Durante quatro dias, Feira Internacional da Construção proporcionou atualização sobre produtos e tendências, promoveu networking e impulsionou mais de R$ 1 bilhão em negócios
Após quatro dias de estandes e corredores lotados, a 26ª Construsul – Feira Internacional da Construção chegou ao fim nesta sexta-feira (25), reafirmando sua relevância para o setor. Com mais de 32 mil visitantes, o evento proporcionou networking, conhecimento e atualização para profissionais de toda a indústria da construção civil. Ao todo, mais de 300 expositores apresentaram lançamentos e tendências em uma área de 20 mil m², movimentando a economia a longo prazo na região sul do Brasil.
“Essa edição foi marcada pelo retorno de 40 empresas, o que trouxe muitas novidades em produtos e serviços. Esse ambiente rico fez com que os visitantes conhecessem milhares de novas marcas e soluções”, avalia o diretor da Sul Eventos, Ricardo Richter. Como reflexo da boa receptividade, 82% das empresas já garantiram presença na próxima edição. “Além de confirmarem vaga na 27ª Construsul, muitos expositores também estão assegurando sua participação na 3ª Construsul BC, que realizamos em Balneário Camboriú”, complementa.
Outro indicativo do sucesso da edição foi o crescimento de 7% no público, em comparação a 2024, edição marcada por adversidades causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Mesmo diante dos impactos da tragédia, o setor da construção civil se mostrou essencial para a recuperação do estado. “No ano passado, promovemos o evento fora da nossa data por causa da enchente. Então, superar a meta de público agora, também impulsionados pela reabertura do aeroporto Salgado Filho, é extremamente significativo. Isso mostra o quanto a construção civil está ativa e em movimento na nossa cidade”, pontua Richter.
O sentimento de realização também é compartilhado pelas empresas expositoras, como a IDP. Fabricante de postes em fibra de vidro, a empresa agrega sustentabilidade, durabilidade e segurança ao setor. “A Construsul nos dá visibilidade. Por ser um produto inovador, ainda enfrentamos resistência no mercado, então a feira é essencial para apresentar nossos diferenciais, captar leads, estreitar laços com clientes e fechar novas parcerias”, destaca o diretor Giovani Piccinini.
Já a estreante Metais Rainha aproveitou a feira para apresentar lançamentos e se aproximar do público gaúcho. “Nos surpreendemos com a Construsul. Ela realmente nos proporcionou uma experiência positiva com o Rio Grande do Sul, um mercado onde estamos em crescimento”, afirma o gerente comercial Rafael Castoldi. Entre os destaques da marca, torneiras com comando por voz e design sofisticado chamaram atenção. “A Construsul tem essa identidade de trazer seriedade para o negócio. Aqui, encontramos um público técnico, que conhece o produto e quer se atualizar sobre as tendências”, ressalta.
Atualização profissional e acesso ao conhecimento
A diversidade de produtos, tecnologias e inovações motivou a visita de milhares de profissionais, como o técnico em edificações Cláudio Roberto Oliveira. Morador de Pelotas/RS, ele entende que a feira é o local ideal para se atualizar sobre as mudanças no mercado. “Após cinco anos, retorno à feira como autônomo e microempresário. Vim me atualizar com as palestras e demonstrações ao vivo, entender o que está chegando ao mercado. Precisamos estar sempre nos atualizando, e aqui é o melhor lugar para isso”, afirma.
A 26ª Construsul contou com mais de 300 expositores e apresentou soluções para todas as etapas da obra, contemplando mais de 10 segmentos que vão do pré ao pós-obra. Além da área de exposição, a feira ofereceu uma programação intensa de palestras, seminários e workshops, com acesso gratuito a conteúdos técnicos e práticos. Durante os quatro dias, temas como inovação, tecnologia, métodos construtivos, varejo de materiais de construção, construção a seco, protensão, cidades resilientes, gestão das águas pluviais, parques esponja e bacias de amortecimento estiveram em debate, projetando caminhos para o futuro do setor.
Construsul já tem datas confirmadas para 2026
A 27ª Construsul – Feira Internacional da Construção será realizada de 4 a 7 de agosto de 2026, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS. Já a 3ª Construsul BC – Feira da Indústria da Construção e Acabamento ocorrerá entre os dias 26 e 29 de maio de 2026, no Expocentro BC, em Balneário Camboriú/SC. Para mais informações, acesse: www.feiraconstrusul.com.br.
Sobre a 26ª Construsul: a 26ª Construsul – Feira Internacional da Construção aconteceu de 22 a 25 de julho de 2025, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS. Promovido pela Sul Eventos Feiras Profissionais, o evento teve apoio da ABCERAM; ABCIC; ABILUMI; ABRASFE; ABTC; ABNT; ACOMAC Blumenau e Região; ACOMAC Caxias do Sul e Região-RS; ACOMAC Litoral Norte/SC; ACOMAC POA; ACOMAC Sul/SC; AGABRITAS/SINDIBRITAS; ANAPP; ANEST; ANICER; ARES; AsBEA/RS; ASBRAV; ASPEC PVC; CAU/RS; CBIC; Clube de Mão de Obra; CREA-RS; FIERGS; ICZ; ITT Performance; Mulher em Construção; SECOVI/AGADEMI RS; SENGE; SERGS; SINDICER; SINDIVIDROS-RS; SINDUSCOM VALES; SINDUSCON CRICIUMA/SC; SINDUSCON-NH; SINDUSCON Passo Fundo; SINDUSCON Pelotas/RS; SINDUSCON-RS; REDEMAC; SINDILOJAS Porto Alegre; e REDE Construir – ARESUL. Mais informações através do website www.feiraconstrusul.com.br e das redes sociais: www.instagram.com/feiraconstrusul e www.facebook.com/Construsul.