digite os termos de busca e aperte ENTER

Cuidado com saúde mental e sustentabilidade é aposta do mercado de interiores para 2023

Divulgação

Tendências foram apresentadas na principal feira do segmento da América Latina, a ABCasa Fair

A preocupação com a saúde mental e o bem-estar dentro de casa se tornou constante entre os consumidores depois da pandemia. Essa foi a constatação feita pela WGSN, líder mundial em previsão de tendências. A empresa, em parceria com a ABCasa, associação responsável pela ABCasa Fair, levantou as principais tendências de 2023 para diferentes segmentos do mercado de interiores.

 

Elas foram apresentadas no evento que começou nesta terça-feira e vai até sábado, 11, no Expo Center Norte, em São Paulo. Das seis principais destacadas pelo estudo, quatro apostam no cuidado com a saúde mental e bem-estar dos consumidores. Entre as cores, por exemplo, está o Digital Lavender, que vem com a proposta de trazer esperança para o futuro. Os tons arroxeados e azulados ajudam a trabalhar o otimismo e devem atrair pessoas que gostam de investir no autocuidado. 

 

No setor têxtil, a indústria deve assumir cada vez mais uma perspectiva holística, de acordo com a WGSN. A ideia será priorizar opções que auxiliem não apenas o bem-estar físico, como também o mental. Da mesma forma deve acontecer com a iluminação, que traz como destaque o efeito ombré. O uso dessa novidade estará em alta entre as pessoas que buscam elevar o ânimo através da iluminação com as diferentes emoções que as cores podem provocar.

 

Já no ramo de papelaria, o destaque estará nos materiais de organização, já que muita gente seguirá trabalhando de casa, sem ter necessariamente um espaço exclusivo dedicado às atividades corporativas. Ainda no segmento, com a ansiedade cada vez mais presente na vida das pessoas, será possível notar um movimento na busca por produtos que auxiliem a proporcionar momentos e mensagens de otimismo, como pílulas motivacionais para ao longo do dia. 

 

O consumidor consciente que investe na saúde mental e bem-estar também se preocupa com a sustentabilidade. Por isso, inovações em torno do ciclo de vida de materiais reutilizáveis e recicláveis ganharão importância com aqueles que buscam economizar custos e reduzir desperdício. No setor de Cama, Mesa e Banho, os tons inspirados na natureza serão uma forte tendência para 2023, principalmente as opções em algodão e linho.


Para acessar a amostra completa do relatório “Tendências Interiores 2023”, produzido pela WGSN e disponibilizado em parceria com a ABCasa, acesse: https://flowcode.com/p/Z1mSfqksL.