Este ano a CASACOR está repleta de novidades. Entre elas destaca-se o Conexão Minimal, ambiente corporativo aberto ao público e assinado pelo escritório LP+A em parceria com a Minimal Design. O espaço, além de 100% funcional durante todo o período de mostra, vai abrigar uma série de talks com temas relevantes ao setor, sempre às quartas-feiras, às 17h, com curadoria do jornalista Fernando Mungioli, da Revista Projeto.
No evento de abertura, o tema escolhido foi “O espaço corporativo como local de conforto e acolhimento”, trazendo como convidados Pierina Piemonte, da LP+A Arquitetura; Eduardo Senra, da Sempre Engenharia; e Vitor Candal, da Minimal Design, responsáveis pelo projeto nesta edição da mostra.
Numa conversa descontraída, os três compartilharam suas experiências sobre os desafios da arquitetura corporativa, principalmente no pós-pandemia, que cada vez mais pede um olhar atento para a mistura de ambientes colaborativos e individuais em busca de uma maior produtividade dos funcionários. “As pessoas querem se sentir em home mesmo estando em office”, como bem pontuou Senra.
Ainda nesta temática, Candal destacou que hoje todos os espaços num projeto corporativo viram um posto de trabalho, então é preciso garantir a melhor ergonomia em cada um deles e por isso o design voltado para esse segmento é tão importante. Curiosamente, ele contou que em todos os estudos sobre o que os funcionários mais se preocupam no ambiente de trabalho, sempre ficam se revezando no top 3, iluminação, temperatura e acústica.
Especialista em arquitetura corporativa, Pierina garante que não existe uma receita a ser seguida para esse público, cada projeto se torna único para conseguir unir as necessidades dos funcionários e seus departamentos com a cultura da empresa. Apesar de ser, em sua essência, diferente do residencial por ser um projeto que lida com uma população muito maior, o corporativo vem ganhando ares de “casa”, principalmente em espaços colaborativas, permitindo até uma diversidade de materiais em busca de um ambiente de acolhimento e aconchego. “Apesar de estarmos caminhando para uma vida com muita tecnologia e diversas iniciativas de IA, a conexão das pessoas ainda é o que vai permanecer no ambiente corporativo e esse espaço continuará sendo o subsídio para essas relações acontecerem”, finaliza Pierina.
Confira a agenda dos próximos 8 talks que acontecem no espaço e programe sua visita:
05/06 – Arquitetura e arte como ativismo e preservação ancestral
Convidados Maurício Brandão e Rodrigo Araújo, BIJARI, e Ana Dietzsh, Casa Floresta
12/06 – O escritório fora da caixa: ideias disruptivas para ambientes corporativos
Convidados Lula Gouveia, Superlimão, e Rodrigo Marcondes Ferraz, FGMF
19/06 – Espaços criados, tendências geradas
Convidada Gisele Taranto, Gisele Taranto Arquitetura
26/06 – Da concepção à execução: melhores práticas para projetos corporativos
Convidados Antonio Mantovani, Pitá, e Sylvia Fernandes, Trio Arquitetura
03/07 – Tendências e soluções aplicadas à Arquitetura Corporativa
Convidados Sergio Athié, João Guerrero e Bruna Murolo, Athié Wohnrath
10/07 17h – A Forma do Design: arte, produtos e interiores
Convidadas Carol Gay e Stephanie Ribeiro
17/07 – Legado 2024/2025: o que vimos na CASACOR
Convidados Livia Pedreira, curadora da Casacor, Adriano Stancati e Eduardo Martinhao
24/07 – Arquitetura do bem-estar: neuroarquitetura nos ambientes hospitalares
Convidados Lara Kaiser, Perkins&Will, e Ana Paula Naffah Perez, C+A Arquitetura
Sobre a Minimal
Comemorando 30 anos de mercado, a Minimal Design representa uma revolução nos mobiliários para escritórios, unindo design, tendência, inovação e qualidade para a concepção e produção de todos os seus produtos. Entre eles, cabines, móveis colaborativos e estações de trabalho, sendo o primeiro o carro-chefe da marca, que tem como objetivo desconstruir a ideia pré-concebida do espaço de trabalho. Com três lojas em funcionamento – Showroom na Vila Madalena, Shopping D&D e Santos – a marca fornece seus produtos para o Brasil todo, sendo referência em móveis corporativos, com 100% de autonomia na fabricação de madeira, aço e tecido.