digite os termos de busca e aperte ENTER

LIÇÕES DE FENG SHUI PARA SUA CASA

Sala de Estar, Divulgação

Dicas especiais para deixar sua casa e você mais feliz

 A pandemia trouxe diversas mudanças na vida das pessoas e na forma de viver. A casa, antes habitada pelas famílias para dormir, deixou de ser coadjuvante. Assumindo importante papel na história, em meio ao isolamento social. São inúmeras transformações que seguem passando por um processo de adaptabilidade. Novas realidades sociais e psicológicas, regem a forma de conviver em comunidade. E novas aprendizagens e informações são oportunizadas. Uma delas, se não a mais importante, é o autoconhecimento. E é nesse sentido que a casa se tornou mais que um porto seguro. Começamos visualizá-la com um novo olhar e relevância. Colocando a casa num novo patamar de representatividade para o processo da felicidade, do convício e da proteção familiar.

Diante deste novo contexto, a equipe do Estância Decor RS, foi buscar dicas sobre o Feng Shui. E de que forma podemos aplicá-lo, especialmente agora com achegada do fim de ano.

Nossa convidada foi a empresária especialista no assunto Camila Quinteros, com mais de 10 anos de atuação no mercado brasileiro. A profissional, acumula conhecimentos no mundo da metafísica chinesa. Sua técnica autoral é oriunda da análise de dados. Que tem como base os 5 elementos da natureza: terra, água, fogo, madeira, metal. Tais princípios, estão em sintonia com os estudos das escolas tradicionais como Bazhai, Xuan Kong Fei Xing, Xing Shi Pai, Bazi, Numerologia Chinesa e I Ching.

 

Camila Quinteros, Créditos: Déia Machado Fotografia

 

Camila, que é proprietária da Miacasa Feng Shui, explica que suas análises e consultorias nas residências particulares ou comerciais são pessoais e reservadas. Mediante a feedback via contrato.

“Estamos mexendo com as energias das pessoas que na casa habitam. O objetivo de quem procura esse serviço é promover a interação e o equilíbrio das pessoas para com a casa e vice-versa, com o objetivo único da busca da felicidade e prosperidade”, destaca a consultora.

 

O significado do Feng Shui

Para Quinteros, o Feng Shui é uma técnica milenar chinesa de alinhamento da energia do homem com a sua Casa. “Existe toda uma arte, um cuidado com os ambientes e com a terra. A aplicação das ferramentas do Feng Shui e seus princípios de maneira geral, permitem a melhora da qualidade de vida das pessoas”, explica ela.

E como isso é possível? Do estudo de como a energia circula no interior da casa, e de que forma pode estar afetando a vida dos moradores. Com o fluxo correto, é possível alterar, potencializar, minimizar ou controlar o Chi (energia), gerando resultados positivos, melhorando a harmonia, saúde e bem-estar. Os ajustes são feitos com a representação dos 5 elementos nos seus lugares corretos, através de cores, formas, plantas, flores, disposição das peças do mobiliário, entre outros.

 

Dicas especiais para equilibrar a energia da sua casa!

 

  1. DESTRALHAMENTO DA CASA

Por mais que pareça simples está entre as principais premissas deste trabalho. Uma boa limpeza física e o destralhamento da casa levantam a energia. Esse ato de limpar, organizar e se desfazer de objetos e roupas, que não usam mais contribui para abrir espaços para que as mudanças aconteçam. A energia precisa circular. Estar ativa no ambiente.

Sugestão: encaminhe para a doação os objetos em bom estado e para a reciclagem aqueles que não podem ser consertados. Lembre-se, de que os objetos de sua casa, devem ser práticos, funcionais e facilitar o dia a dia! O que não nos serve mais, pode ser sob medida para alguém.

  1. DEIXE A ENERGIA FLUIR

Isso mesmo! Arejar os ambientes – abrir portas e janelas, por duas horas no mínimo, ao longo do dia, irá facilitar a nossa vida. A incidência de sol no ambiente também é importante.

Trocar os objetos decorativos de lugar. Ressignificar o que já dispõe e experimentar em lugares diferentes. Dar uma repaginada nos ambientes, é um ato de promoção do movimento da energia. A recomendação é fazer isso, com no mínimo 27 objetos.

Reparos em geral na casa são necessários. lâmpadas queimadas, goteiras, vazamentos, mofos precisam serem resolvidos. Busque não deixar para depois isso. Ache tempo e resolva!

  1. SALA DE ESTAR

A sala de estar é um grande centro energético – O coração da casa que distribui energia para todos os outros ambientes. A sala desarrumada, bagunçada, com objetos quebrados ou estragados reflete diretamente em todos os aspectos da vida. Este ambiente deve estar muito bem equilibrado para devolver esta qualidade para a casa.

Os sofás devem receber quem entra no local – ou seja, uma sala que tem os sofás de “costas” para quem chega no ambiente não demonstra receptividade. Coloque-os, sempre de frente para a porta de entrada.

Mantenha uma boa circulação entre os móveis. Esta disposição de mobiliários precisa favorecer uma boa conversa.

Evite iluminação com lâmpadas brancas – elas debilitam o sistema imunológico e não deixam o ambiente acolhedor. Use e abuse de abajur e iluminação indireta, para valorizar a sala com lâmpadas de luz quente (ou com espectro solar na cor “amarelo”).

  1. QUARTO DE DORMIR

O quarto de dormir é um dos cômodos mais importantes: a qualidade do sono é vital para nossa saúde e relacionamentos. Uma atmosfera de leveza nesse espaço, possibilita um sono mais tranquilo. 

Em tempos de home office, evite material de estudo e/ou trabalho no quarto. Se não for possível, pelo menos mantenha esse material a uma distância da cabeceira da cama. O quarto é local de descanso e reposição energética e precisa ter uma atmosfera calma e tranquila.

Está diretamente relacionado às nossas emoções e nossa cabeça, por isso, o cuidado com este ambiente. Mantenha-o sempre organizado, limpo e energizado. Opte por tonalidades claras, cortinas leves, tapetes e abajures para dar um toque especial e proporcionar o relaxamento e o desligamento do mundo externo.

  1. HOME OFFICE

No home office procure não se sentar de costas para portas e janelas. O ideal é ter o maior campo de visão possível do ambiente. Escolha cadeiras com encosto alto para proteção.

Bagunça na mesa é igual ideias desorganizadas – cuidado! 

  1. COZINHA

É o grande centro de nutrição de uma casa, considerada “sagrada” por ser o local onde o alimento é transformado para nutrir o corpo e também o nosso espírito.

A arte de cozinhar é um ritual importantíssimo para estreitar laços, demonstrar nossa afetividade e incrementar laços afetivos, por isso a cozinha tornou-se durante a pandemia um dos espaços mais importantes de uma casa. Organize armários e gavetas, livre-se de excessos e mantenha sempre limpa.

  1. BANHEIRO

O banheiro é considerado um local de meditação: muitas vezes na Casa é neste local que podemos ficar sozinhos (sem ser incomodados), permitindo maior concentração e reflexão.

Para muitas pessoas é no banho que acontecem os “insights”. Use livros para estimular essa reflexão e inspiração!

  1. O PODER DAS CORES

Mudar a cor das paredes reconfigura totalmente o ambiente. Elas guardam memórias e com a pintura conseguimos renovar a energia dos espaços.

BRANCO: É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente. Muito cuidado quando o branco aparece em demasia, pois, nos passa uma sensação de infinito, frieza, vazio e hostilidade.

VERDE: Para casas que abrigam pessoas com problemas de saúde, o verde é uma ótima opção, pois trabalha a cura.

VIOLETA: Traz tranquilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.

LARANJA: Em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que objetiva estimular o diálogo, como sala de visitas, jantar e cozinha. Em excesso, pode provocar conversas demais e até rebeldia. Pode ativar o ‘apetite” em áreas de refeições.

VERMELHO: Muita atenção em seu uso, por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exótico.

AZUL: É uma cor calmante e traz tranquilidade aos ambientes. Deve-se tomar muito cuidado em locais, cujas paredes são pintadas de azul claro, pois pode provocar sono em excesso. Para quem é muito agitado, é uma boa opção.

AMARELO: É a cor da luz, da alegria, estimula as atividades mentais e abre o apetite. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados ou confusos.

PRETO E CINZA: Usados em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um “efeito especial “na decoração.

  1. FLORES E PLANTAS NO FENG SHUI

Plantas e flores naturais são sempre bem vindas. Elas têm a propriedade de elevar e transmutar a energia dos ambientes. Aqui coloco dicas de flores mais indicadas para interiores pelas suas propriedades energéticas.

Rosas – As rosas despertam sentimentos de amor. Trazem vitalidade, vivacidade e dissipa medos (rosas amarelas). Emitem vibração de amor sensual, trazem sensualidade e poder de atração sexual (rosas vermelhas). Acalmam, purificam e tranquilizam (rosas brancas). Trazem paciência, harmonia e calma para as preocupações (rosas, rosas).

Jasmim – trazem sorte, alegria, prosperidade. É afrodisíaca e antidepressiva.  Ótima para ambientes onde pairam a tristeza e a melancolia, pois traz otimismo.

Margarida – alegre e festiva, iluminam o ambiente.

Gérbera – flores da alegria. Trazem renovação do ambiente. Ótima para atrair fertilidade e criatividade.

Lírio Branco – flor espiritual. Evoca a consciência do divino e a receptividade da alma.

  1. CONEXÃO COM O AGORA

Crie rotinas, faça uma lista daquilo que quer mudar, consertar, comprar, etc.

Não esqueça seus planos de Vida por causa da pandemia. Apenas reavalie os prazos. Não deixe de sonhar!

Agradecimentos diários pelo que já possui, pelo que sente, por suas vivências e pelo que sonha adquirir e conquistar. Abençoe sua casa ao acordar, ao chegar, durante suas rotinas domésticas, enfim, trate-a como “um ser vivo”.

Escute boas músicas, mantras, faça orações, observe o que é falado em casa, quais os assuntos mais debatidos, o que é assistido na Tv… Isso influencia a energia tanto da casa como pessoal.

Sempre que possível, faça você mesmo as mudanças, limpezas, organizações, colocando sua energia, criatividade e intuição e procurando estar atento e presente para perceber a energia do Agora.

Tudo na vida sempre tem o lado bom!  Estamos nos reconectando com nossa casa e nossa verdadeira essência.” afirma, Camila.

Então, o que você precisa para fazer a consultoria em Feng Shui? Simples, a planta baixa do imóvel em escala e o ano da construção do imóvel.

 

Sobre Camila Quinteros

A partir da análise destes dados, Camila apresenta ao cliente uma matriz de soluções através de um laudo completo com os ajustes necessários, baseado nos elementos e da colocação de suas representações (formas e cores) aplicadas de forma correta no imóvel.

Mais informações em

@ miacasafengshui

www.miacasafengshui.com.br

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *