fonte revestida com os azulejos azuis originais. Essa combinação de memória e contemporaneidade traduz o espírito do espaço.
Por fim, uma escadaria externa conecta o café diretamente à garagem, garantindo acesso independente e permitindo que funcione mesmo fora do horário da livraria — um recurso que amplia a versatilidade de uso e a vocação cultural do local.
Funcionamento
O funcionamento será de segunda a sábado, das 9h30 às 19h30, sendo que o café abrirá mais cedo, às 7h30, com acesso lateral — pensado especialmente para o público que deseja iniciar o dia com tranquilidade e qualidade.
A Universos chega para ocupar uma lacuna no cenário cultural e gastronômico da cidade. “Nosso símbolo é o infinito, porque acreditamos nessas conexões sem fim entre mundos, sensações, ideias, saberes e pessoas. Tudo aqui foi pensado para despertar curiosidade, conhecimento, acolher e inspirar”, completa Rosi.
SERVIÇO – Livraria Universos
Data de abertura: 03 de setembro de 2025
Funcionamento: De segunda-feira a sábado
Horário: Das 9h30 às 19h30
Horário cafeteria: das 7h30 às 19h30 (com acesso pela lateral)
Endereço: Alameda Eduardo Guimarães, 100 – Bairro Três Figueiras, Porto Alegre, RS
Mais informações: @universos_digital