digite os termos de busca e aperte ENTER

Expo Construção Offsite chega à sua quinta edição como a mais importante feira do setor modular da América Latina

crédito de Lucas Lima – Expo Construção Offsite

Impressoras de casas em funcionamento, projeto residencial impresso em 3D, casas inteligentes, soluções para hotelaria e setor popular de moradias são alguns dos destaques do evento, que ainda contará com escola e os mais expressivos especialistas da construção modular

 

A Expo Construção Offsite chega à sua quinta edição consolidada como a mais importante feira da América Latina quando o assunto é construção modular. Mais encorpada, ocupando quase toda a extensão do Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, o evento, que acontecerá entre os dias 04 e 07 de junho, inova mais uma vez e leva para suas instalações uma das mais importantes novidades tecnológicas do setor – a impressora 3D de casas. Considerada uma das aplicações mais promissoras das tecnologias aditivas, a impressão 3D economiza tempo e dinheiro, tornando os investimentos em projetos habitacionais, por exemplo, mais atraentes. A tecnologia, que será exposta pela empresa 3DPrintek, é importada da Rússia e produz paredes em camadas, seguidas por reforço e preenchimento com concreto. O equipamento também permite uma ampla gama de tarefas, desde a impressão no local de construção até a impressão de partes componentes de edificações (pré-fabricados) ou pequenas formas arquitetônicas em condições de fábricas ou áreas cobertas

“A impressora produz um concreto leve, até 10 vezes mais que o tradicional, possibilitando a produção de blocos de variados tamanhos, densidades e formatos, explica Marcos Bueno, CEO da Expo Construção Offsite. “O concreto leve produzido pela impressora possui excelente isolamento térmico e acústico e apresenta um baixo custo de manutenção. A tecnologia, aplicada neste sistema, utiliza uma fórmula de mistura homogênea de concreto leve à base de aditivo, cimento e areia, que aumenta sua durabilidade e impermeabilidade. O processo permite reduzir em até 70% a demanda de material a ser utilizado na construção, alcançando o mínimo de desperdício na cadeia de suprimentos, além de ser um material mais eficiente e sustentável”.

 

Durante a Ecos 2024, o público acompanhará ao vivo a impressão de módulos (paredes), balcões, vasos, assentos e diversas outras estruturas em concreto

 

A Expo Construção Offsite também terá uma casa toda construída por meio da impressora 3D para visitação. Com 57m², a casa desenvolvida pela Cosmos 3D conta com uma sala, cozinha, banheiro e pode ter dois quartos, ou um quarto e um escritório. Para o modelo que será exposto, foram necessários oito dias para a conclusão da casa, sendo quatro dias para o processo de impressão, dois para a montagem e outros dois para acabamentos e decorações. Por ser controlada por um software moderno e um robô, a impressora utilizada pela Cosmos 3D chama a atenção pelo grau de precisão, reduzindo o desperdício a quase zero. A tecnologia permite a construção de casas de aproximadamente 50m² em 20 horas. O potencial de produção, quando aplicado em larga escala, é de 10 casas por mês, totalizando 120 casas por ano, com uma mão de obra de dois a três funcionários trabalhando em um turno padrão (8h/dia)

A apresentação das impressoras 3D na ECOS 2024 sinaliza para o setor uma solução para a escassez de mão de obra na construção civil, além de confirmar a superioridade da tecnologia, que permite produzir centenas de casas e habitações populares em um prazo muito exíguo e com um custo menor, oferecendo também redução de tempo, liberdade geométrica e boa qualidade. Outro projeto que estará em exposição na ECOS 2024 é a Cabana Container, apresentada pela empresa Compass e assinada pelo arquiteto Breno Lima. Ideal para o setor de hotelaria, o projeto utiliza um container marítimo, possui isolamento térmico e acústico, fachadas com janelas amplas e espaços abertos que favorecem a luz natural.

Como nas edições anteriores, a Escola Expo Offsite irá oferecer treinamentos inovadores e práticos para a construção de projetos modulares. Com a crescente demanda por soluções habitacionais rápidas, sustentáveis e acessíveis, a escola tem como objetivo capacitar profissionais para atender a essa necessidade em constante crescimento. Os cursos são ministrados por profissionais experientes do setor e engenheiros renomados. Durante os quatro dias de evento, os participantes aprenderão sobre produção e montagem de painéis de light steel e wood framing, e acompanharão a montagem de espaços de coworking, gamer e maker. O treinamento da Escola Expo Offsite é inédito, acontece apenas durante a ECOS, e visa capacitar a próxima geração de profissionais do setor modular. Podem participar do treinamento profissionais da indústria modular, estudantes do setor de construção civil, empreendedores e entusiastas da construção offsite.

A edição deste ano do evento também marca o retorno do FOCOS – Fórum da Construção Offsite, um expressivo seminário com especialistas representativos do setor da construção Offsite do Brasil. O encontro contará com 20 palestrantes que, juntos, entregarão para o público conteúdos e novidades sobre o cenário da construção modular no país. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as últimas tendências do setor e de como a tecnologia está sendo aplicada para atender às demandas crescentes por habitação acessível e sustentável. Entre os principais temas deste ano estão: a crise habitacional, eficiência energética na construção civil, o uso dos painéis Lightwall, a implantação da filosofia Lean Enterprise, a impressão 3D na construção modular, entre outros assuntos.

 A Expo Construção Offsite 2024 promete impactar mais de 12 mil pessoas que passarão pelo Sambódromo do Anhembi. Serão 4 dias de muito aprendizado, networking e apresentação das novidades, produtos e serviços de mais de 120 marcas que estarão na feira. A expectativa é que o volume de negócios gerado durante e após o evento seja em torno de R$ 600 milhões.

“Eu vejo a construção modular como um setor em evolução que, sem dúvida, representa o futuro da construção civil”, afirma Bueno. “Até 2019, a construção modular era desconhecida do consumidor brasileiro. Hoje, o crescente número de indivíduos e empresas que estão tomando conhecimento dessa forma de construção e a vendo como a opção mais rentável para construir ou expandir seus negócios é evidente. Estamos buscando formas mais sustentáveis e com melhor custo-benefício para tornar mais acessível a possibilidade de se ter uma casa própria, expandir os negócios e proporcionar mais moradias para a crescente população”, finaliza o gestor.

Confira a programação em www.expocontrucaooffsite.com.br

 

 

I