digite os termos de busca e aperte ENTER

Ambiente “Olhares” da CASACOR RS destaca a sustentabilidade e a economia circular na arquitetura

TRINO_ARQUITETURA – Olhares – Crédito Cristiano Bauce

 

A arquiteta Lisiara Camargo Simon, precursora da Biofilia no Sul do Brasil, assina a loja de óculos “Olhares”, que proporciona uma experiência imersiva e propõe uma reflexão sobre os processos de fabricação e descarte de produtos

 

Reconhecida nacionalmente pela inovação ao integrar a economia circular à arquitetura sustentável, Lisiara Camargo Simon, à frente da Trino Arquitetura, se destaca por práticas que reduzem o desperdício, prolongam o ciclo de vida dos materiais e incentivam a reutilização criativa, sempre com foco no bem-estar humano e na reconexão com a natureza.

 

Na CASACOR RS, que acontece de 14 de maio a 13 de julho, ela apresenta o ambiente “Olhares”, uma loja-conceito da GUS EYEWEAR, que propõe uma analogia com o próprio produto: os óculos que transcendem sua função de proteger ou restaurar a visão. O espaço convida a uma imersão arquitetônica que inspira o olhar interior, refletindo sobre sonhos, sentimentos e incertezas em relação ao futuro.

 

Funcionando também como loja de vendas, o ambiente utiliza bancadas em madeira e acrílico reciclado, além de expositores confeccionados com PLA (ácido polilático), um plástico biodegradável derivado de fontes renováveis como milho e cana-de-açúcar. Os jardins internos, com floreiras orgânicas, recebem iluminação especial de espectro ideal para favorecer o desenvolvimento saudável das plantas, reforçando a conexão com a natureza.

 

As escrivaninhas e cadeiras foram produzidas com madeira de Uva-do-Japão, uma espécie exótica invasora. A retirada desse material do ambiente natural contribui para a recuperação da flora nativa e preservação da fauna regional.

 

A experiência imersiva  culmina no Cubo Vermelho, instalado no espaço, que proporciona uma vivência sensorial do uso dos óculos. Ao adentrar o cubo, o visitante é envolvido pelo Círculo Circadiano, que simula as variações da luz natural ao longo do dia, promovendo sintonia entre a iluminação e o corpo — uma experiência única e memorável.

 

“A ideia foi criar um espaço que provocasse uma reflexão sobre um futuro positivo. No presente, estamos semeando o que queremos para as próximas gerações e para a sustentabilidade do planeta e das espécies. A proposta é oferecer um sonho que abraça quem passa pelo ambiente, tornando a visita uma experiência de autoconhecimento e conexão emocional. A arquitetura, para mim, vai além das formas e objetos: ela precisa emocionar, interagir com nossas emoções e nos transportar a mundos esquecidos ou ainda desconhecidos”, comenta Lisiara Camargo Simon.

Lisiara Simon, crédito de Vini Dalla Rosa

 

Quase todos os materiais utilizados foram escolhidos por seu alinhamento aos princípios da economia circular. Destacam-se o uso do acrílico reciclado no mobiliário, o revestimento de parede “Matéria” feitos a partir de resíduos de louças cerâmicas, e mesas confeccionadas com madeiras e pedras destinadas ao descarte. No teto, uma frase de Santos Dumont — “Não se espante com a altura do voo…” — reproduzida com resíduos de papel pós-consumo, reforça a mensagem de expansão de horizontes e superação de desafios, homenageando esse ícone inspirador da história.

 

O ambiente também conta com tecnologia de inteligência artificial: um painel de LED exibe vídeos no lounge, com imagens de mundos possíveis, biofilia e uma simbiose entre homem e máquina. Segundo Lisiara,  essa interação propõe uma reflexão sobre o futuro desejado e sobre como a inteligência artificial pode ser uma aliada na construção de um amanhã mais sustentável.

TRINO_ARQUITETURA – Olhares – Crédito Cristiano Bauce

 

Para Lisiara, a arquitetura tem um papel essencial no bem-estar humano, ao oferecer soluções que englobam materiais sustentáveis, iluminação adequada e aproveitamento inteligente dos ambientes. O desafio está em alinhar a tecnologia e suas novas possibilidades com nosso legado — unindo a ancestralidade do passado ao presente — para que o futuro seja promissor.

 

“Por gostar muito de desenhar, a CASACOR me oportuniza mostrar possibilidades do uso de materiais reciclados em novas criações  e novos usos — como a Poltrona Aurora e o Expositor Florestania, ambos em acrílico reciclado, demonstrando que o design sustentável pode ser desejável — desmistificando a ideia de que produtos sustentáveis são de baixa qualidade ou com pouco apelo estético. Começa agora o futuro que queremos construir. Um longo caminho onde a união de designers, indústria e consumidores é fundamental para que possamos, no Presente, visualizar um Futuro verdadeiramente otimista”, comenta  Lisiara.

 

O ambiente “Olhares”, na CASACOR RS, demonstra na prática como espaços inteligentes promovem bem-estar e se tornam porta-vozes das “boas novas”, ao adotar materiais sustentáveis e estabelecer um diálogo entre o mundo real e o imaginário futurista — onde arquitetos, com seus projetos, tornam-se verdadeiros Semeadores de Sonhos.

 

 

CASACOR RS 2025

De 14 de maio até 13 de julho

De terça a sexta, das 14h às 20h (visitação até às 20h30)

Sábados, domingos e feriados das 12h às 20h (visitação até 20h30)

Endereço: Av. dos Estados 747 – Bairro Anchieta – Porto Alegre/RS

Estacionamento no local (R$ 30)

Bilheteria online: https://appcasacor.com.br/events/rio-grande-do-sul-2025