A mostra, com curadoria de Cézar Prestes, seguirá em cartaz até dia 25 de fevereiro, percorrendo os sessenta anos de produção artística de Tomie Ohtake, reconhecida como uma das principais expoentes do abstracionismo
Obras da artista Tomie Ohtake (Kyoto, Japão, 1913 – São Paulo, Brasil, 2015) estarão em exposição no Instituto Ling a partir de 14 de dezembro. A mostra “Tomie Ohtake: seis décadas de pintura” fica em cartaz até 25 de fevereiro de 2023, com visitação gratuita, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h.
A exposição é fruto de uma parceria do centro cultural com a Almeida & Dale Galeria de Arte, de São Paulo, e o Studio Prestes, de Porto Alegre. Com proposição curatorial assinada por Cézar Prestes, contará com uma didática cultural e histórica, apresentando obras que percorrem os sessenta anos de produção artística de Tomie.
O público poderá conferir ao todo 12 obras a óleo e tinta acrílica sobre tela, criadas de 1967 até 2013, dois anos de sua morte. “A sua apreciação leva o espectador a desfrutar de um mundo de imensa força pictórica e sensorial – mesmo que não tenha conhecido as fases anteriores da artista, atende ao chamado de sua arte”, conta Prestes. “Desde o colorido estimulante, até as superfícies com incursões pelas formas, as diferentes texturas geradas pela facilidade de colocar os materiais a serviço do talento, tudo estimula a experiência perceptiva”, completa o curador.
Sobre a artista
Tomie Ohtake (1913-2015) nasceu em Kyoto, no Japão, onde iniciou seus estudos. Em 1936, veio ao Brasil e, impedida de voltar devido ao início da Guerra do Pacífico, acabou ficando no país. Começou a pintar com quase 40 anos, incentivada pelo artista japonês Keiya Sugano. Participou de 20 Bienais Internacionais, 120 exposições individuais e quase 40 mostras coletivas, entre Brasil e exterior, além de 28 prêmios. Sua obra destaca-se tanto na pintura e na gravura quanto na escultura. Marcam ainda sua produção as mais de 30 obras públicas desenhadas na paisagem de cidades brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Entre 2009 e 2010, suas esculturas alcançaram também os jardins do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio e a província de Okinawa, no Japão. Em 2012, foi convidada pelo Mori Museum, em Tóquio, a produzir uma obra pública para o jardim da sede. Em São Paulo, dá nome a um vibrante centro cultural, o Instituto Tomie Ohtake. Em 2013, Tomie Ohtake chegou aos 100 anos, comemorados com 17 exposições pelo Brasil. Dos 100 aos 101 anos, concebeu cerca de 30 pinturas. Até a sua morte, aos 101 anos, seguiu trabalhando.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – ARTES VISUAIS
“Tomie Ohtake: seis décadas de pintura”
Período de visitação: até 25 de fevereiro de 2023, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca
Informações úteis
institutoling.org.br