
Gê Viana – Credito Marcio Vasconcelos
De 28 de agosto a 1º de setembro, o público poderá acompanhar a criação, em tempo integral, da obra inédita. A atividade faz parte da segunda temporada do projeto Ling Apresenta, que conta com a curadoria do pesquisador nordestino Bitu Cassundé
Artista maranhense que costuma produzir colagens inspiradas em acontecimentos da vida familiar e do cotidiano, Gê Viana estará no Instituto Ling a partir da próxima segunda-feira, dia 28 de agosto, fazendo uma intervenção ao vivo em uma das paredes do centro cultural. Até sexta-feira, dia 1º de setembro, o público poderá acompanhar gratuitamente a criação, em tempo integral, da nova obra, observando as escolhas, os gestos e os movimentos da artista.
A atividade faz parte da segunda temporada do projeto Ling Apresenta, que conta com a curadoria de Bitu Cassundé, que tem convidado diferentes artistas do Nordeste para fazerem intervenções inéditas a partir de novas perspectivas sobre as suas origens, acessando memórias, a ancestralidade e a cultura popular. Após a finalização do mural, a artista comentará a experiência e o resultado em bate-papo com o público e o curador no sábado, dia 2, às 11h. A conversa poderá ser acompanhada em frente à obra. Para participar, basta fazer a inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
O mural de Gê Viana ficará exposto para visitação até o dia 4 de novembro, com entrada franca, podendo ser conferido de segunda a sábado, das 10h30 às 20h. Depois, a obra será apagada, dando espaço para receber o trabalho de outro convidado.
O projeto já recebeu neste ano dois artistas do nordeste que criaram diferentes intervenções para a parede de entrada do centro cultural. Em abril, o cearense Charles Lessa apresentou uma narrativa pictórica com lembranças de sua infância e adolescência, com elementos que remetiam à região do Cariri. Em junho, o baiano Marcos da Matta usou o espaço para retratar o cotidiano, os cenários e as dinâmicas dos trabalhadores informais do Recôncavo Baiano. Os bastidores das produções foram registrados em minidocumentários, feitos pela produtora Eroica Conteúdo, que estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).
O Ling Apresenta tem realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.
Sobre a artista
Gê Viana (Santa Luzia do Tidi, MA, 1986) é formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Vive e trabalha em São Luís (MA) e costuma criar no trânsito entre o quintal de casa e as ruas. Suas práticas de colagem digital e manual com a inserção da pintura partem de pesquisas com imagens de arquivos e a memória oral de sua família. Num confronto entre a cultura colonizadora hegemônica e seus sistemas de arte e comunicação, pensa num modo de criar com a história de seu povo Anapuru o cotidiano afro-diaspórico e indígena do território maranhense para trazer outras narrativas, inventários que trabalhem possibilidades mais felizes e dignas, pois sente que a felicidade dessas populações sempre esteve em risco. No ato de fotografar a vida, assume retratos revelados pela técnica do lambe-lambe. Os suportes, em sua maioria, são materiais específicos para cada série e são entendidos como um campo político. Entende o devolver seus trabalhos para “a rua” como um tipo de formação social, estética/pedagógica, pois se trata de uma pesquisa viva; sua intenção é que suas obras floresçam num acompanhamento de iniciação pela identidade ancestral.
Sobre o curador
Bitu Cassundé (Várzea Alegre, CE, 1974) foi curador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará de 2013 a 2020 e coordenou o Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema da Artes de 2013 a 2018. Também integrou a equipe curatorial do projeto À Nordeste, no SESC 24 de Maio, em São Paulo (2019), juntamente com Clarissa Diniz e Marcelo Campos; participou da equipe curatorial do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural de São Paulo (2008 a 2010); e dirigiu o Museu Murillo La Greca, em Recife (2009 a 2011). Em 2015, participou da 5ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça, da equipe curatorial do 19º Festival Videobrasil e do Projeto Arte Pará. Com Clarissa Diniz, formou a coleção contemporânea do Centro Cultural Banco do Nordeste, vinculado ao projeto Metrô de Superfície. Em 2022, foi curador da exposição Antonio Bandeira: Amar se Aprende Amando, na Pinacoteca do Estado do Ceará. Suas últimas pesquisas se dedicam a investigar as relações de trânsito entre as regiões norte e nordeste do Brasil, com ênfase nos ciclos econômicos, nos fluxos migratórios e nas conexões entre vida, desejo e arte. Questões relacionadas à subjetividade, confissão, intimidade e biografia também integram suas pesquisas. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado em Artes na UFPA e vive entre Crato e Belém.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – ARTE
Ling apresenta: Gê Viana, com intervenção artística inédita
De 28 de agosto a 1º de setembro, o público poderá acompanhar a criação em tempo integral, das 10h30 às 20h
Após ser finalizada, a obra ficará em exposição até o dia 4 de novembro, com visitação de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca
Conversa com a artista Gê Viana e o curador Bitu Cassundé, em frente à obra
Dia 2 de setembro, sábado, às 11h
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br