
Obra Coragem. Crédito divulgação.
Projeto do ICI chega à nova edição com participação de artistas e, em 2026, passa do formato de leilão para venda direta das obras
Já pensou se uma criança pudesse transformar em desenho aquilo que a faz sorrir? Essa foi a pergunta que deu início a uma nova edição do Arte de Coragem – O que te faz sorrir?, projeto do Instituto do Câncer Infantil (ICI) que transforma a imaginação de crianças e adolescentes em obras de arte, com a participação de artistas convidados. Em 2026, a iniciativa chega com uma novidade: depois de sete anos realizada no formato de leilão, a exposição passa a ter venda direta das obras, com valor mínimo de aquisição, aproximando a arte do público e ampliando as possibilidades de contribuição para a causa.
Os desenhos foram produzidos no mês de maio, em uma oficina realizada na Occa Moderna, em Porto Alegre, reunindo crianças do ICI e os artistas Renata Timm e Ricardo Pirecco, que acompanharam os participantes na criação dos desenhos a partir da pergunta “O que te faz sorrir?”. As produções foram reinterpretadas por 29 artistas, que utilizaram diferentes técnicas, como pintura, escultura, colagem e fotografia.
Para Ângela Burgel, arquiteta e sócia da Occa Moderna, receber o projeto foi uma oportunidade de transformar ideias em uma ação concreta. “Esse convite foi um prato cheio para colocarmos em prática essas ideias que foram surgindo desde a nossa primeira reunião. Foi muito rico e já começamos a pensar em como poderíamos dar força para esse projeto”, conta.
Ângela convidou a artista Renata Timm e o ilustrador Ricardo Pirecco, para integrarem a iniciativa. “São pessoas muito criativas e achei que, dando as mãos para mais pessoas, conseguiríamos dar muita força para impulsionar esse projeto. Esse ano vai ser incrível”, afirma.
A oficina também nasceu de experiências anteriores realizadas no espaço. “Outras oficinas que já fizemos aqui, de pintura, serviram como uma sementinha para as crianças virem hoje desenhar. Vão nascer grandes obras e grandes incentivos para que tudo isso seja muito frutífero para todos nós”, destaca Ângela.
Da imaginação das crianças para a arte
O projeto envolve crianças e adolescentes do ICI, aproximadamente entre 3 e 15 anos. Cada participante recebeu uma folha A4 para criar livremente a partir da pergunta “O que te faz sorrir?”. Depois, os desenhos foram entregues aos artistas colaboradores, que realizaram uma releitura utilizando sua própria linguagem artística.
Para o Dr. Algemir Brunetto, diretor-executivo e fundador do Instituto do Câncer Infantil, o projeto cria uma conexão entre criatividade, convivência e solidariedade. “A Occa Moderna abriu as portas para esse evento lindo com as crianças do Instituto do Câncer Infantil. Elas estão aprendendo com dois artistas incríveis a transformar aquilo que vem da imaginação. A pergunta é: o que faria você feliz? As crianças fazem aquilo que representaria essa felicidade e, com o auxílio desses artistas, transformam isso em um quadro”, explica.
O resultado desse processo ganha um novo propósito: contribuir para ampliação da sede do ICI, que está em andamento.
“É um elo de mãos que se ajudam para produzir essas obras, com o talento dessas pessoas especiais, o Pirecco e a Renata, e também esse espaço de convívio agradável para as crianças confraternizarem e terem contato com esse talento. Essas obras vão ajudar o Instituto do Câncer Infantil a concluir a ampliação da sede”, afirma o Dr Algemir.
Arte de Coragem ganha novo formato
Desde sua primeira edição, em 2019, o Arte de Coragem utilizava o leilão como formato de comercialização das obras. Em 2026, o projeto passa por uma mudança para tornar a aquisição mais acessível: as obras estarão disponíveis para venda direta, a partir de um valor mínimo definido para cada peça.
A iniciativa é realizada em parceria com Occa Moderna, Hola Craft e Pirecco Artista e Ilustrador, reunindo profissionais de diferentes áreas em torno de uma mesma proposta: transformar a criatividade das crianças em arte e, ao mesmo tempo, gerar recursos para uma causa.
Exposição segue até o dia 30
As obras permanecerão expostas no espaço até 30 de outubro na Occa Moderna (Rua Casemiro de Abreu, 1495, bairro Bela Vista) e poderão ser adquiridas diretamente pelo público. A renda obtida com a comercialização será destinada ao Instituto do Câncer Infantil.
SERVIÇO
Arte de Coragem 2026
Exposição: de 17 a 30 de outubro
Local: Occa Moderna
Endereço: Rua Casemiro de Abreu, 1495 – Bela Vista, Porto Alegre/RS
Realização/parcerias: Instituto do Câncer Infantil, Occa Moderna, Hola Craft e Pirecco Artista e Ilustrador
As obras disponíveis, bem como os artistas participantes, estão no site do projeto: https://coragem.ici.ong/