
Musicarium_Cidade das Águas crédito divulgação
Acústica do projeto é assinada por empresa responsável pela Philharmonie de Paris e Elbphilharmonie em Hamburgo
Joinville, em Santa Catarina, se prepara para ganhar um novo marco cultural e urbanístico. O Cidade das Águas, primeiro bairro planejado do país a abrigar uma academia de música e um concert hall, será o local da futura sede do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, associação sem fins lucrativos dedicada à formação de jovens talentos para orquestras de alta performance. O empreendimento será erguido em um terreno de 4.870 m² doado pelo Cidade das Águas, em área nobre do bairro.
O complexo terá conclusão prevista para 2030 e inclui um concert hall com 859 lugares e uma academia de música com capacidade para 500 alunos vindos do Brasil e do exterior, representando uma expansão significativa em relação aos 180 bolsistas atendidos atualmente. O espaço contará com mais de 50 salas de estudo e ensaio, além de estúdio de gravação e streaming, áreas de convivência, biblioteca, lutheria e manutenção de instrumentos. No térreo, haverá ainda um boulevard de lojas, livraria, café e showroom.
Outro diferencial será o “cine concerto”, sistema de projeção em fachada com imagem e áudio de alta definição, que permitirá transmitir apresentações para até duas mil pessoas em área externa, ampliando a acessibilidade e integração cultural. O concert hall será a futura casa da Orquestra Filarmônica Musicarium.
A acústica será assinada pela Nagata Acoustics, referência mundial responsável por algumas das principais salas de concerto do planeta, como a Philharmonie de Paris e a Elbphilharmonie de Hamburgo. Já a cenotecnia ficará a cargo da Theatre DNA, de Los Angeles, garantindo infraestrutura para orquestras, corais, dança, música popular, palestras e eventos corporativos.
O projeto prevê ainda palco modular automatizado, camarins, lounge para músicos e rooftop ajardinado com vista para o bairro. Outro destaque técnico é o pé-direito de sete metros e o desenho acústico das salas, com paredes não paralelas e materiais que reduzem reflexões e melhoram a resposta sonora. Para Sergio Ogawa, diretor-presidente e maestro do Musicarium, o empreendimento é um legado: “Estamos falando de novas e importantes oportunidades para crianças, jovens e adultos experimentarem a formação musical e a vivência cultural por meio da música erudita. Estar em um local que inspira viver e se conectar, alinhado a propósito e sustentabilidade, traz ainda mais força para o Musicarium.”
Ernesto Heinzelmann, presidente do Conselho de Administração do Musicarium, reforça a dimensão do projeto: “A Cidade das Águas, por meio da união da qualidade de vida com a cultura musical de excelência, materializa um privilégio inédito no país. Estamos construindo um ecossistema transformador que será um ponto de atração, unindo o melhor do urbanismo moderno a um polo cultural sem paralelo no Brasil, que impactará gerações.”
Danilo Conti, diretor da Cidade das Águas, destaca o impacto urbano: “A Cidade das Águas nasce com o desejo de ser muito mais que um lugar para viver: é um refúgio de bem-estar, encontros e conexões entre pessoas. A chegada do Musicarium torna essa essência ainda mais intensa, transformando o espaço em um coração pulsante de cultura que toca moradores e visitantes”.
Com o projeto, Joinville se credencia a integrar o circuito internacional de concertos, recebendo orquestras da Europa, Ásia e Estados Unidos, além de grandes produções culturais brasileiras. “É um presente de valor imensurável para o Brasil, onde arte e urbanismo caminham juntos para inspirar, emocionar e transformar vidas”, finaliza Conti.
Sobre a Cidade das Águas
A Cidade das Águas é o primeiro bairro planejado de Joinville (SC), desenvolvido pelo Grupo CRH e pela Hurbana. O empreendimento foi concebido para integrar natureza, cultura e urbanismo moderno, inspirado nos princípios do Novo Urbanismo e da cidade de 15 minutos. O projeto valoriza a preservação da Mata Atlântica, a criação de parques lineares e a oferta de espaços públicos seguros e atrativos. Com infraestrutura completa para morar, trabalhar e estudar, o bairro reúne áreas residenciais, corporativas e comerciais, além de escolas e espaços de lazer, consolidando-se como um novo polo de qualidade de vida e inovação urbana na região.
material fonte da assessoria de imprensa: Atré Comunicação