digite os termos de busca e aperte ENTER

Harmonia entre arte e samba no carnaval dos gaúchos

Carnaval 2019

Crédito; Divulgação

Imperadores do Samba leva à avenida a história de Iberê Camargo

O Estância Decor RS esteve acompanhando os ensaios e a muamba realizada pela Imperadores do Samba. Que em 2020, traz à avenida a história de Iberê Camargo, o grande homenageado deste carnaval.

Com o tema “Iberê das águas da arte, o homem que se fez rio”, os carros e alegorias serão inspirados nos traços do artista, com a paleta de cores transcendendo o vermelho e o branco – tradicionais da agremiação. A ideia da escola é transformar o Porto Seco em uma grande exposição de arte. O grande desfile da Vermelho e Branco será no dia 7 de março, às 3h, no Complexo Cultural Porto Seco.

E no último domingo (16/02), foi realizado um ensaio técnico ao pôr do sol do Guaíba. Num dia de muito calor em Porto Alegre, o show de encerramento com a bateria completa reuniu mais de 500 pessoas levando muito samba & arte da quadra da agremiação até o centro cultural /Fundação Iberê Camargo. “É muito bom ver que hoje as culturas podem ser complementares. Por muito tempo elas foram classificadas como opostas, a cultura popular – representada pelo samba, e a cultura erudita exposta no centro cultural. É lindo ver elas juntas, numa grande manifestação multicultural em Porto Alegre”, enfatiza a musa do carnaval de 2020 da Imperadores do Samba, jornalista Letícia Pellin.

Inusitado encontro

Transformar a vida e a obra do artista em samba enredo, revela os contrastes entre os dois contextos e, ao mesmo tempo, valoriza as diferentes linguagens artísticas. Em comum, Iberê̂ e a Imperadores, têm sua origem no povo. Apesar de ele ter estudado em tradicionais escolas de arte no Brasil e na Europa, a vida cotidiana e as temáticas populares foram as principais inspirações na extensa obra do artista. Já a “escola do povo” se dedica a defender e difundir a cultura popular. Este inusitado encontro tem potencial para integrar públicos distintos e ampliar o acesso cultural entre o popular e o erudito, do carnaval à exposição.

Sobre a Escola

A Escola – A Imperadores do Samba foi fundada em 19 de janeiro de 1959 na rua Joaquim Nabuco, no bairro da Cidade Baixa. É a segunda maior vencedora do Carnaval do Grupo Especial da capital gaúcha. Suas cores são o vermelho e o branco, e seu símbolo, a coroa imperial guardada por dois leões africanos.

Para saber mais sobre a Imperadores do Samba

Acesse:

https://www.imperadoresdosamba.com.br/

Sobre o artista

Iberê Camargo (1914-1994) foi um pintor, gravador, desenhista, escritor e professor brasileiro. Conhecido pelos carretéis, pelos ciclistas e pelas figuras amorfas que ele dava o nome de “idiotas”.Ai longo de sua vida, Iberê produziu mais de sete mil obras, entre pinturas, desenhos, gravuras e guaches. É em Porto Alegre, num prédio projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza, que hoje funciona a Fundação Iberê Camargo, que reúne além de vasta produção artística, os diversos documentos que completam sua obra e registram sua trajetória, que o artista e sua esposa Maria Coussirat Camargo, tiveram o cuidado de preservar. Iberê Camargo faleceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 8 de agosto de 1994, em decorrência de um câncer de pulmão.

 

Mais detalhes sobre a vida e obras do artista em www.iberecamargo.org

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *