digite os termos de busca e aperte ENTER

Auditório Araújo Vianna apresenta Xande de Pilares

Xande de Pilares c Washington Possato

 

Xande de Pilares, um dos principais expoentes do samba e do pagode, vai estar em Porto Alegre para fazer o lançamento do DVD “Esse Menino Sou Eu”. A apresentação, que também celebra os 30 anos de carreira do cantor e compositor carioca, ocorrerá no Auditório Araújo Vianna, no dia 3 de novembro.
 
Gravado no Morro da Urca, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, “Esse Menino Sou Eu” chegou às lojas em julho, reunindo todos os hits que ajudaram a consolidar a trajetória do artista, dos tempos do grupo Revelação até hoje, na sua empreitada solo. “Tá Escrito”, “Gratidão”, “Velocidade da Luz”, “Samba Bombom”, “Clareou”, “Só Depois” e “Dona dos Meus Sonhos” certamente estarão no repertório.

 

XANDE DE PILARES
 
No palco, Xande vai contar com a companhia da sua banda completa, formada por 12 músicos. “Esse Menino Sou Eu”, que está disponível nas plataformas de streaming dividido em três blocos repletos de participações especiais, contabiliza mais de 50 músicas.

Ele leva Pilares no nome, mas foi no Morro da Chacrinha, na zona norte do Rio de Janeiro, que a sua trajetória musical começou. “Lá em casa tinha um quintal enorme e todo mundo fazia festa. Um tio tocava violão, outro cavaquinho e bandolim. Meu avô, acordeão. Minha avó e minha mãe cantavam”, lembra o cantor e compositor.
 
As influências musicais foram chegando, sempre embrulhadas para presente. No Natal, Xande costumava ganhar sempre dois LPs: um do Roberto Carlos e um de samba: Martinho da Vila, Elza Soares, Benito di Paula e Cartola, entre outros. Nos anos 80, começou a frequentar os pagodes do Rio de Janeiro. Aos 16 anos, passou também a tocar. “Um dia, fui num lugar e o pessoal estava cantando um samba”, conta.
 
A canção era “Velocidade da Luz” e logo entrou no seu repertório. Ele tocava em barzinhos no intervalo dos estudos e do trabalho como metalúrgico. Ainda participou do programa de auditório da extinta Rádio Tropical e formou o grupo Revelação, em 1992. Ao todo, foram nove álbuns com a banda e quatro DVD’s. Os sucessos foram muitos: “Tá Escrito”, “Mulher Traída”, “Coração Radiante” e “Deixa Acontecer”.
 
Em 2014, Xande compôs o seu primeiro samba-enredo no Salgueiro, a sua escola de coração. “Gaia, a Vida em Nossas Mãos” foi nota dez e conquistou os prêmios Estandarte de Ouro e Tamborim de Ouro. De lá cara cá, ele seguiu se reinventando e experimentando. Depois de participar do programa “Esquenta” e do filme “Made in China” (2014), o cantor iniciou uma carreira solo muito bem-sucedida.

Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685)
Quando: 3 de novembro, sexta-feira, a partir das 21h30
Abertura da casa: 20h
Classificação: Livre
Realização: Troop Eventos, Maia Entretenimento e Opinião Produtora
 
Ingressos: Online: www.sympla.com.br/araujovianna
 
Informações:
www.araujoviannaoficial.com.br
www.facebook.com/araujoviannaoficial
www.instagram.com/araujoviannaoficial
www.twitter.com/araujovianna_
(51) 3211-2838