digite os termos de busca e aperte ENTER

CASACOR Rio inaugurou sua 30ª edição

Casarão Brando Barbosa, Crédito: André Nazareth/ CASACOR

Pela primeira vez, a mostra é híbrida: presencial e digital, oferecendo novas possibilidades aos amantes da arquitetura, design e paisagismo até 25 de abril.

Os tempos mudaram. E todas as atenções se voltaram para as nossas casas que, mais do que nunca, se transformaram em nosso universo e refúgio. A pandemia despertou muitas necessidades acelerando movimentos que prometem provocar mudanças até nos lançamentos imobiliários que estão por vir.

Neste contexto, a CASACOR Rio traz muitas destas novas tendências do morar numa mostra diferente de tudo que já se viu. Híbrida, conta com uma versão presencial, com foco na experiência de visita à casa, e uma versão digital, que privilegia novos formatos – em um guia digital com vídeos interativos e tours 3D.

O local

O imóvel desta edição é um palacete icônico no Jardim Botânico, rodeado por 12 mil m² de Mata Atlântica e, por causa da importância histórica da propriedade, os profissionais tiveram a missão de fazer interferências modernas sem prejudicar a arquitetura do local. “Por ser tombada pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), houve um trabalho em conjunto para que determinados aspectos fossem preservados. Mas em vez de cobrir, pedimos que os arquitetos deixassem à vista tudo que fosse importante, sem ofuscar o original da casa”, conta Patrícia Mayer, sócia-diretora da mostra ao lado de Patrícia Quentel.

Assim, épocas e estilos diferentes se misturam pela casa. Desde lustres luxuosos em ambientes cheios de cor, pisos de mármore cobertos em parte por tapetes até paredes de azulejos portugueses que dividem espaços com móveis de design atual. “O Rio é uma cidade onde na praia todo mundo se encontra e se mistura. Então o jeito de morar carioca não é nem totalmente sofisticado ou despojado. Tem algo mais clássico, mas tem, também, a descontração”, explica Mayer.

Ambientes com múltiplas funções foram redescobertos nos últimos meses: salas e quartos também viraram escritórios, academias ou salas de TV. E, na CASACOR Rio, não poderia ser diferente: a Sala Íntimado Hóspede (Tatiana Lopes e Tatiana Mendes) é também saleta de estar, home office e home-fitness. O Home Office & Games (Caco Borges e Carolina Haubrich) abriga os recursos tecnológicos para o trabalho e o entretenimento. O Refúgio (Adriana Esteves) tem bar, cozinha, estar.

Em tempos de pandemia, os cada vez mais valorizados espaços externos ganharam destaque na mostra. Não só pelo local estar cercado pela Mata Atlântica, mas pela importância do contato com a natureza durante o isolamento social. A Varanda do Casal (Anna Luiza Rothier), é um bom exemplo. O espaço conta com três propostas: gourmet, home office ou spa. “Esse living virou uma extensão da sala íntima do casal, perfeito para aproveitar as noites quentes do Rio do lado de fora”, resume Anna.

Trazendo os dois conceitos: aproximação da natureza e espaços efêmeros, o Jardim Secreto (Diego Raposo e Manuela Simas) traz cúpulas com refúgios individuais. “A gente se inspirou num projeto da Noruega (Hotel Kakslauttanen) no qual os quartos são bolhas de vidro feitas para assistir à aurora boreal”, explica Diego. Idealizadas para ser um “camping glamouroso”, as camas são feitas de saco de dormir e sua construção é sustentável, sem causar nenhuma intervenção em seu entorno.

Para visitar os ambientes externos da mostra não há necessidade de agendamento prévio, diferentemente dos internos que, seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), devem ter visitas presenciais limitadas.

Serviço:
De 2 de março a 25 de abril de 2021

Rua Lopes Quintas, 497. Jardim Botânico, RJ

Horário: de terça a sábado, das 12h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 20h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *