
crédito divulgação
A criação de uma comissão para lidar com soluções para o déficit em educação que atinge os municípios da região metropolitana, foi o tema central debatido no primeiro encontro de 2025 do Fórum de Educação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizado nesta terça-feira, 25, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A comissão será formada por seis maiores municípios com as melhores experiências, com o objetivo de apresentar em curto espaço de tempo para alternativas eficazes e eficientes para serem adotadas pelos executivos municipais da região.
“Nós somos prefeitos que defendem o interesse das crianças, então são várias iniciativas criadas, entre elas, a qualificação, o treinamento de novos diretores de escolas, que vão passar por capacitação, para que eles possam ser os melhores a conduzir cada ambiente escolar”, afirma Marcelo Maranata, presidente da Granpal e prefeito de Guaíba.
A ideia do fórum vem da necessidade de alinhar e discutir com os municípios da Associação sobre suas fragilidades, independente do município ser grande ou pequeno, todos compartilham das mesmas dificuldades e interesses, sendo o principal, a qualidade da educação e o cuidado com o aluno, que é o objetivo final.
“Precisamos cuidar do nosso professor, mas sem alunos não seremos nada. Esse cuidado é necessário com as duas partes e é isso que nós estamos propondo executar”, diz Aurelise Braun, secretária de Educação de Gravataí e eleita coordenadora do Fórum.