digite os termos de busca e aperte ENTER

Com alta de 136% nas vendas em Porto Alegre, studios são aposta de incorporadora gaúcha

Living Quarto 1Dormitório YZY -_Rio Novo -Divulgação

 

Rio Novo Incorporações viu oportunidade na mudança de comportamento em consumidor que prefere espaços privativos menores, mas amplas áreas compartilhadas

 

A venda de studios em prédios residenciais de Porto Alegre cresceu 136% nos últimos doze meses, entre março de 2022 e fevereiro de 2023, totalizando 1.724 negociações. De 18,62% no período anterior, a categoria somou 34,8% das vendas totais de apartamentos, reforçando uma tendência de mercado que veio para ficar. O dado foi apurado pela empresa Rio Novo Incorporações, com base nas pesquisas mensais do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado, o Sinduscon-RS. A construtora tem mais de duas décadas de mercado e, atenta à tendência, estreia nesse nicho de moradia com seu novo produto, o YZY Full Life, que já está em obras próximo à Pucrs, com um decorado recém inaugurado. 

 

Na análise do diretor comercial da Rio Novo, o economista Marcos Moraes, o aumento na procura pelos studios em Porto Alegre vai ao encontro da mudança de comportamento dos consumidores. “É uma tendência que nós observamos já há algum tempo. De um lado, boa parte das pessoas têm optado por ficar solteira por mais tempo, outras tantas decidem por não ter filhos, o que são realidades bem diferentes de anos atrás e que ajudam a alavancar a venda de apartamentos menores”, analisa. “Há também, mais especialmente, um movimento da nova geração de jovens de buscar compartilhar e viver experiências, com menor apego do que gerações anteriores. Isso gera demanda no mercado por espaços mais compactos, práticos e econômicos, como é o caso dos studios.”

 

A aposta da construtora nesse ramo não abre mão da alta qualidade dos produtos presentes no DNA dos nove empreendimentos já entregues pela Rio Novo em Porto Alegre, além de dois em Curitiba. Os 234 studios do YZY Full Life têm os espaços integrados –  característica desse tipo de moradia – mas têm área maior do que a média da Capital Gaúcha. Possuem entre 44 e 45 metros quadrados e são equipados com churrasqueira, além de vaga de estacionamento escriturada. No local do empreendimento, o apartamento decorado já dá a possibilidade de os visitantes sentirem como será morar no local.

Imagem da fachada- lado direito YZY Full Life -Divulgação

Também haverá, no prédio, alguns apartamentos com dormitório separado: 52 de 49 metros quadrados e 26 de 58 metros quadrados. Com vendas em andamento e previsão de entrega em dezembro de 2025, o empreendimento tem Valor Geral de Vendas (VGV) projetado em R$ 180 milhões. A expectativa é de que 70% dos imóveis sejam ocupados por moradores e 30% por investidores, mirando, inclusive, no público de estudantes que pode usufruir da localização.

 

“O YZY Full Life não é apenas sobre os espaços privativos mais compactos, mas também sobre a tendência da economia compartilhada, que está em alta no mundo todo, em várias áreas, inclusive no mercado de condomínios”, acrescenta Moraes. “O empreendimento terá amplos espaços comuns aos moradores – cerca de 12 mil metros quadrados de área de lazer – onde o consumo colaborativo de bens e serviços, com menos custo e impacto ambiental, poderá ser praticado no coworking, na ampla academia ou na lavanderia, dentre outros locais do condomínio”, explica. O prédio contará, ainda, com mini-mercado, pet place, piscina com raia de 25 metros, bicicletários, rooftop, sala de jogos, pomar, salões de festas e carregadores para carros elétricos em todos os andares de vagas. “A ideia é que tudo o que esse público-alvo ligado à praticidade e às interações precise, ele tenha próximo a ele”, finaliza o diretor comercial. 

 

O número: A venda de studios em prédios residenciais cresceu 136% nos últimos doze meses em Porto Alegre. De março de 2022 a fevereiro de 2023, 1.724 unidades da categoria foram comercializadas na Capital. No período anterior, entre março de 2021 e fevereiro de 2022, foram 730. O recorte mostra que, após representar 18,62% do total de apartamentos residenciais em edifícios verticais vendidos na cidade, os studios passaram a somar 34,8% das vendas.