digite os termos de busca e aperte ENTER

Exportação de móveis gaúchos inicia 2022 com alta

Indústria moveleira – foto Jeferson Soldi

Exportação de móveis gaúchos inicia 2022 com alta

Após o setor moveleiro gaúcho encerrar 2021 com recorde de faturamento nas exportações – foram quase 293 milhões de dólares – o mercado iniciou 2022 com um misto de otimismo e pé no chão. Mas os números apurados pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) mostram que vender para fora do Brasil continua sendo uma boa opção. Juntas, as 193 empresas moveleiras do RS aptas a exportar movimentaram 65,4 milhões de dólares no primeiro trimestre deste ano (aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2021). A proporção está acima da média nacional, que foi de 11,8%.

 O diretor Internacional da Movergs, Marcelo Haefliger, frisa que, considerando o ótimo desempenho do ano passado, esse primeiro balanço de 2022 é uma boa motivação para as indústrias explorarem o mercado externo. “As vendas dentro do Brasil sempre vão ser importantes, mas a internacionalização se mostra uma estratégia cada vez mais inteligente para crescer e diversificar parcerias”, comenta.

 

 DESTINOS 

No primeiro trimestre de 2022, os três principais compradores dos móveis gaúchos foram Estados Unidos, Peru e Chile. Já o maior crescimento entre os países do TOP 10 ficou com a Argentina (aumento de 113% na comparação com igual período do ano passado).

 Conforme análise feira pela inteligência comercial da Movergs, a tendência é que o volume de negócios continue expandindo no decorrer dos próximos meses – boa parte como resultado das feiras Fimma e Movelsul, realizadas em março, que foram o start de negociações entre expositores e visitantes vindos de 40 outros países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *