
Kongjian Yu, arquiteto chinês — Foto: Kongjian Yu / Turenscape / Agência Fapesp
Um acidente aéreo ocorrido na noite de terça-feira (23) deixou quatro mortos na zona rural de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Entre as vítimas está o arquiteto chinês Kongjian Yu, referência mundial em urbanismo sustentável e criador do conceito das cidades-esponja.
A aeronave de pequeno porte caiu em uma área da Fazenda Barra Mansa, conhecida por ter sido cenário da novela Pantanal, da TV Globo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião pegou fogo após a queda. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pela Polícia Civil.
Além de Kongjian Yu, morreram o piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr..
Quem foi Kongjian Yu
Professor da Universidade de Pequim, diretor do escritório Turenscape — um dos maiores do mundo em arquitetura paisagística — e consultor do governo chinês, Kongjian Yu se destacou por projetar soluções inovadoras para enfrentar enchentes em áreas urbanas.
Sua proposta das cidades-esponja, incorporada ao plano nacional da China em 2013, prevê a criação de parques, praças e estruturas capazes de absorver e reutilizar grandes volumes de água da chuva, reduzindo riscos de alagamentos. O conceito já foi aplicado em mais de 70 municípios chineses e inspirou projetos em outros países.
Formado na Universidade Florestal de Pequim e doutor pela Universidade de Harvard, Yu acumulou prêmios internacionais, como o IFLA Sir Geoffrey Jellicoe Award (2020), o Cooper Hewitt National Design Award (2023) e o RAIC International Prize (2025). Também publicou mais de 20 livros, 300 artigos científicos e era editor-chefe da revista Landscape Architecture Frontiers.
Ele estava no Brasil para participar da Bienal de Arquitetura e tinha programada uma visita ao Pantanal sul-mato-grossense.
Outras vítimas
O cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz era especialista em documentários e dirigiu obras como Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, indicada ao Emmy Internacional, além da série To Win or To Win. Já Rubens Crispim Jr., diretor de fotografia, integrava a mesma equipe de produção.
O acidente ocorreu a cerca de 140 quilômetros de Campo Grande. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado foram mobilizadas para atender a ocorrência.
*texto reprodução das informações GZH/O GLOBO