digite os termos de busca e aperte ENTER

Heberth Sobral é destaque em Casa Vogue de julho

crédito de Wesley Diego Emes

 

Conhecido por suas criações com bonecos Playmobil, artista plástico imprime cores e humor a seu novo apartamento, no Rio de Janeiro

Pela primeira vez em 38 anos, Heberth Sobral convive com as cores vibrantes de suas criações no ambiente doméstico: uma arte que “comunica com todo tipo de público”, mas que ainda não tinha decorado seu próprio lar. Mineiro, criado na periferia do Rio de Janeiro, o artista mudou-se para um apartamento de 75 m2, na Urca, mostrado no ‘Em casa com’ da edição de julho de Casa Vogue.

Incentivado pela namorada, a russa Asmik Kosyan, o artista montou algumas séries nas paredes da nova morada. “Eu achava estranho, costumava privilegiar trabalhos de amigos para ter em casa, mas agora tenho uma espectadora da minha prática aqui dentro”, diverte-se.

Cabelo, braço, boca e olhos dos brinquedos são os elementos que influenciam a atuação de Heberth em mídias diversas como fotografia, pintura e mobiliário urbano – ele já chegou até a flertar com a moda e o design. Tudo isso potencializado por influências que vão da Bauhaus até o simbolismo sincrético de Rubem Valentim. Foi na época de assistente no estúdio de Vik Muniz, aos 20 e poucos anos, que ele deu origem à estética com a série fotográfica Violência Não É Brincadeira, onde recriou cenas do filme Tropa de Elite, protagonizadas pelos icônicos bonecos.

Assim como a avó, os pais foram fundamentais à carreira de Hebert. A mãe, empregada doméstica que sempre se recusou a usar o elevador de serviço, e o pai, pintor, fizeram o filho acreditar desde criança que, apesar de a sociedade apontar o contrário, um garoto preto periférico podia querer tudo de bom. E assim foi.

Hoje, instalações de cipó, pinturas em madeira e azulejos que remetem à cultura portuguesa imprimem o estilo único do ex-publicitário, agora residente na zona sul do Rio de Janeiro, em seu novo lar. Antes de aterrissar na encosta do Pão de Açúcar, no entanto, os trabalhos do artista percorreram o mundo em exposições por nove países.

Confira a matéria completa em Casa Vogue de julho, disponível nas bancas e em versão digital.  

 

SERVIÇO

Revista Casa Vogue | Edição de Julho